domingo, 17 de novembro de 2019

17/11/19 - LECTIO DIVINA - MOMENTO ORANTE

DOMINGO XXXIII DO TEMPO COMUM

Nov 16, 2019 | Ano C


MISTAGOGIA DA PALAVRA
Quando se verificam perturbações políticas, quando há guerras, fome, e a situação de miséria se torna intolerável, difundem-se facilmente vozes sobre o fim do mundo. Os últimos tempos, para os autores do Novo Testamento, não são os que virão daqui a milhões de anos, mas aqueles que estamos a viver, aqueles que tiveram início com a Páscoa. Não é fácil entender o sentido daquilo que está a acontecer nestes últimos tempos. Demasiadas realidades permanecem envolvidas em mistério: desgraças, guerras, absurdos inexplicáveis, contradições, sinais de morte. Utilizando linguagem e imagens apocalípticas, Jesus quer tirar o véu que nos impede de ver o mundo com os olhos de Deus. Precisamos que a palavra de Cristo nos ilumine e, entre os rabiscos traçados pelos homens, nos permita ver os traços da obra-prima que o Senhor está a pintar.

A 1ª leitura, do Antigo Testamento, é do profeta Malaquias. É verdade que o povo de Israel está a viver circunstâncias dramáticas, mas não pode vacilar, é preciso continuar a ser fiel ao Senhor e bem cedo se verá a diferença entre o justo e o ímpio, entre quem serve a Deus e quem O não serve. As imagens coloridas não são para interpretar à letra. A ira de Deus não é senão uma expressão do seu irreprimível amor. O fogo não é ateado contra as pessoas, mas lançado contra tudo aquilo que impede a pessoa de viver: injustiça, inveja, avidez de riqueza, os ódios, as violências, a corrupção moral.

A 2ª leitura é de S. Paulo aos Tessalonicenses. Depois de afastar o rumor e a espera iminente da vinda de Cristo, Paulo enfrenta alguns membros dessa comunidade que se alheavam do trabalho diário, vivendo em ociosidade. Paulo é taxativo: “Quem não quer trabalhar também não deve comer”. E lembra o seu próprio exemplo de trabalho, a fim de não ser carga para ninguém.

A 3ª leitura é do Evangelho segundo S. Lucas. O que acontecerá no tempo que decorre entre a vinda do Senhor e o fim do mundo? Jesus responde a esta pergunta com linguagem apocalíptica. Serve-Se de imagens muito conhecidas naquele tempo para dizer aos seus discípulos que está iminente a passagem entre as duas épocas da história. É um anúncio de alegria e esperança: quem sofre a dor e espera o Reino de Deus deve saber que está para surgir a aurora de um novo, esplêndido dia. É por isso que Ele exorta os seus discípulos a não se assustarem. Mas não devem esperar triunfos, aplausos, aprovação das pessoas, mas as perseguições. Isso não será inútil. Deus guia os acontecimentos da vida das pessoas e orienta até mesmo os projetos dos maus para o bem dos seus filhos e a instauração do Reino.


A PALAVRA DO EVANGELHO
Diante da Palavra
Espírito Santo de Deus, invade o meu coração da certeza inabalável do Teu amor!


Evangelho Lc 21, 5-19
Naquele tempo, comentavam alguns que o templo estava ornado com belas pedras e piedosas ofertas. Jesus disse-lhes: «Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído». Eles perguntaram-Lhe: «Mestre, quando sucederá isto? Que sinal haverá de que está para acontecer?». Jesus respondeu: «Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis: é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim». Disse-lhes ainda: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em diversos lugares, fomes e epidemias. Haverá fenômenos espantosos e grandes sinais no céu. Mas antes de tudo isto, deitar-vos-ão as mãos e hão-de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho. Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas».

Caros amigos e amigas: O Evangelho deste domingo faz-nos um veemente apelo à firmeza convicta na fé e nos princípios que nos movem por dentro; ao testemunho corajoso e audaz e à perseverança e fidelidade, mesmo e sobretudo em situações adversas!

Interpelações da Palavra

FIRMEZA
“Tende cuidado; não vos deixeis enganar!” Jesus deixa-nos o alerta para não nos deixarmos levar ao sabor de qualquer vento que sopra! É fácil encontrarmos certezas dogmáticas, que à partida, se não estivermos seguros, também nos podem abalar. Não é difícil nos depararmos com o dilema entre o aceitar as certezas dos outros e o renunciarmos às nossas próprias convicções. É certo que a verdade não mora apenas e só na cabeça ou no coração do outro, nem pura e simplesmente na minha. Mas, se é importante reconhecer a parcela de verdade que está para além de mim, essencial é a confirmação da nossa fé em Jesus Cristo, para nos mantermos firmes e fiéis em todos os momentos da nossa vida.

TESTEMUNHO
Daqui brotam grandes oportunidades de testemunho: quer seja da vivência das convicções onde assenta a minha fé, quer seja da ousadia de reconhecer a riqueza de que os outros são donos.
Ser testemunho firme e autêntico da minha fé em contextos menos ortodoxos, menos conformes aos meus princípios, nem sempre é fácil, tão pouco atraente! É necessária uma fé firme, madura e comprometida. “Assim tereis ocasião de dar testemunho.” São tantos os exemplos que nos são legados, dia após dia, de gente que é capaz de dar a própria vida para testemunhar o seu amor incondicional por Jesus Cristo.

PERSEVERANÇA
Hoje, mais que nunca, a perseverança é um preciosíssimo dom de Deus. É também fruto das minhas conquistas e renúncias do dia-a-dia! Começar poderá estar ao alcance de muitos, chegar ao fim, já fará parte somente daqueles que forem capazes de canalizar todas as energias em direção ao objetivo que se pretende alcançar!
É fácil manter-se fiel, quando tudo está bem, quando o contexto até está de acordo com os meus princípios e desejos. O desafio começa a partir do momento em que a situação muda de cenário! Quando tudo parece contrário ao que penso, acredito e valorizo como bem maior tanto para mim como para os que me rodeiam. Mas é nesse preciso momento que sou chamada a perseverar, a ser fiel aos meus compromissos e desejos iniciais: “Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas”.

Rezar a Palavra

Senhor, dá-me uma fé firme em todos os momentos. 
Que seja capaz de dar testemunho do Teu grande amor por mim. 
Que a firmeza na fé seja o sustentáculo para dar testemunho 
e perseverar firme e fiel até ao fim.

Viver a Palavra
Firmeza, Testemunho e Perseverança! Tentarei avivar estes três pilares na minha vida!

Fonte: ALiturgia



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
Blogspot: Comunidade Santa Teresa de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário