Lectio
Segunda-feira, 1 de julho 2019
Tempo Comum
Segunda-feira, 1 de julho 2019
Tempo Comum
1) Oração inicial
Pai de bondade, que pela graça da adoção nos fizeste filhos da
luz; concede-nos a graça de viver longe das trevas do erro e permanecer sempre
no esplendor da Verdade. Para o nosso Senhor.
2) Leitura
Do Santo Evangelho de
acordo com Mateus 8,18-22
Olhando Jesus rodeado da
multidão, ele mandou passar para a outra margem. E um escriba aproximou-se e
disse-lhe: " Mestre, eu te seguirei para onde quer que fores". Disse-lhe
Jesus: " As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o
Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça." Mais um dos discípulos
disse-lhe: " Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar o meu pai." Disse-lhe
Jesus: " Segue-me, e deixa que os mortos enterrem seus mortos."
3) Reflexão
• A partir da 10ª semana
do tempo ordinário até a 12ª semana, durante três semanas, meditamos os
capítulos de 5 a 8 do Evangelho de Mateus. Dando sequência à meditação do
capítulo 8, o evangelho de hoje apresenta as condições do seguimento de Jesus.
Jesus decide ir para outra margem do lago e uma pessoa pede-lhe segui-lo (Mt
8,18-22).
• Mateus 8,18: Jesus manda passar para a outra margem do lago.
Jesus tinha acolhido e curado a todos os doentes que as pessoas lhe tinham
trazido (MT 8,16). Muita gente se juntou ao seu redor. Vendo essa multidão,
Jesus decidiu ir para a outra margem do lago. No Evangelho de Marcos, de onde
Mateus tira grande parte de suas informações, o contexto é diferente. Jesus
tinha acabado de terminar o discurso das parábolas (Mc 4,3-34) e disse: "vamos
para o outro lado!" (MC 4,35), e no barco de onde eu tinha feito o
discurso (CF. Mc 4,1-2), os discípulos o levam para outro lado. De tão cansado
que estava, Jesus dormiu na popa em cima da almofada. (MC 4,38).
• Mateus 8,19: um médico de lei quer seguir Jesus. No momento em
que Jesus decide atravessar o lago, um médico de lei se aproxima e diz: " Mestre,
eu te seguirei para onde quer que fores." um texto paralelo de Lucas (Lc
9,57-62) trata o mesmo assunto, mas de uma forma algo diferente. De acordo com
Lucas, Jesus tinha decidido ir para Jerusalém onde ia ser condenado à morte.
Tomando rumo em direção a Jerusalém, entra no território da Samaria (Lc
9,51-52), onde três pessoas pedem para segui-lo (Lc 9,57.59.61). Em Mateus, que
escreve para judeus convertidos, a pessoa que quer seguir Jesus é um médico da
lei. Mateus acentua aquele que é uma autoridade dos judeus a que reconhece o
valor de Jesus e que pede para ser discípulo. Em Lucas, que escreve para pagãos
convertidos, as pessoas que querem seguir Jesus são samaritanos. Lucas acentua
uma abertura ecumênica de Jesus que aceita também a não judeus como discípulos.
• Mateus 8,20: a resposta de Jesus ao médico da lei. A resposta
de Jesus é idêntica tanto em Mateus como em Lucas, e é uma resposta muito
exigente que não deixa dúvidas: " As raposas têm suas tocas e as aves do
céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça."
Quem quer ser discípulo de Jesus tem que saber o que faz. Você tem que examinar
as exigências e calcular bem, antes de tomar uma decisão (CF. Lc 14,28-32).
"do mesmo modo, qualquer um de Vós que não renuncia a tudo o que tem, não
pode ser meu discípulo" (Lc 14,33).
• Mateus 8,21: um discípulo pede para poder enterrar o seu pai
que faleceu. Alguém que era discípulo pede permissão para poder enterrar o seu
pai: " Senhor. Deixa-me ir primeiro enterrar o meu pai ". Com outras
palavras, pede a Jesus que postergue a travessia do lago, para depois do
enterro de Jesus. Enterrar os pais era um dever sagrado dos filhos (CF TB
4,3-4).
• Mateus 8,22: Mais uma vez, a resposta de Jesus é muito
exigente. Jesus não adia a sua viagem para o outro lado do lago e diz ao seu
discípulo: "Siga-me, e deixe que os mortos enterre os seus mortos". Quando
Elias chamou Eliseu, ele deixou Eliseu voltar para casa para se despedir de
seus pais (1 Reis 19,20). Jesus é muito mais exigente. Para entender todo o
alcance da resposta de Jesus convém lembrar que a expressão deixa que os mortos
enterrado aos seus mortos era um provérbio popular usado pelas pessoas para
significar que não é preciso gastar energia em coisas que não têm futuro e que
não têm nada que ver com a vida. Um provérbio assim não pode ser tomado ao pé
da letra. Deve olhar para o objetivo com o que foi usado. Então, aqui no nosso
caso, por meio do provérbio, Jesus acentua a exigência radical da vida nova a
que chama as pessoas e que exige abandono tudo para poder seguir Jesus.
Descreva as exigências do acompanhamento Jesus.
• Seguir Jesus. Como os rabinos da época, Jesus reúne discípulos
e discípulas. Todos eles "Seguem Jesus". Seguir era o termo que se
usava para indicar a relação entre o discípulo e o mestre. Para os primeiros
cristãos, seguir Jesus significava três coisas muito importantes, ligadas uns
aos outros:
A) Imitar o exemplo do Mestre: Jesus era o modelo que havia que
imitar e recriar na vida do discípulo e da discípula (Jo 13,13-15). A
convivência diária permitia um confrontou constante. Na "Escola de
Jesus" ensinava-se apenas uma única matéria: O Reino, e este reino se
reconhecia na vida e na prática de Jesus.
B) Participar do destino do Mestre: quem seguia Jesus deveria
comprometer-se com ele a "estar com ele em seus em seus testes" (Lc
22,28), inclusive nas perseguições (Mt 10,24-25) e na cruz (Lc 14,27). Eu tinha
que estar disposto a morrer com ele (Jo 11,16).
C) Ter a vida de Jesus dentro de si: Depois de Páscoa, à luz da
ressurreição, o acompanhamento assume esta terceira dimensão: "Vivo, mais
não vivo eu, é Cristo que vive em mim" (GL 2,20). Trata-se da dimensão
mística do acompanhamento, fruto da ação do Espírito. Os cristãos tentam
refazer em suas vidas o caminho que Jesus tinha percorrido, morrendo em defesa
da vida e ressuscitado pelo poder de Deus (Fil 3,10-11).
4) Para a reflexão pessoal
• Ser discípulo, discípula, de Jesus. Siga Jesus. Como eu estou
vivendo o seguimento de Jesus?
• As raposas têm suas tocas
e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a
cabeça. Como viver hoje esta exigência de Jesus?
5) Oração final (Sal 34,6-7)
Aqueles
que o olham ficarão radiantes,
Não
haverá corar nos seus semblantes.
Se grita o pobre, o Javé ouve-o.
E salva-o de todas as suas angústias.
Fonte: Carmelitas Bolívia
Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
FaceBook: OCDS Província Nossa
Senhora do Carmo
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