segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

FREI PATRÍCIO SCIADINI: EGITO, O PRIMEIRO PAIS A SER EVANGELIZADO PELA SAGRADA FAMÍLIA

Mt.2,13-18

Vieram a sua casa e os seus não o acolheram...o Anjo que vela sobre o menino Jesus é enviado por DEUS a José para que fuja da ira do rei HERODES, furioso por ter sido enganado pelos Reis Magos.

Os Reis Magos encontraram JESUS, o reconheceram, ofereceram os seus dons mas retornam ao seu país sem avisar o “falso” HERODES temeroso de perder o seu poder.
Quem tem medo de perder o poder elimina quem pensa que são os seus concorrentes e os classifica como inimigos, os emprisiona, os mata.
Os HERODES existem e existirão sempre, o único caminho diante deles é a FUGA, é EXÍLIO.

O Egito é o primeiro país evangelizado pela sagrada família perseguida; o perseguidor do povo de Israel se torna a salvação do Salvador de todos. JESUS é acolhido, protegido e escondido do ódio do prepotente HERODES, mais faraó do que os próprios faraós.
O Egito desde sempre conserva uma doce memoria da passagem da Sagrada Família que onde passou deixou sinais de proteção divina.

Passagem bendita que continua a bendizer.
A Sagrada Família em fuga, símbolo de tantas fugas forçadas: da pobreza, da guerra, do ódio racial nos convida a abrir os CORAÇÕES, as casas a quem deve fugir para sobreviver com a esperança de retornar um dia, mortos “os HERODES” da sua terra.

Mas quem paga a fúria, a violência dos HERODES medrosos?
São os inocentes, pequenos e grandes, aqueles que não podem lutar pela sua liberdade...as INOCENTES crianças indefesas mas que são eliminadas pelo medo de quem não quer perder o seu poder.

Os INOCENTES são o presente de hoje e de amanhã, desprotegidos devem ser protegidos de todos os ataques a sua dignidade.

Há muitos “EGITOS” que abrem portas, casas, CORAÇÕES para acolher ....que cada um de nós seja um EGITO bom, quem recebe o menor dos meus irmãos é a mim que recebe, nos diz Jesus.

MARIA, José e JESUS em fuga do ódio, ensina-nos a recompensar quem nos acolhe e a salvar que é rejeitado.
AMÉM.


Frei Patricio Sciadini é "sacerdote Carmelita Descalço, italiano, feliz e apaixonado pelo Brasil. A simplicidade de um dos maiores especialistas em espiritualidade dos santos Carmelitas é apenas um meio de ele desaparecer para que o Céu apareça" (Shalom).

                                           

Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário