JESUS sabia aproveitar todas as circunstâncias para passar a mensagem de conversão e de salvação. Os discípulos tinham esquecido de levar o pão para a viagem, tinham só UM. JESUS os adverte a prestar ATENÇÃO AO FERMENTO DOS FARISEUS E DE HERODES, O QUE QUER DIZER?
O pão é bom e ruim conforme o fermento que usa, assim é a nossa vida: é boa ou ruim segundo o fermento que a fermenta (princípios, ideias, mentalidades) que nos educam e transformam. O fermento dos FARISEUS é a incoerência e a falsidade, o oportunismo que apodrece a vida humana. Este fermento estraga todo o pão que é a nossa vida. O fermento do legalismo é terrível na vida humana onde se quer APARENTAR AQUILO QUE NÃO SOMOS.
O FERMENTO DE HERODES? É AMOR e o domínio do PODER
Segundo a história HERODES, para permanecer no poder, MATOU TODOS OS SEUS OPOSITORES.
O poder corrompe a vida como o fermento ruim estraga todo o pão. Os discípulos não “entendem” e JESUS com AMOR lembra que estejam tranquilos pelo pão que esqueceram e lembra como Ele tinha multiplicado o pão e tinha sobrado. A pergunta é esta: que FERMENTO eu sou no meio dos irmãos e irmãs, na Igreja, comunidade, família, sociedade?
Fermento de bondade, de AMOR, de ALEGRIA?
O fermento da incoerência, falsidade, escândalo? O fermento de domínio e poder como HERODES?
A humanidade é a farinha, a sua bondade depende do fermento do bem ou do mal. JESUS e o EVANGELHO são o ÚNICO FERMENTO bom capaz de nos doar o pão da justiça e do AMOR.
ORAÇÃO: MARIA que acolhestes em ti o FERMENTO da Palavra e nos deu Jesus pão descido dos céus, protege-nos do fermento do mal. AMÉM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário