quarta-feira, 7 de junho de 2017

Membro da comunidade publica livro em homenagem ao aniversário de Matrimônio

A vocação do carmelita  descalço secular precisa ser testemunhada de acordo com o seu estado de vida. Em nossa comunidade Santa Teresa não é diferente. Além de dois casais que estão completando bodas de ouro neste ano, um casal publicou um livro de poesias para comemorar o aniversário de Matrimônio. 
O livro "Dois Corações: A Intencionalidade da Poesia", de Carlos Vargas, foi lançado neste ano pelo Grupo Editorial Beco dos Poetas e Escritores, reunindo os poemas dedicados à sua esposa, que também participa da Comunidade Santa Teresa. O prefácio do livro é de autoria do presidente da Província São José (OCDS): Luciano Dídimo.

"O relacionamento amoroso foi descrito na linguagem romântica utilizada nas Sagradas Escrituras. No Evangelho, o matrimônio é utilizado para explicar o Reino de Deus (Mateus 25, 1-13). O bem-aventurado Jan Van Ruysbroeck, na obra “O Ornamento do Casamento Espiritual”, comentou tal parábola para explicar o propósito da vida humana.

Os místicos, como Santa Teresa de Jesus, associaram o noivado e o matrimônio com as etapas da vida espiritual. São João da Cruz, no Cântico Espiritual, também utilizou a linguagem do amor humano para se referir ao mistério da união da alma com Deus. Acredito que a linguagem poética ultrapassa os limites de um relacionamento específico e pode iluminar alguns mistérios do amor em geral.  

Esse livro é um presente de aniversário de casamento dedicado a todos os casais apaixonados. A sequência dos capítulos expressa uma história romântica: o amor nasce, se desenvolve e alcança sua vitória sobre as dificuldades. Tudo isso se expressa em imagens da natureza e deixa cada vez mais saudades. Boa leitura!" (Carlos Vargas).


Nenhum comentário:

Postar um comentário