"O símbolo da escada é
muito usado na espiritualidade cristã. Pela “escada” subimos até Deus e
descemos até aos irmãos. Deus desce até nós e nós subimos até Ele. Vamos
meditar sobre os três degraus da vida espiritual, conhecido também como três
etapas, três vias da espiritualidade cristã.
1. A via purgativa.
É a etapa da purificação do coração, do combate ao pecado, da constante conversão. A etapa purgativa, significa limpeza, penitência, noites escuras, provações e chama-se também de ascese. Quer dizer, a subida até Deus, requer o desapego criaturas, e a descoberta de quem somos nós e de quem é Deus. A via purgativa se caracteriza pela dor, vergonha, arrependimento pelos pecados. Há uma compreensão da gravidade, do perigo, da crueldade do pecado, com o desejo de crescer, melhorar, santificar-se.
A ascese, a via purgativa
equivale ao tomar a cruz de cada dia, entrar pela porta estreita, renunciar-se
a si mesmo, adquirir sensibilidade espiritual com o desejo de ser livre do mal.
Esta purificação atinge o entendimento, a vontade, a memória. Trata-se de
ordenar os afetos desordenados, trabalhar o defeito principal, suportar
tentações, aceitar provações, adquirir forças para agir contra o que afasta de
Deus.
Via purgativa é arrumar a
casa, trabalhar o ego profundo, curar feridas. Passa-se por experiências de
desânimo, desolação, aridez. É necessário muita oração, leitura e direção
espiritual, confissão para que seja extirpada a raiz do mal. Os frutos desta
etapa são: o conhecimento de si, aproximação de Deus, amor ao próximo,
humildade, crescimento nas virtudes.
2. A via iluminativa.
Consta de muita iluminação interior, abertura para a graça, gosto pela Palavra, pela oração. Aumenta o desejo de santificação, de aquisição de virtudes, e o desejo da contemplação. Há um saborear, degustar, experimentar a presença de Deus e sua ação em nós. Somos tocados pelo amor, amizade, misericórdia de Deus. Fazemos a experiência da admiração, do gosto, da aspiração por Deus, como também fazemos descobertas espirituais, adquirimos conhecimentos novos, sensibilidade pelo mistério. O desejo de servir melhor o próximo, de pregar a Palavra, de transmitir a experiência do amor de Deus, tornam-se mais intensos.
A via iluminativa se caracteriza pela fascinação por Deus, pelo
gosto e descobertas místicas. A pessoa tem desejo de entrega e doação de si, de
amor à cruz, sensibilidade fraterna, de direção espiritual, de amor ao Espírito
Santo com seus dons e frutos. A paz e a serenidade interior, o amor a Maria e
aos santos, o estímulo para a oração e para serviço aos irmãos, especialmente
aos pobres, são frutos da via iluminativa.
3. A via unitiva.
É chamada de matrimônio espiritual da alma com Deus. Esta união é com a Santíssima Trindade. O silêncio, a solidão, a contemplação marcam a via unitiva, como também, experiência de luz e de obscuridade que leva para mais luz. A união com Deus é transparente, irradiante e simples. A pessoa evita os pecados pequenos, abandona-se confiantemente em Deus e desdobra-se em boas obras e cuidados pelo próximo. As virtudes teologais e morais são vividas com profundidade e inefabilidade. A alma é uma só coisa com Deus, como uma chama de duas velas.
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