quinta-feira, 12 de setembro de 2019

12/09/19 - Momento com Deus - Lectio Divina


QUINTA-FEIRA DA SEMANA XXIII DO TEMPO COMUM
Set 12, 2019 | Anos Ímpares

COLOSSENSES 3, 12-17
Irmãos: Como eleitos de Deus, santos e prediletos, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se algum tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, assim deveis fazer vós também. Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados para formar um só corpo. E vivei em ação de graças. Habite em vós com abundância a palavra de Cristo, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros com toda a sabedoria; e com salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão. E tudo o que fizerdes, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças, por Ele, a Deus Pai.

Compreender a Palavra
As palavras de Paulo são um programa de vida para o cristão. Ele convida a viver os mais altos sentimentos e as mais genuínas virtudes em nome de Cristo. Revestido de Cristo pelo novo nascimento o cristão manifesta na sua vida o que encontrou em Cristo, o perdão. “Tal como o Senhor vos perdoou, assim deveis fazer vós também”. Perdoado em Cristo, amado na perfeição do amor, o cristão procura em si o que tem de mais semelhante a Cristo “misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência” e procura crescer nestas virtudes. Mas acima de tudo identifica-se com Cristo na caridade que é a perfeição do amor. Onde vai o cristão buscar o suporte para viver deste modo? À palavra de Cristo. Ela é a fonte de inspiração para os melhores sentimentos, para a caridade e para a ação de graças.

Meditar a Palavra
Viver em Cristo não é apenas exercitar-se nos melhores sentimento e nas grandes virtudes, é viver tudo isto em Cristo, a partir da experiência do amor e do perdão recebidos em Cristo. É a partir da transformação operada em nós pelo amor de Cristo que nos tornamos eleito, santos e prediletos. Esta nova condição diante de Deus altera o padrão das nossas opções. Experimentamos em nós o desejo de imitar, como estilo de vida, Cristo nos seus sentimentos de “misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência e perdão”. Revestidos de Cristo homem novo, identificamo-nos na caridade e acolhemos a palavra de Cristo como alicerce de toda a nossa vida com Deus e com os irmãos.

Rezar a Palavra
Na minha humanidade, Senhor, nem sempre permito que se revele em mim o bem que me fizeste. Eleito, santo e predileto no batismo, chamado a viver a caridade na perfeição e a ação de graças contínua, deixo que as limitações da minha condição humana se sobreponham à riqueza da graça que em mim depositaste. A fragilidade torna-se mais evidente que o teu amor e a razão impera sobre o perdão. Desperta em mim, Senhor, pela tua palavra o desejo da caridade e do perdão.

Compromisso
A palavra convida-me a acolher os irmãos no amor e no perdão.

____________________________

EVANGELHO: LC 6, 27-38
Naquele tempo, Jesus falou aos seus discípulos, dizendo: «Digo-vos a vós que Me escutais: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam. Abençoai os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos injuriam. A quem te bater numa face, apresenta-lhe também a outra; e a quem te levar a capa, deixa-lhe também a túnica. Dá a todo aquele que te pedir e ao que levar o que é teu, não o reclames. Como quereis que os outros vos façam, fazei-lho vós também. Se amais aqueles que vos amam, que agradecimento mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. Se fazeis bem aos que vos fazem bem, que agradecimento mereceis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestais àqueles de quem esperais receber, que agradecimento mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, a fim de receberem outro tanto. Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então será grande a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom até para os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á: deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco».

Compreender a Palavra
Lucas oferece-nos este texto de grande interesse quer pelo conteúdo quer pela forma. A intervenção de Jesus está construída em três partes, após a pequena introdução, terminando com uma conclusão. As duas primeiras partes são construídas a partir dos imperativos “amai”, “abençoai”, “orai”, “apresenta”, “Leva”, “dá”. A segunda parte constrói-se a partir de perguntas retóricas que colocam o acento na diferença de procedimento entre os pagãos e os discípulos. A conclusão surge após a ligação entre o anteriormente dito na qual o Pai é a chave para todo o comportamento “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso”. Desta forma a conclusão aposta na recompensa como resposta ao comportamento refinado dos discípulos de Jesus.

Meditar a Palavra
“Como quereis que os homens vos façam, fazei-lho vós também” e ”Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso” são os conteúdos fundamentais do texto evangélico. Jesus diz-me que, todos os acontecimentos do meu dia devem passar pelo crivo desta afirmação que tem os outros como centro e o Pai como modelo. A atitude para com o próximo determina o meu comportamento e o exemplo do Pai reclama de mim mais do que aquilo que seria justo em qualquer homem bom. A bondade, o amor, o altruísmo do cristão está marcado pelo sem limites da misericórdia do Pai.

Rezar a Palavra
“Sede!”. Pedes-me, Senhor, que construa a minha vida como um lugar onde eu sou, cada vez mais, aquilo que tu és. Olhar os outros e atendê-los naquilo que são as suas necessidades e urgências e responder positivamente aos seus pedidos, tomando os seus desejos como meus desejos e não olhar à condição que têm diante de mim, como amigos ou inimigos, é um desafio para que eu seja como tu. O meu coração não é capaz de agir com a mesma misericórdia que o Pai manifesta para comigo. Ensina-me, Senhor, a ir mais longe e ser como tu, misericórdia.

Compromisso
Vou rezar pelos meus inimigos, pelos que me querem mal, pelos que me tornam a vida mais difícil.

Fonte: ALiturgia




Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
Blogspot: Comunidade Santa Teresa de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário