terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

FREI PATRICIO SCIADINI: A FUGA DE JESUS, MARIA E JOSÉ PARA O EGITO

 Mt.2

Os cristãos do Egito celebram no dia 17 de fevereiro a festa da FUGA para o EGITO da sagrada família. Uma fuga segundo o evangelista Mateus que aconteceu de noite para não serem perseguidos por HERODES, que tinha medo que o REI DOS JUDEUS anunciado pelos MAGOS lhe roubasse o trono. 
E como todos os ditadores mandou matar todos os meninos com menos de 2 anos...é  o massacre dos Inocentes. O anjo avisou José  em sono: toma MARIA e a criança e fujam para o Egito....e assim aconteceu.  O nome do Egito aparece na Bíblia mais de 1000 vezes, é lugar de refúgio, de escravidão, de fuga até a terra prometida...

ATUALMENTE procura reconstruir o turismo da FUGA DA SAGRADA FAMÍLIA PARA O EGITO, teriam passado em 18 localidades deixando SEMPRE um sinal desta passagem. Caminho longo, difícil.. É o caminho da vida, que mensagem podemos tirar desta fuga? 

Três palavras podem ser a CHAVE DE LEITURA:

- FUGA, ESCRAVIDÃO, LIBERDADE
Quantas pessoas em todos os tempos FOGEM para o EGITO para não morrer ou para não perder a sua liberdade, ou à procura de um pedaço de pão... um EGITO que acolhe, uma acolhida de paz e solidariedade.  

 - Em certos momentos da nossa vida precisamos de um EGITO que nos receba nas nossas FUGAS; a Sagrada Família passou um tempo tranquilo, de paz nesta terra... não foi escrava, mas foi um tempo de passagem, o exílio é sempre cheio de nostalgia da terra prometida.

- a nossa vida é caminho, fuga, para depois retornar onde o SENHOR nos chama “chamei meu filho do Egito”. Nesta festa encontramos escrita uma página da nossa vida: "ser peregrinos à procura da liberdade".

ORAÇÃO: MARIA, JESUS E JOSÉ que encontrastes no Egito um povo de acolhida, fazei que o nosso CORAÇÃO seja sempre  um EGITO que acolhe, protege, defende os mais vulneráveis com ternura e misericórdia. A VIDA É FUGA, É ESCRAVIDÃO, É LIBERDADE
AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário