segunda-feira, 4 de novembro de 2019

04/11/19 - LECTIO DIVINA - MOMENTO ORANTE

SEGUNDA-FEIRA DA SEMANA XXXI DO TEMPO COMUM
Nov 4, 2019 | Anos Ímpares

LEITURA I ROM 11, 29-36
Irmãos: Os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis. Na verdade, vós fostes outrora desobedientes a Deus e agora alcançastes misericórdia, devido à desobediência dos judeus. Assim também eles desobedeceram agora, de modo que, devido à misericórdia obtida por vós, também eles alcancem agora misericórdia. Efetivamente, Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos. Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis os seus desígnios e incompreensíveis os seus caminhos! Quem conheceu o pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro? Quem Lhe deu primeiro, para que tenha de receber retribuição? D’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória a Deus para sempre. Amém.

Compreender a Palavra
Deus revela-se ao homem segundo critérios estranhos à sabedoria humana. Primeiro chamou os judeus e fez com eles uma aliança de amor. Depois revelou-se aos gentios anunciando-lhes o evangelho de Jesus Cristo porque os judeus se tinham recusado a aceitar aquele que lhes oferecia a salvação. A desobediência de uns é oportunidade para a salvação de outros. Quando os homens perceberem o que perdem quando rejeitam a misericórdia de Deus revelada em Cristo, todos virão ao encontro do Senhor que a ninguém falta com a sua misericórdia.

Meditar a Palavra
Paulo revela a condição de todo o homem diante de Deus. Todos somos desobedientes e, por isso, todos carentes de misericórdia. A salvação não é obra dos homens, mas fruto do amor misericordioso de Deus. Primeiro os judeus e depois os gentios, todos passaram da desobediência para a graça pela misericórdia de Deus revelada em Jesus Cristo. Uns e outros receberam de graça numa atitude pouco lógica para os homens mas muito coerente com a sabedoria de Deus. Ele confunde os sábios e domina os ímpios na sua astúcia e liberta os pequeninos revelando-lhes o seu amor. Também nós hoje somos salvos nesta sabedoria que é loucura e escândalos para aqueles que não conhecem a misericórdia de Deus.

Rezar a Palavra
Dói-me ver a grandeza do teu amor ser rejeitado por tantos homens que se creem donos de uma salvação sem Deus. Tu porém, Senhor, não te deixas vencer pela nossa incredulidade. Pela tua misericórdia, Senhor, manifesta-te em mim para que os meus irmãos te encontrem.

Compromisso
Reconheço que Deus se pode servir de mim para a salvação dos meus irmãos.

_________________________________

EVANGELHO: LC 14, 12-14
Naquele tempo, disse Jesus a um dos principais fariseus, que O tinha convidado para uma refeição: «Quando ofereceres um almoço ou um jantar, não convides os teus amigos nem os teus irmãos, nem os teus parentes nem os teus vizinhos ricos, não seja que eles por sua vez te convidem e assim serás retribuído. Mas quando ofereceres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás feliz por eles não terem com que retribuir-te: ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos». 

Compreender a Palavra
Jesus, convidado para uma refeição em casa de um homem rico, aproveita para falar sobre os critérios que devem levar à escolha dos convidados. Jesus está implicitamente a falar das qualidades do coração daquele que convida. É feliz aquele que tiver um coração capaz de escolher os mais pobres, os coxos, os cegos que não podem retribuir. Feliz é aquele que pensa nos últimos e não na recompensa ou retribuição, porque esse tem as qualidades necessárias para pertencer ao Reino de Deus, para participar na ressurreição dos justos.

Meditar a Palavra
O Reino de Deus tem critérios diferentes dos instituídos entre os homens. É por isso que muitas vezes nos situamos fora do Reino, mesmo estando dentro da Igreja. Fazemos parte de uma classe humana mas não adquirimos os critérios fundamentais do Reino como no-los apresenta Jesus. No Reino, o primeiro lugar é para os pobres, marginalizados, desprezados e esquecidos da sociedade. Jesus convida-me a alterar os meus critérios para que a minha vida se ajuste ao Reino de Deus e não ao reino fútil e interesseiro dos homens.

Rezar a Palavra
Senhor, tenho tantas coisas para mudar em mim. Fiz uma opção pelo Batismo que me situa como teu discípulo, mas adquiri uma maneira de pensar e de agir que pactua com situações de injustiça praticadas pelos homens. Também eu convido para a minha mesa aqueles que mais me agradam e que melhor servem aos meus interesses. Preciso vencer-me a mim mesmo nesta forma de pensar e agir, para poder situar-me nos critérios do teu Reino onde os últimos são os primeiros. Ensina-me a ser o último.

Compromisso
Vou estar atento para não passar à frente de ninguém, mas ao contrário, dar o meu lugar a outro se ele é dos esquecidos da sociedade.

Fonte: ALiturgia


Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
Blogspot: Comunidade Santa Teresa de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário