sexta-feira, 27 de setembro de 2019

28/09/19 - MOMENTO COM DEUS - LECTIO DIVINA

Lectio Divina: Lucas 9,43b-45
Sábado, 28 de setembro de 2019
Tempo Comum

1) Oração Inicial
Oh Deus, que colocou a plenitude da lei no amor a Ti e ao próximo, concede-nos guardar seus mandamentos para alcançar a vida eterna. Por nosso Senhor.

2) Leitura
Do Evangelho de acordo com Lucas 9,43-45
43.Todos ficaram pasmados ante a grandeza de Deus. Como todos se admirassem de tudo o que Jesus fazia, disse ele a seus discípulos: 44.“Gravai nos vossos corações estas palavras: O Filho do Homem há de ser entregue às mãos dos homens!”. 45.Eles, porém, não entendiam essa palavra e era-lhes obscura, de modo que não alcançaram o seu sentido; e tinham medo de lhe perguntar a esse respeito.

3) Reflexão

• O evangelho de hoje nos fala sobre o segundo anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Os discípulos não entenderam a palavra na cruz, porque não são capazes de entender ou aceitar um Messias que se torna um servo dos irmãos. Eles continuam sonhando com um messias glorioso.

• Lucas 9,43b-44: O contraste. "Enquanto todos estavam maravilhados com tudo o que estava fazendo, Ele disse aos discípulos:" Coloque estas palavras em seus ouvidos: o Filho do Homem será entregue às mãos dos homens. "O contraste é muito grande. Por um lado, as pessoas vibram e admiram tudo o que Jesus disse e fez. Jesus parece corresponder a tudo o que as pessoas sonham, criam e esperam. Por outro lado, a afirmação de Jesus de que será preso e que será entregue nas mãos dos homens. Ou seja, a opinião das autoridades sobre Jesus é totalmente contrária à opinião do povo.

• Lucas 9,45: O anúncio da cruz. “Mas eles não entenderam o que eu estava dizendo; seu significado foi velado para que eles não entendessem e tivessem medo de perguntar sobre esse assunto. "E eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto". Os discípulos o ouviram, mas não entenderam as palavras da cruz. Mas, contudo, eles não pedem esclarecimentos. Eles têm medo de deixar sua ignorância surgir!

• O título de Filho do Homem. Esse nome aparece com muita frequência nos evangelhos: 12 vezes em João, 13 vezes em Marcos, 28 vezes em Lucas, 30 vezes em Mateus. Em tudo, 83 vezes nos quatro evangelhos. Jesus gostava de usar esse nome muito mais do que todos os outros. Este título vem do AT. No livro de Ezequiel, indica a condição muito humana do profeta (Ez 3,1.4.10.17; 4.1 etc.). No livro de Daniel, o mesmo título aparece em uma visão apocalíptica (Dan 7,1-28), na qual Daniel descreve os impérios dos babilônios, medos, persas e gregos. Na visão do profeta, esses quatro impérios têm a aparência de "animais monstruosos" (cf. Dan 7,3-8). São impérios animalescos, brutais e desumanos que perseguem, desumanizam e matam (Dan 7.21.25). Na visão do profeta, depois dos reinos anti-humanos, aparece o Reino de Deus que tem a aparência não de um animal, mas de uma figura humana, Filho do homem. Ou seja, é um reino com a aparência de pessoas, o reino humano, que promove a vida. Humanizar (Dan 7,13-14). Na profecia de Daniel, a figura do Filho do Homem representa, não um indivíduo, mas, como ele mesmo diz, o "povo dos santos do Altíssimo" (Dan 7.27; cf. Dan 7.18). São as pessoas que não se permitem ser desumanizadas, enganadas ou manipuladas pela ideologia dominante dos impérios animais. A missão do Filho do Homem, isto é, do povo de Deus, é realizar o Reino de Deus como um reino humano. Reino que não busca a vida, mas a promove! Humanizar as pessoas.

Ao se apresentar aos discípulos como o Filho do Homem, Jesus assume como sua própria esta missão que é a missão de todo o Povo de Deus. E é como dizer a eles e a todos nós: “Venha comigo! Esta missão não é apenas minha, ela pertence a todos nós. Vamos juntos cumprir a missão que Deus nos deu, realizar o Reino humano e humanizador que ele sonhava! ”E foi o que ele fez e viveu ao longo de sua vida, especialmente nos últimos trinta anos. O Papa Leão, o Grande, disse: "Jesus era tão humano, mas tão humano, como somente Deus pode ser humano". Quando mais humano, muito mais divino. Quando mais "filho do homem", mais "filho de Deus!" Tudo o que desumaniza as pessoas se afasta de Deus. Foi o que Jesus condenou, colocando o bem da pessoa humana como uma prioridade acima das leis, acima do sábado (Mc 2,27). Na época em que foi condenado pela corte religiosa do syedrio, Jesus assumiu esse título. Quando perguntado se ele era o "filho de Deus" (Mc 14,61), ele responde que ele é o "filho do homem": "Eu sou. E você verá o Filho do homem sentado à direita do Todo-Poderoso”(Mc 14,62). Por causa dessa alegação, ele foi declarado corredor da morte pelas autoridades. Ele próprio sabia disso, porque havia dito: "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate por muitos" (Mc 10,45).


4) Para reflexão pessoal
• Como você combina sofrimento e fé em Deus em sua vida?
• Com o tempo Havia contrastes de Jesus: as pessoas pensavam e esperavam de uma maneira, enquanto as autoridades religiosas pensavam e esperavam de outra maneira. Hoje existe o mesmo contraste.

5) Oração final
É eterna, Senhor, vossa palavra, 
tão estável como o céu. 
Vossa verdade dura de geração em geração, 
tão estável como a terra que criastes."
(Sl 119,89-90)





Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário