Ana Maria Redi nasceu na Itália, na cidade de Arezzo, no dia 15 de julho de 1747. Foi alma contemplativa desde menina. Freqüentemente enchia-se de entusiasmo e questionava: “Diga-me, quem é esse Deus?”
Atraída pelas palavras de São João: “Deus é amor” (1Jo 4,16), ingressou no Carmelo de Florença no dia 11 de março de 1765, quando recebeu o nome de Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus.
Durante toda sua vida viveu o lema: “Escondida com Cristo em Deus”. Mais que “mestra” foi um contínuo e magnífico testemunho de vida espiritual. Foi apóstola do Sagrado Coração e de Nossa Senhora do Carmo, a quem amou de entranhadamente.
Outro lema, que lhe era muito caro, como fiel herdeira do espírito do Carmelo, era“Padecer e Calar”.
Conforme um de seus biógrafos, ela pertence “à estirpe espiritual sanjoanista mais pura. A chama obscura do amor infuso que a abrasa, consome, ilumina e dirige toda a vida, fazendo-a tocar o centro da vida trinitária, de onde se abre ao mais ardente apostolado contemplativo”.
Também foi uma grande mística. Para tanto usou, acima de tudo, dois meios: uma vida de dura ascese e intensa caridade fraterna.
Assimilou com perfeição os ensinamentos de Santa Margarida de Alacoque sobre o Sagrado Coração de Jesus e viveu-os de modo bem pessoal, até chegar à intimidade com a Santíssima Trindade.
Soube cobrir com as cinzas da santa humildade seus dons naturais: nobreza, cultura e inteligência. Conservou no mais profundo silêncio as graças que recebia de Deus, dissimulando continuamente todo ato de virtude.
Faleceu aos 23 anos, no dia 7 de março de 1770. Expirou com a cabeça inclinada e abraçada a seu querido crucifixo. O papa Pio XI a beatificou no dia 9 de junho de 1929 e a canonizou no dia 12 de março de 1934. Sua festa é celebrada no dia primeiro de setembro.
A seu respeito, disse o papa Pio XII: “Santa Margarida, ardente do amor divino, mais se assemelhou a um anjo que a uma criatura humana, podendo assim ajudar muitas almas a alcançar a virtude”.
Oração
Senhor, Pai Santo, que concedeste a Santa Teresa Margarida obter do coração do Salvador tesouros de humildade e caridade, concede-nos, por sua intercessão, que jamais nos separemos do amor de Jesus Cristo. Amém.
Santa Teresa Margarida Redi, do Sagrado Coração de Jesus,
rogai por nós!
Fonte:
http://www.carmelitasbh.com/santidade-carmelita/teresaredi
http://santosebeatoscatolicos.blogspot.com.br/2014/09/santa-teresa-do-sagrado-coracao-redi.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário