segunda-feira, 1 de maio de 2017

Maio, Mês de Maria!



 Maio é um mês tradicionalmente dedicado à Nossa Senhora, às mães e às noivas. Para a nossa comunidade Santa Teresa, neste ano mariano, maio também será o mês do retiro espiritual. 
Neste mês de Maria, a espiritualidade carmelita parece resgatar um sentido mais profundo ainda para a presença de Nossa Senhora no Carmelo.
Por isso, partilhamos um trecho das Constituições da Ordem Carmelita Descalça Secular (OCDS), que trata da importância de Nossa Senhora para a nossa vivência leiga inspirada na espiritualidade carmelita:
  "COM MARIA, A MÃE DE JESUS

29. No dinamismo interior do seguimento de Jesus, o Carmelo contempla Maria como Mãe e Irmã, como “modelo acabado do discípulo do Senhor” e, portanto, modelo da vida dos membros da Ordem. A Virgem do Magnificat anuncia a ruptura com um mundo velho e anuncia o começo de uma história nova na qual Deus derruba do trono os poderosos e exalta os pobres. Maria se põe ao lado deles e proclama o modo de atuar de Deus na história. Maria é, para o Secular, um modelo de entrega total ao Reino de Deus. Ela nos ensina a escutar a Palavra de Deus na Escritura e na vida, a crer nela em todas as circunstâncias para viver suas exigências. E isto, sem entender muitas coisas; guardando tudo no coração (Lc 2,19.50-51) até que chega a luz, com uma oração contemplativa.
30. Maria é também ideal e inspiração para o Secular. Ela vive próxima às necessidades dos irmãos,  preocupando-se com elas (Lc 1,39-45; Jo 2,1-12; At 1,14). Ela, “o ícone mais perfeito da liberdade e da libertação da humanidade e do cosmos”, ajuda a compreender o sentido da missão. Ela, Mãe e Irmã, que nos precede na peregrinação da fé e no seguimento do Senhor Jesus, acompanha a cada um, para que a imitem em sua vida escondida em Cristo e comprometida com o serviço aos outros.
31. A presença de Maria, ao mesmo tempo em que vivifica a espiritualidade do Carmelo Teresiano, informa seu apostolado. Por isso, o Secular se empenhará em conhecer cada dia mais a pessoa de Maria mediante a leitura do evangelho, para comunicar aos outros a autêntica piedade mariana que leva à imitação de suas virtudes. Guiados pelo olhar da fé, os membros da Ordem Secular celebrarão e promoverão o culto litúrgico da Mãe de Deus à luz do mistério de Cristo e da Igreja e praticarão, com sentimentos de fé e de amor, os exercícios devocionais em sua honra."
Nossa Senhora do Carmo, Mãe e Rainha do Carmelo, 
rogai por nós!

Fonte: Constituições OCDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário