SEXTA-FEIRA DA SEMANA
XXII DO TEMPO COMUM
Set 6, 2019
COLOSSENSES 1, 15-20
Cristo é a imagem de
Deus invisível, o Primogênito de toda a criatura; Porque n’Ele foram criadas
todas as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, Tronos e Dominações,
Principados e Potestades: por Ele e para Ele tudo foi criado. Ele é anterior a todas
as coisas e n’Ele tudo subsiste. Ele é a cabeça da Igreja, que é o seu corpo.
Ele é o Princípio, o Primogênito de entre os mortos; em tudo Ele tem o primeiro
lugar. Aprouve a Deus que n’Ele residisse toda a plenitude e por Ele fossem
reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua
cruz, com todas as criaturas na terra e nos céus.
Compreender a Palavra
Paulo oferece, no
contexto da carta aos colossenses, esta página de rara beleza na qual Cristo é
apresentado como centro de tudo o que existe. Trata-se de um hino cristológico
que nos apresenta uma descrição de Cristo como figura incontornável no contexto
da criação e da redenção. A ele devem a existência todas as criaturas, por ele
tudo foi criado, ele é anterior, é cabeça, princípio e primogênito. Nele está a
plenitude e por ele fomos reconciliados e redimidos.
Meditar a Palavra
Este hino
cristológico oferece-nos a oportunidade de meditar sobre Cristo e o seu lugar
na criação e na redenção. Cristo não é uma figura do passado sobre a qual
possamos dizer duas ou três coisas para ilustrar a sua vida como a de um famoso
que viveu entre nós e a quem admiramos. Não! Cristo é incontornável ao nível
histórico, mas ele é mais do que uma figura histórica, ele é anterior a todas
as coisas e a causa da existência de todas as criaturas visíveis e invisíveis,
da terra e do céu. Quer dizer, sem ele nada existe e n’ele encontram o ser
todas as criaturas. Ele é Deus. E como Deus está presente na história da
humanidade e entra nessa história com uma presença determinante, reconciliando
em si todas as coisas com Deus e redimindo o homem daquilo que o impossibilita
de viver, pelo seu próprio sangue derramado na cruz. Por isso ele tem o
primeiro lugar em todas as coisas e está acima de todas as criaturas.
Rezar a Palavra
Senhor, Jesus, tantas
vezes temos a tentação de olhar para ti como um homem importante, diferente,
revolucionário que viveu num passado distante. Tantas vezes olhamos para ti
como um super homem que, por ser Deus, estava isento de dor e sofrimento e a
quem nada nem ninguém podia vencer. Mas tu apresentas-te diante de nós na
humildade de uma criança frágil, numa existência breve e no meio de dor e
sofrimento quiseste lavar as nossas faltas e recriar as nossas vidas no amor.
Ilumina-nos para sabermos ver no homem de Nazaré o Deus salvador e no Deus
salvador, o amigo que morre por nós.
Compromisso
Hoje é dia de
contemplar Cristo no íntimo dos nossos corações e dizer “Creio em um só Senhor,
Jesus Cristo”.
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EVANGELHO: LC 5,
33-39
Naquele tempo, os
fariseus e os escribas disseram a Jesus: «Os discípulos de João Batista e os
fariseus jejuam muitas vezes e recitam orações. Mas os teus discípulos comem e
bebem». Jesus respondeu-lhes: «Quereis vós obrigar a jejuar os companheiros do
noivo, enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será
tirado; nesses dias jejuarão». Disse-lhes também esta parábola: «Ninguém corta
um remendo de um vestido novo, para o deitar num vestido velho, porque não só
rasga o vestido novo, como também o remendo não se ajustará ao velho. E ninguém
deita vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo acaba por romper os
odres, derramar-se-á e os odres ficarão perdidos. Mas deve deitar-se vinho novo
em odres novos. Quem beber do vinho velho não quer do novo, pois diz: ‘O velho
é que é bom’».
Compreender a Palavra
As discussões entre
os Fariseus e Jesus são habituais no Evangelho. Sacerdotes, Escribas e Fariseus
são grupos fechados com normas de vida muito próprias e tradicionais. Têm
dificuldade em aceitar qualquer mudança e seguir qualquer novidade. Têm medo de
perder o seu lugar e a sua importância na sociedade. As questões que colocam a
Jesus pretendem ganhar terreno diante das multidões que consideram Jesus como
um profeta e até como messias. Perante a pergunta sobre o porquê os discípulos
não jejuam, Jesus responde com uma situação de excepção. Ninguém jejua em festa
de casamento. Jesus é o noivo dos tempos novos, o tempo do messias. Os
discípulos não jejuam enquanto o Messias estiver com eles. Depois, quando o
Messias morrer, então poderão jejuar. Os que seguem o Messias têm que tornar-se
um tecido novo e não um remendo que se coloca no tecido velho. A novidade do
evangelho é o vinho novo que exige corações novos.
Meditar a Palavra
Nos tempos que correm
o evangelho aparece como uma palavra antiga. A posição dos homens de hoje
torna-se estreita porque lhes parece que o evangelho vem tirar a liberdade de
viver segundo os interesses, os apetites e as vontades de cada um. O homem de
hoje sente-se muito moderno diante do evangelho. É fácil encontrar pessoas que
entendem as palavras de Jesus como palavras para ontem e que a serem aplicadas
hoje tem que se lhes dar o desconto. Será uma situação semelhante à dos
Fariseus e Escribas. Seja como for, os discípulos de Jesus têm que ser homens e
mulheres revestido de Cristo, o homem novo que projeta um olhar sempre
renovado sobre o mundo. Os discípulos de Jesus não podem fechar-se ao
evangelho. Serão homens atentos às circunstâncias do tempo presente mas abertos
à palavra que dá o sentido verdadeiro a todas as coisas.
Rezar a Palavra
“O velho é que é
bom”. Senhor Jesus, preciso abrir o meu coração à tua palavra para me deixar
guiar por ela. Não posso viver ao sabor dos tempos que não sabem onde está o
que é bom. Para uns o bom é o velho, para outros é o novo. Para mim Senhor, o
bom és tu, aquele que dá um sentido novo a todas as coisas. Reveste-me, Senhor
da tua palavra para que possa saborear a alegria da novidade permanente que me
ofereces.
Compromisso
Quero estar atento à
palavra de Jesus que me revela a novidade de Deus.
Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
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Santa Teresa de Jesus
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