Santa Teresa, padroeira da nossa Comunidade OCDS, nasceu em Ávila, Espanha, no dia 28 de março de 1515. A vida, as fundações e os escritos dessa Doutora da Igreja são presentes valiosíssimos para todo Povo de Deus. Que Santa Teresa de Jesus interceda por toda a Igreja, especialmente pela família carmelitana.
"Num mundo cada vez mais focado em ambições de poder e em onipotências de ter e de prazer – que, ao fim e ao cabo, nos deixam talvez de coração vazio, mas certamente reduzidos às imprevisíveis irrupções e aos inevitáveis embates da radical fragilidade humana –, o alerta de Teresa soa assim: não estamos ocos; somos habitados por Aquele que quer dar sentido último à nossa existência.
O ser humano de hoje tem dificuldade em encontrar Deus, talvez porque tem dificuldade em encontrar-se a si mesmo. Anda perdido ou distraído com o barulho midiático e informático à sua volta... Ora, Santa Teresa propõe que entremos na região mais nobre da nossa intimidade para aí reconhecermos o Deus que está à nossa espera. Enquanto Ele for «um estranho na nossa morada» ou nela for considerado uma presença irrelevante, estamos a ignorar algo determinante na vida: desperdiçamos a intimidade da morada de Deus em nós.
Para Santa Teresa, o ser humano é no seu interior “outro céu, onde só Sua Majestade mora”. É um ser «capaz de Deus», capaz de amar como Deus o ama: quando orienta a sua vida para Deus, seguindo o Jesus do Evangelho, é mais fiel à sua verdade de humano, precisamente porque Teresa vê Jesus como o rosto de Deus e «a Verdade» dos humanos."
Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!
Fonte:
http://teresadejesus.carmelitas.pt/noticias/noticias_view.php?cod_noticia=605
Observação:
Fotos tiradas por um membro da Comunidade Santa Teresa de Jesus ao visitar o Carmelo Santa Teresa (Rio de Janeiro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário