segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

FREI PATRICIO SCIADINI: JESUS, MODELO DE CARIDADE E DE DIPLOMACIA

  Mt.21,23-27

Os fariseus eram agressivos, às vezes maliciosos, outras vezes mal educados com JESUS, queriam pegá-lo numa armadilha. JESUS não foge do confronto, responde com delicadeza, firmeza, com caridade e DIPLOMACIA. Os fariseus estão incomodados pelo agir de Jesus: os seus milagres, as suas palavras, os seus gestos conquistam o povo...

Fazem para JESUS uma pergunta: quem te deu autorização para fazer o bem, para curar os doentes, para multiplicar os pães, perdoar os pecados? Com qual AUTORIDADE fala em público, interpreta a lei e critica as autoridades do templo?

JESUS permanece em silêncio e depois também faz uma pergunta simples, mas seja qual for a resposta vai provocar confusão: O batismo de João Batista é de DEUS ou não? 

A única resposta que os fariseus podiam dar para não serem “CONTESTADOS” era:
NÃO SABEMOS.

JESUS diplomático, mas cheio de caridade diz: “se vós não me respondeis eu também não vos respondo”. É belo este Evangelho na proximidade do NATAL onde os novos fariseus perguntam: com que autoridade vocês dizem que Deus se fez carne, homem em JESUS? 

Discutir se perde tempo...eu pergunto: o NATAL faz bem ou faz mal? Deve ser mantido ou abolido? Talvez respondam por medo do povo:
não sabemos...

Para fazer o bem, acolher os pobres, ajudar quem precisa, dar de comer a quem tem fome, curar os doentes...não é preciso permissão de ninguém é ordem de DEUS. O NATAL não é festa “humana que pode ser tirada...é festa de Deus no meio de nós”.

ORAÇÃO: MARIA, Mãe do PRÍNCIPE DA PAZ
Que nós saibamos sempre agir com caridade e ....diplomacia
Não pedir a permissão para fazer o bem.
Amém



Frei Patricio Sciadini é "sacerdote Carmelita Descalço, italiano, feliz e apaixonado pelo Brasil. A simplicidade de um dos maiores especialistas em espiritualidade dos santos Carmelitas é apenas um meio de ele desaparecer para que o Céu apareça" (Shalom).

Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário