sábado, 29 de junho de 2019

Lectio Divina - 29 de junho de 2019 - Tempo Comum

Momento de oração e intimidade com Deus.
Sábado, 29 de junho de 2019
Mateus 16, 13-23
Jesus diz a Pedro: "Você é  pedra"
Pedra de apoio e pedra de escândalo



1. Oração de abertura
Senhor Jesus, envie o seu Espírito, para que Ele nos ajude a ler a Bíblia da mesma maneira com a qual você leu aos discípulos no caminho para Emaús. Com a luz da Palavra, escrita na Bíblia, Vos os ajudou a descobrir a presença de Deus nos dolorosos eventos de sua condenação e morte. Assim, a cruz, que parecia ser o fim de toda a esperança, parecia-lhes uma fonte de vida e ressurreição. Cria em nós o silêncio para escutar sua voz na Criação e na Escritura, nos acontecimentos e nas pessoas, especialmente nos pobres e naqueles que sofrem. A vossa palavra guiar-nos-á para que nós também, como os discípulos de Emaús, possamos sentir a força da vossa ressurreição e testemunhar aos outros que Vós estais vivos no meio de nós como fonte de fraternidade, justiça e paz. Pedimos a você, Jesus, Filho de Maria, que você nos revelou ao Pai e enviou o seu Espírito. Amém

2. Leitura
a) Uma chave de leitura:
O texto litúrgico da festa de São Pedro e São Paulo é retirado do Evangelho de Mateus: 16,13-19. No comentário, também incluiremos os versículos 20-23. Porque no texto como um todo, do versículo 13 ao verso 23, Jesus, voltando-se para Pedro duas vezes, o chama de "pedra". Uma vez uma pedra de fundação (Mt 16,18) e novamente uma pedra de escândalo. (Mt 16,23). As duas declarações se complementam. Durante a leitura do texto, seria bom prestar atenção ao modo de Pedro conduzir-se e às palavras solenes que Jesus lhe dirige em duas ocasiões.

b) Uma divisão do texto para ajudar na leitura:
13-14: Jesus quer conhecer os pontos de vista das pessoas sobre ele.
15-16: Jesus pergunta aos discípulos e Pedro confessa: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus!"
17-20: Resposta solene de Jesus a Pedro (frase central da festa de hoje).
21-22: Jesus deixa claro o significado do Messias, mas Pedro reage e não aceita.
22-23: Resposta solene de Jesus a Pedro.

c) O texto:
Quando Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe, ele perguntou a seus discípulos: "Quem dizem os homens que o Filho do homem é?" Eles disseram: "Alguns, do que João Batista, outros, Elias, outros, do que Jeremias ou um dos profetas". Ele diz a eles: "E quem você diz que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Replicando Jesus, ele disse:

"Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai que está no céu e eu, por sua vez, digo que tu és Pedro, e sobre essa pedra Eu edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será solto em os céus." Então ele ordenou a seus discípulos que não contassem a ninguém que ele era o Cristo. Desde então Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que ele deveria ir a Jerusalém e sofrer muito com os anciãos, os sumo sacerdotes e os escribas, e ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Tomando Pedro de lado, ele começou a repreendê-lo dizendo: "Que Deus não permita isso. isso não te acontecerá!" Mas ele se virou e disse a Pedro: "Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!”

3. Momento de silêncio:
Um momento de silêncio orante para que a Palavra de Deus possa entrar em nós e iluminar nossa vida.

4. Perguntas para ajudar na meditação e oração.
a) Qual ponto mais chamou minha atenção?
b) Quais são as opiniões das pessoas sobre Jesus? O que Pedro e os discípulos pensam sobre Jesus?
c) Quem é Jesus para mim? Quem sou eu para Jesus?
d) Pedro é pedra dos caminhos: qual?
e) Que tipo de pedra é a nossa comunidade?
f) Muitas opiniões sobre Jesus e várias formas de apresentar fé aparecem no texto. Hoje também há muitas opiniões diferentes sobre Jesus. Quais são os conhecidos pela nossa comunidade? Qual é o resultado de tudo isso para nós?

5. Uma chave de leitura para mergulhar no assunto.

a) O contexto:
Nas partes narrativas do seu Evangelho, Mateus geralmente segue a ordem do Evangelho de Marcos. Talvez ele cite outra fonte conhecida por ele e por Luke. Ele raramente apresenta sua própria informação que aparece apenas em seu Evangelho, como no caso do Evangelho de hoje. Este texto, com o diálogo entre Jesus e Pedro, recebe diferentes interpretações, mesmo opostas, nas igrejas cristãs. Na igreja católica é o fundamento da primazia de Pedro. Sem diminuir a propósito importância deste texto deve ser definido no contexto do Evangelho de Mateus, em que, em outros textos as mesmas qualidades conferidas Peter são atribuídos quase todos os outros. Eles não são exclusivos do Pedro.

b) Comentário do texto:
  • Mateus: 16,13-16: As opiniões do povo e dos discípulos a respeito de Jesus. Jesus quer saber a opinião das pessoas sobre ele. As respostas são muito variadas: João Batista, Elias, Jeremias, um dos profetas. Quando Jesus pergunta aos discípulos a opinião deles, Pedro diz em nome de todos: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!" Esta resposta de Pedro não é nova. Anteriormente, depois de caminhar sobre as águas, e para os discípulos divinos, foi feita uma confissão semeadora de fé: "Verdadeiramente você é o Filho de Deus!" (Mt 14, 33). É o reconhecimento de que em Jesus as profecias do Antigo Testamento são realizadas. No Evangelho de João, a mesma profissão de fé é feita por meio de Marta: "Você é o Cristo, o Filho de Deus que veio a este mundo!" (Jo 11,27).
  • Mateus: 16-17: A resposta de Jesus a Pedro: Bem-aventurado és tu, Pedro! Jesus proclama "feliz" Pedro, porque ele recebeu uma revelação do Pai. Aqui também a resposta de Jesus não é nova. Anteriormente Jesus tinha feito uma proclamação idêntica de bem-aventurança aos discípulos que viram e ouviram coisas que tinham anteriormente (Mt 13,16), e elogiou o Pai, porque ele tinha revelado o Filho de pequeno e não para o sábio (Mt 11) 25). Pedro é um dos pequenos a quem o Pai se revela. A percepção da presença de Deus em Jesus no "vinho da carne ou do sangue", o mar, no fruto do estudo, não é o mérito de qualquer obra humana, mas é um dom que Deus dá àqueles que querem .
  • Mateus: 16, 18-20: As qualificações de Pedro: Ser a pedra fundamental e receber as chaves do Reino. 
c) Mateus: 16, 18-20: As qualificações de Pedro: Ser a pedra fundamental e receber as chaves do Reino.


I) Ser Pedra: Pedro deve ser a pedra, isto é, deve ser o firme alicerce para a Igreja, para que ela possa resistir aos assaltos das portas do inferno. Com estas palavras de Jesus a Pedro, Mateus encorajou as comunidades da Síria a da Palestina, que sofreram com perseguições e, viu em Pedro o chefe que os havia selado desde as origens. Apesar de serem fracos e perseguidos, eles trabalham uma base sólida, garantida pela palavra de Jesus. Naquela época, as comunidades cultivavam um forte relacionamento emocional com os chefes que originaram a comunidade. Assim, as comunidades da Síria e da Palestina cultivaram seu relacionamento com a pessoa de Pedro. Na Grécia com a pessoa de Pablo. Algumas comunidades na Ásia com a pessoa do Discípulo amado e outras com a pessoa de João do Apocalipse. Uma combinação com esses líderes de suas origens ajudou-os a cultivar melhor sua própria identidade e espiritualidade. Mas também poderia ser uma fonte de conflito, como no caso da comunidade de Corinto (1Cor 1,11-12). No exílio babilônico: "Ouvi-me, vós que seguis a justiça, e que buscais o Senhor! Olhai a rocha de que fostes talhados, a pedreira de onde vos tiraram: 2.considerai Abraão, vosso pai, e Sara, que vos pôs no mundo. Ele estava só, quando o chamei, mas eu o abençoei e o multipliquei," (Isaías 51,1-2). Aplicado a Pedro, esta qualidade de pedra-base indica um novo começo do povo de Deus.


II) As chaves do Reino: Pedro recebe as chaves do Reino para ligar e desligar, isto é, para reconciliar os homens com Deus. O mesmo poder foi dado às comunidades (Mt 18,8) e aos discípulos (Jo 20,23). Um dos pontos em que o Evangelho de Mateus mais insiste é o da reconciliação e do perdão. (Mt 5,7,23-24,38-42,44-48; 6,14-15; 18,15-35). O fato é que nos anos 80 e 90, na Síria, havia muitas tensões nas comunidades e divisões nas famílias por causa da fé em Jesus. Alguns aceitaram como Messias e outros não, e isso foi a fonte de muitos desentendimentos e conflitos. Mateus insiste na reconciliação. A reconciliação foi e continua sendo um dos deveres mais importantes. Imitando Pedro, eles devem trabalhar para que haja reconciliação, aceitação mútua, e construção da verdadeira fraternidade.

III) A Igreja: A palavra Igreja, em grego ekklesia, aparece 105 vezes no Novo Testamento, quase exclusivamente nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas. Apenas três vezes nos Evangelhos e somente em Mateus. A palavra significa "convocação montada" ou "assembléia eleita". Isso indica as pessoas que estão reunidas pela Palavra de Deus e tentam viver a mensagem do Reino trazida por Jesus . A Igreja ou a comunidade não é o Reino, mas um instrumento e um sinal do Reino. O reino é maior. Na Igreja, na comunidade, deve ou deve aparecer aos olhos de todos, o que acontece quando um grupo humano permite que Deus reine e tome posse de sua vida.

d) Mateus: 16,21-22: Jesus completa o que falta na resposta de Pedro e ele reage e não aceita. 
Pedro confessou: "Você é o Cristo, o Filho de Deus vivo!" De acordo com a ideologia dominante do tempo, ele imaginou um glorioso Messias. Jesus o corrige: é necessário que o Messias sofra e seja morto em Jerusalém. "Dizer" é necessário ", Ele indica que o sofrimento já estava previsto nas profecias (Is 53, 2-8). Se os discípulos aceitam Jesus como Messias e Filho de Deus, você também deve aceitá-lo como Messias Servo que vai morrer, não apenas o triunfo da glória, mas também o caminho da cruz! Mas Pedro não aceita a correção de Jesus e tenta dissuadi-lo.

e) Mateus: 16-23: A resposta de Jesus a Pedro: pedra do escândalo.

A resposta de Jesus é surpreendente: "Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!” Satanás é aquele que nos separa do caminho que Deus atraiu para nós. Literalmente Jesus diz: "Fique atrás de mim!" . Pedro queria pegar o guia e indicar a direção da estrada. Jesus diz: "Afaste-se de mim!" Aquele que aponta a direção e o ritmo não é Pedro, mas Jesus. O discípulo deve seguir o professor. Ele deve viver em conversão permanente. A palavra de Jesus também foi uma mensagem para todos aqueles que guiaram a comunidade. Eles devem "seguir" Jesus e não podem ficar na frente como Pedro queria fazer. Não são eles que podem indicar a direção ou o estilo. Pelo contrário, como Pedro, em vez de apoiar a pedra, eles podem se tornar uma pedra de escândalo. É assim que alguns líderes comunitários estavam no tempo de Mateus. Houve ambiguidade. É assim que isso pode acontecer conosco hoje!

6. Salmo 103 (102): Ação de Graças

Bendize, ó minha alma, ó SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades; Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia; Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos. Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido. Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir. O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Bendizei ao Senhor, todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais o seu beneplácito. Bendizei ao Senhor, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio; bendize, ó minha alma, ao Senhor.

7. Oração final
Senhor Jesus, nós te damos graças pela tua Palavra que nos fez ver melhor a vontade do Pai. Deixe seu Espírito iluminar nossas ações e nos dê forças para seguir o que a Sua Palavra nos fez ver. Faça-nos, como Maria, sua mãe, não apenas ouvir, mas também pô-la em prática. Vos que vive e reina com o Pai na unidade do Espírito Santo para todo o sempre. Amém.

Fonte: Carmelitas Bolívia



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo



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