domingo, 8 de setembro de 2019

09/09/2019 - Momento com Deus - Lectio Divina


SEGUNDA-FEIRA DA SEMANA XXIII DO TEMPO COMUM
Set 9, 2019 | Anos Ímpares

COLOSSENSES 1, 24 – 2, 3
Irmãos: Agora alegro-me com os sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta à paixão de Cristo, em benefício do seu corpo que é a Igreja. Dela me tornei ministro, em virtude do cargo que Deus me confiou a vosso respeito, isto é, anunciar-vos em plenitude a palavra de Deus, o mistério que ficou oculto ao longo dos séculos e que foi agora manifestado aos seus santos. Deus quis dar-lhes a conhecer em que consiste, entre os gentios, a glória inestimável deste mistério: Cristo no meio de vós, esperança da glória. E nós O anunciamos, advertindo todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, a fim de os apresentarmos todos perfeitos em Cristo. É para isso que eu trabalho, combatendo com o apoio da sua força, que atua em mim poderosamente. Quero que saibais como é grande a luta que sustento por vós, pelos de Laodiceia e por tantos outros que não me viram pessoalmente. Luto para que os seus corações sejam confortados e, estreitamente unidos na caridade, alcancem em toda a sua riqueza a plenitude da inteligência, o conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Compreender a Palavra
Na carta aos colossenses Paulo fala do seu ministério recebido de Deus, em favor da Igreja, e pelo qual sofre, completando nele o que falta à paixão de Cristo. O sofrimento de Paulo é, entre muitas tribulações por que passou ao longo da vida, a preocupação que traz dentro de si pelos gentios, para que conheçam o mistério de Cristo. A salvação de todos os homens, incluindo os gentios, é um mistério escondido ao longo dos séculos mas que agora foi revelado em Cristo. Por isso, Paulo, preocupa-se em anunciar “em plenitude a palavra de Deus”. Anunciar “advertindo todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, a fim de os apresentar todos perfeitos em Cristo”. Trata-se de um grande trabalho, uma grande luta, uma enorme preocupação. Paulo diz “Luto para que os seus corações sejam confortados e, estreitamente unidos na caridade, alcancem em toda a sua riqueza a plenitude da inteligência, o conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo”.

Meditar a Palavra
As palavras de Paulo aos colossenses convidam-nos a pensar a nossa vida cristã no contexto da nossa pertença à Igreja. A fé e o sentido de pertença não são exclusivos nossos, são portas abertas para todos os homens. Daí a necessidade de gerarmos em nós a abertura de Paulo, para vivermos a mesma preocupação que ele vive, chegando a tornar-se sofrimento, para que a novidade de Cristo chegue ao coração de todos os homens. Anunciar incansavelmente, ensinar, instruir no tesouro escondidos ao longo dos séculos mas revelado em Cristo, não para um grupo de eleitos mas para todos os homens. O evangelho só é plenamente anunciado quando for anunciado a todos os homens para os apresentar perfeitos em Cristo.

Rezar a Palavra
Deixar as minhas preocupações pessoais com as coisas do dia a dia, pode significar a abertura de que fala Paulo, quando fala de sofrer para que os outros te conheçam, Senhor. A minha fé fica por vezes fechada na minha vontade de ser cristãos, na minha persistência em cumprir a vontade de Deus, na minha decisão de viver em Igreja. Mas hoje, através de Paulo, dizes-me que essa preocupação deve completar-se com preocupação pelos outros até sofrer para que outros te conheçam e cheguem ao conhecimento dos tesouros de sabedoria agora abertos para eles em Cristo.

Compromisso
Falar de Cristo a todos, com palavras, com o testemunho, com a oração vai ser o meu desafio.

EVANGELHO: LC 6, 6-11
Naquele tempo, Jesus entrou numa sinagoga a um sábado e começou a ensinar. Estava lá um homem com a mão direita paralítica. Os escribas e fariseus observavam Jesus, para verem se Ele ia curar ao sábado e encontrarem assim um pretexto para O acusarem. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse ao homem que tinha a mão paralítica: «Levanta-te e põe-te de pé, aí no meio». O homem levantou-se e ficou de pé. Depois Jesus disse-lhes: «Eu pergunto-vos se é permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tirá-la». Então olhou para todos à sua volta e disse ao homem: «Estende a mão». Ele assim fez e a mão ficou curada. Os escribas e fariseus ficaram furiosos e começaram a falar entre si do que haviam de fazer a Jesus.

Compreender a Palavra
A recusa dos escribas e fariseus em aceitar Jesus faz parte evidente dos Evangelhos. Lucas salienta este aspecto e insere o milagre do homem da mão paralítica neste contexto. Jesus entra na sinagoga e o homem que necessita de cura está lá. No mesmo lugar encontram-se já os escribas e fariseus que não têm intenção de ajudar o homem mas de observar Jesus e poderem acusá-lo. Jesus coloca o homem no centro da cena e faz uma pergunta: “é permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tirá-la? A pergunta é claramente para escribas e fariseus. Jesus veio para fazer bem, para dar a vida. Nitidamente, os escribas e fariseus vieram para dar a morte a Jesus. Jesus cura o homem, salva-o, mas atrai para si a morte porque deixou furiosos os escribas e os fariseus.

Meditar a Palavra
É interessante no texto, para além do milagre de Jesus e de todo o enredo à volta dele, a expressão com que Lucas descreve a atitude dos escribas e fariseus. Eles estavam lá e “observavam Jesus”. A intenção era, claramente, a de encontrar uma razão para o poderem acusar. Percebo que muitas vezes os inimigos de Jesus conhecem-no melhor do que os seus amigos. Vê-se nos evangelhos, que escribas e fariseus estão onde Jesus está, falam, dialogam e interrogam Jesus mais do que os discípulos e as multidões que andam com ele. Acontece assim também hoje. Há homens que estão claramente contra a fé, contra Jesus e contra a sua Igreja mas sabem tudo sobre eles. Conhecem a Bíblia, leem as encíclicas dos Papas, estão informados sobre a vida da Igreja. Muitos cristãos, eu em concreto, muitas vezes ando atrás de Jesus e não me dou conta de quem ele é realmente.

Rezar a Palavra
Jesus, ensina-me a observar-te. Abre o meu coração e desperta na minha inteligência e na minha vontade o interesse em conhecer-te mais e melhor. Sei que só posso amar o que conheço e vejo que te conheço mal. Que todo o meu ser se deixe atrair pelo teu olhar, pelo teu amor, pela vida que me ofereces na tua palavra. Que tudo se transforme em mim a partir da tua palavra que tem o poder de me salvar.

Compromisso
Vou observar Jesus lendo pausadamente de novo o evangelho ou fazendo-lhe uma visita no sacrário.

Fonte: Pastoral Litúrgica


Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário