domingo, 24 de novembro de 2019

24/11/19 NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO CRISTO REI

DOMINGO XXXIV DO TEMPO COMUM: 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO CRISTO REI
Nov 23, 2019 | Ano C

MISTAGOGIA DA PALAVRA
Conclui-se hoje o ano litúrgico, em que temos celebrado o mistério de Cristo. A solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo coroa este percurso da vida do Senhor. Jesus reina a partir do trono da cruz, segundo as suas próprias palavras: “Quando for elevado da terra, atrairei tudo a Mim”. Tudo isto suscita uma pergunta inquietante: de que tipo é a soberania de Cristo, se se afirma numa situação tão humilhante para Ele­? A liturgia desta solenidade dá-nos a resposta.

A 1ª leitura é do Segundo Livro de Samuel. O rei David marca um período na história do povo judeu. Conseguiu a união do reino do Norte, tribos de Israel, e do Sul, tribos de Judá, e assim dá origem a um reino grande e potente. Esta unidade será desfeita com a morte de Salomão, sucessor de David. Mas o povo continua na esperança de reconstruir um dia o grande reino de David. Jesus é a resposta de Deus às orações e expectativas do povo. É Ele o Messias, o Rei que “dominará de uma outro mar, do grande rio até aos confins da terra”.

A 2ª leitura é de S. Paulo aos Colossenses. Cristo é rei do universo, centro de toda a criação. Por ele o mundo existe e é salvo; por Ele avança parta a paz estável e duradoira. Deus confirma o seu Filho na primazia que, pela criação e redenção, exerce sobre o cosmos e sobre os seres humanos.

A 3ª leitura é do Evangelho segundo S. Lucas. Jesus pregado na cruz revela-nos a sua verdadeira realeza. Junto da cruz está o povo, admirado, que não consegue compreender o projeto de Deus. Estão os chefes, os verdadeiros responsáveis. Zombam d’Ele: não é o rei que lhes agrada, é um derrotado, é incapaz de salvar, não desce da cruz. Mas Jesus revela-nos assim um Deus que ama todos, até mesmo quem O combate, que perdoa sempre, que salva, que Se deixa derrotar por amor. Para nós, um rei triunfa quando vence, derrota, humilha. Afinal Cristo triunfa no momento em que perde, no momento em que dá a vida. É Ele que reina por amor: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim”.

________________________________

A PALAVRA DO EVANGELHO
Diante da Palavra
Espírito Santo vem, renova-me por dentro e reina na minha vida.

Evangelho Lc 23, 35-43
Naquele tempo, os chefes dos judeus zombavam de Jesus, dizendo: «Salvou os outros: salve-Se a Si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito». Também os soldados troçavam d’Ele; aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam: «Se és o Rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo». Por cima d’Ele havia um letreiro: «Este é o Rei dos judeus». Entretanto, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-O, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva-Te a Ti mesmo e a nós também». Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: «Não temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício? Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo das nossas más acções. Mas Ele nada praticou de condenável». E acrescentou: «Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso». 


Irmãs e irmãos em Cristo, sejamos construtores do reino, no serviço fraterno e humilde como Cristo, que passou a sua vida fazendo o bem na alegria da entrega.

Interpelações da Palavra

«… os Judeus zombavam de Jesus… os soldados troçavam d’Ele… um dos malfeitores insultava-O…»

Lucas descreve com pormenores trágicos a agonia de Jesus no meio de zombaria, troça e insultos. Ninguém parece entender a Sua entrega. Ninguém consegue captar o Seu amor desbordante a todos. Ninguém vê no Seu rosto o olhar compassivo de Deus ao ser humano. 

Ao olhar para o crucificado deveríamos recordar instintivamente a dor e a humilhação de tantas vítimas desconhecidas, que ao longo da história, sofreram e sofrem esquecidas e ignorados por quase todos nós. O crucifixo está a desaparecer dos nossos lares e instituições, mas os “crucificados” continuam. Temos de aprender a venerar o crucificado nas vítimas inocentes da fome e das guerras, nas mulheres assassinadas pelos seus companheiros, pelos que se afogam na procura de uma situação mais estável.

«Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza»
Esta é precisamente a oração do malfeitor que crucificaram junto com Jesus. No momento de morrer aquele homem não encontra nada melhor que confiar-se inteiramente a Deus e a Cristo. Por isso, ensina-nos a olhar para Cristo com um olhar profundo, inspirado pelo Espírito Santo. Com a convicção de que este Cristo Jesus nos está abrindo o caminho do Reino y todos os que nos incorporamos nele, estamos chamados a um mesmo destino de vida e realeza.
A esperança de todos nós cristãos brota da confiança total em Deus, no Deus de Jesus Cristo. Toda a mensagem e conteúdo da vida de Jesus, morto violentamente pelos homens mas ressuscitado por Deus para a vida eterna, leva-nos a esta convicção: “A morte não tem a última palavra. Há um Deus empenhado em que os seus filhos e filhas conheçam a felicidade total acima de tudo, incluso acima da morte. Podemos confiar Nele.” 

«Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso». 
Já não importam os erros passados, a infidelidade ou a vida medíocre. Agora só conta a bondade e a força salvadora de Deus. Diante da morte, o crente sente-se indefeso e vulnerável como qualquer outro. Mas há alguma coisa que, desde o mais profundo, impele a fiar-se de Deus para além da morte. Este é o núcleo da fé cristã: deixar-nos amar por Deus até à vida eterna; e escutar esta promessa que tanto consola o crente: “Hoje estarás comigo no Paraíso.”

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Cristo Rei, reina em mim, nos momentos tristes e amargos;
Nos momentos de debilidade, de dúvida, de desânimo.
Reina em mim, Senhor, nos momentos de entrega, de amor, de perdão.
Reina no meu coração, para que a minha vida se assemelhe cada vez mais à tua
E possa ser de verdade um autêntico discípulo teu.

Viver a Palavra
Esta semana vou agradecer o ano que termina e pedirei ao Espírito a humildade de coração e a alegria do serviço.

Fonte: Aliturgia



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
Blogspot: Comunidade Santa Teresa de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário