LECTIO
DIVINA
2019-07-27 T C - 16ª SEMANA 4ª DO
SALTÉRIO
Sábado - Ano C
Liturgia Diária
ORAÇÃO DO DIA Pai, enche de misericórdia o meu
coração para que, como Jesus, eu me solidarize com os pecadores, e procure
atraí-los para ti.
TEXTO
DO EVANGELHO: Mt 13,24-30
Naquele tempo, 24 Jesus propôs-lhes
outra parábola: O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa
semente em seu campo. 25 Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu
inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu. 26 O trigo cresceu e deu fruto,
mas apareceu também o joio. 27 Os servidores do pai de família vieram e
disseram-lhe: – Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o
joio? 28 Disse-lhes ele: – Foi um inimigo que fez isto! Replicaram-lhe: – Queres
que vamos e o arranquemos? 29– Não, disse ele; arrancando o joio, arriscais a
tirar também o trigo.30 Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da
colheita, direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes
para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro.
COMENTÁRIO
DO EVANGELHO
O joio é muito parecido com o trigo.
Sua farinha, misturada com a boa farinha de trigo, causa mal-estar estomacal e
provoca enjoo. A parábola fala de uma terra boa, de boa semente, tudo bom para
uma boa colheita, mas com um resultado surpreendente. Ao se formarem as
espigas, o joio apareceu com o trigo. O que aconteceu? De onde vem o joio? Foi
um inimigo, responde o proprietário. E o que fazer? Primeiro, rever o que
fizemos e o que não fizemos. Peca-se por ação e por omissão. O inimigo semeou o
joio enquanto todos dormiam. Dormimos e as coisas acontecem. Dormimos e o mal
se espalha. Empenho e vigilância se fazem necessários, sobretudo quando a
sementeira é recente. E agora, já que está, deixa ficar. Que cresçam juntos e
na colheita se separem. Enquanto não chega a colheita, que é o fim dos tempos,
temos que aprender a viver com o diferente, no amor, mas também na atenção
redobrada. Alguém pode semear joio em nosso trigal (Côn. Celso Pedro da Silva,
‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas).
LEITURA
ORANTE: Oração Inicial
No Evangelho de hoje, Jesus fala sobre
o Reino dos Céus. Joio e trigo crescem juntos até a colheita, momento em que
então serão identificados pelos frutos. Mantenhamo-nos vigilantes para que, no
terreno de nossa vida, o inimigo nunca plante o joio, e o trigo possa crescer e
produzir bons frutos.
“Divino Espírito Santo, necessitamos
muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos
necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação,
se abra e, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa
presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta
meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
1 – LEITURA (Verdade)
- O que diz o texto?
- Qual é o contexto da narrativa?
- De que modo Jesus se comunica com o povo e com seus discípulos?
- Quais são as imagens presentes no texto?
- Qual é o ensinamento da parábola?
- Quais palavras mais chamaram a sua atenção?
“A parábola do joio e do trigo se
presta a uma releitura de Gênesis 1–3. A pergunta à qual a parábola responde é
pela origem do mal: ‘Donde veio então o joio?’. O campo é onde Deus semeia a
‘boa semente’. Podemos considerar que a ‘boa semente’ que cresce e dá frutos
designa a existência humana, que é dom de Deus. O trigo que germina e cresce no
meio do joio perece vulnerável como a nossa existência, mas, aos olhos de Deus,
nossa existência, no campo contaminado pela erva má, é portadora do projeto de
Deus; por isso, é necessário esperar o tempo oportuno para identificar e
arrancar o joio. A parábola previne os servidores do Mestre contra uma atitude
intempestiva que poderia arruinar toda a iniciativa de Deus. Na linguagem bíblica,
o mal é inimigo, adversário. Este inimigo não é alguém que se pudesse nomear.
Esse anonimato do inimigo é muito importante: nós não podemos, simplesmente,
atribuir a outros, ou identificar, personalizar esse poder, isto é, imaginá-lo
fora de nós. Mas o dono do campo não renuncia à colheita, ele espera. O que na
parábola se chama joio nos remete, em nossos dias, a outras manifestações de
uma hostilidade sem causa e sem medida contra a ação de Deus” (Carlos Alberto
Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 – MEDITAÇÃO (Caminho)
Retome a parábola do joio e do trigo e os
comentários do texto bíblico.
- Qual reflexão o texto o(a) leva a fazer?
- Você cultiva boas sementes no terreno de sua vida?
- Quais são os "inimigos" que semeiam o joio no coração e na vida das pessoas hoje?
“Na parábola de hoje, Jesus fala do
trigo e do joio, que são tão parecidos quando estão pequenos e vão se
diferenciando aos poucos, lentamente. Por isso, cortar o joio é correr o risco
de arrancar o trigo. Então, deve-se deixar que eles cresçam e, na colheita,
faz-se a separação. No Reino, há gente falsa e gente verdadeira. Mas será que
conseguimos distingui-las com facilidade? Quem não vigia sua vida, abre espaço
para o diabo se servir de sua fraqueza e espalhar o joio nos ambientes, na
sociedade, na igreja, na família. O joio é coisa do diabo. O trigo é de Deus.
Existem muitos falsos cristãos neste mundo, imitações baratas do verdadeiro
discípulo missionário de Jesus” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”,
da Paulinas Editora).
3
– ORAÇÃO (Vida)
Apresente ao Senhor a sua oração.
Recorde as luzes e os apelos que o Evangelho de hoje despertou em seu coração.
Peça a graça de cultivar em sua vida a Palavra do Senhor e seus
ensinamentos.
4
– CONTEMPLAÇÃO (Vida e Missão)
- Qual é a aplicação da palavra de Deus em sua vida?
- O que você se propõe a viver hoje?
- Como pretende atingir esse propósito?
BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde.
- Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós.
- Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz.
- Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. - Amém.
Fonte: Paulinas
Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
FaceBook: OCDS
Província Nossa Senhora do Carmo
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