sábado, 10 de março de 2018

ANO DO LAICATO -2018: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

A Igreja Católica, no Brasil, está celebrando, em 2018, o Ano do laicato. O lema escolhido é: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).


O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: 
“Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. 

O Ano do Laicato terá como objetivo geral: 
“Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.
Esse Ano do Laicato pretende ainda dinamizar o estudo e a prática do documento 105 da CNBB: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade. Outra grande referência para o Ano do Laicato é a exortação apostólica Christifideles Laici, publicada  30 anos atrás, em 1988, por São João Paulo II.
Desejamos um Santo Ano do Laicato para todos leigos e leigas do Brasil, especialmente para os carmelitas seculares (OCDS). Rezemos, por todos nós, a oração nacional do laicato: 

Fontes: 
http://www.a12.com/redacaoa12/igreja/solenidade-de-cristo-rei-abre-ano-do-laicato-entenda-detalhes

http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2017/11/21/proximo-domingo-tera-celebracoes-dedicadas-ao-ano-laicato/

Nenhum comentário:

Postar um comentário