terça-feira, 26 de junho de 2018

Beata Maria Josefina de Jesus Crucificado

No dia 26 de junho, o Carmelo relembra a Beata Maria Josefina de Jesus Crucificado (1894-1948). Ao vestir o hábito carmelitano, aquela jovem napolitana se ofereceu para ser crucificada com Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual aceitou sua oferta generosa. Em sua vida, a Beata Maria Josefina buscou viver a Vontade de Deus, a qual foi seu alimento e sua glória. 
"Quanto mais nós contemplamos o Senhor, no meio dos seus santos, entrando em viva comunhão com Ele, mais forte se torna em nós a esperança do empenho efetivo e eficaz para melhorar e mudar o mundo circunstante. 

Em particular, ao olhar para a história e para a mensagem da beata Josefina, compreendemos melhor a exigência iniludível da dimensão contemplativa, na vida de cada cristão. O seu exemplo indica-nos também a estrada concreta para a cultivar.

Depois, a sua existência foi uma verdadeira escola de caridade, quer para as irmãs de hábito, quer para o vasto campo de apostolado, por ela, cultivado mesmo sendo monja de clausura, foi unicamente para fazer amar mais o Senhor. 

De fato, ela, como Santa Teresinha do Menino Jesus, não quis "ser uma santa pela metade" (Teresa do M.J., Obras completas, cit., 91 e 942), também com as suas peculiaridades e os seus dons místicos, com várias experiências espirituais fora do comum. 

Tudo se encontra resumido numa frase que constituiu o programa unitário de toda a vida da beata: "Quero viver alimentando-me da vontade de Deus... Quero que a minha vontade seja uma só massa com a vontade de Deus".

E ainda no seu diário: "Desejo fervorosamente viver na vontade de Deus, sei que desse modo se fazem os santos, e quero tornar-me santa para dar glória a Deus". 

Programa que deve ser a grande aspiração de todos os cristãos, em plena conformidade com a palavra de Cristo, Único e Supremo modelo: "O meu alimento é fazer a vontade do Pai" (cf. Jo 4, 34), porque: "Quem faz a vontade de Deus permanece eternamente" (1 Jo 2, 17)."


Fonte:

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/csaints/documents/rc_con_csaints_doc_20080601_saraiva-martins_po.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário