sexta-feira, 15 de novembro de 2019

15/11/19 - LECTIO DIVINA - MOMENTO ORANTE

SEXTA-FEIRA DA SEMANA XXXII DO TEMPO COMUM
Nov 14, 2019 | Anos Ímpares

SABEDORIA 13, 1-9
Todos os homens que vivem na ignorância de Deus são verdadeiramente insensatos, porque, pelos bens visíveis, não foram capazes de conhecer Aquele que é, nem reconheceram o Artífice, pela consideração das suas obras. Mas foi o fogo, o vento, o ar ligeiro, o ciclo dos astros, a água impetuosa ou os luzeiros do céu que eles tomaram como deuses e senhores do mundo. Se, fascinados pela beleza das coisas, as tomaram por deuses, reconheçam quanto é mais excelente o seu Senhor, pois foi o Autor da beleza que as criou. Se o que os impressionou foi a sua força e energia, compreendam quanto é mais poderoso Aquele que as fez. Porque a grandeza e a beleza das criaturas, conduzem, por analogia, à contemplação do seu Autor. Contudo, esses homens incorrem apenas em ligeira censura, porque talvez se extraviem, buscando a Deus e desejando encontrá-lo: ocupados na investigação das suas obras, deixam-se seduzir pelas aparências, pois são belas as coisas que veem. Mas nem esses têm desculpa: se conseguiram obter tanta ciência que podem examinar o mundo, como não encontraram mais depressa o Senhor do mundo?

Compreender a Palavra
O autor do livro da Sabedoria assume-se do lado daqueles que acreditam que o homem pode chegar ao conhecimento de Deus através da criação. Efetivamente a beleza das obras criadas, o poder e a energia com que se manifestam aos nossos sentidos, não nos pode levar a esquecer o seu autor. Maravilhar-se com a beleza e poder da criação e esquecer que tudo isso lhes vem daquele que as criou é enganar-se a si mesmo e falsear a verdade. Poderíamos desculpar a insensatez daqueles que, procurando a Deus, seguiram pelo caminho da investigação científica e se enganam extasiados pela contemplação das criaturas. Mas, conclui, se são tão inteligentes para as coisas do mundo como é que são lentos para o encontro com Deus?

Meditar a Palavra
Gosto de contemplar o mar, o nascer do sol, saborear a brisa da tarde, o cheiro de uma flor o cantar dos passarinhos, o voo de uma águia. Deixo-me fascinar pelos mistérios da criação, o calor do sol, a força das águas, o ímpeto do vento, a grandeza dos oceanos e a imensidão do céu. Fico seduzido por tanta beleza, tanta força, tanto poder e mistério. Olhar a criação é um delírio interior que me faz sentir pequeno diante de tão prodigiosa harmonia. Nela posso ver o dedo, o olhar, o coração do seu autor. Não me é possível olhar o mundo sem contemplar a presença de Deus que tudo criou e me criou para me embriagar do fascínio das suas obras. De facto, seria insensato se em vez do criador, o meu coração, amasse e adorasse acima de tudo as criaturas pelo facto de a sua beleza e o seu poder exercerem sobre mim uma atração sedutora em vez de amar aquele que as concebeu para minha alegria.

Rezar a Palavra
Eu te adoro, Senhor, e te amo nas coisas que criaste para mim. Sinto a tua presença em cada flor e o teu olhar nos seres vivos que comigo contemplam a beleza dos campos e o azul do céu. Esquecer-te na minha contemplação da natureza seria perder o mistério que nelas se revela e amputar a certeza de também ter sido criado pelo mesmo amor que posso ver na harmonia do universo. Que os meus olhos não deixem de contemplar-te nem o meu coração de te amar.

Compromisso
Procurar a Deus na contemplação da natureza como reconhecimento do amor de Deus para comigo.

___________________________

EVANGELHO: LC 17, 26-37
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como sucedeu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem: Comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio, que os fez perecer a todos. Do mesmo modo sucedeu nos dias de Ló: Comiam e bebiam,compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus mandou do céu uma chuva de fogo e enxofre, que os fez perecer a todos. Assim será no dia em que Se manifestar o Filho do homem. Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver coisas em casa não desça para as tirar; e quem estiver no campo não volte atrás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procurar salvar a vida há-de perdê-la e quem a perder há-de salvá-la. Eu vos digo que, nessa noite, estarão dois num leito: um será tomado e o outro deixado; estarão duas mulheres a moer juntamente: uma será tomada e a outra deixada». Então os discípulos perguntaram a Jesus: «Senhor, onde será isto?». Ele respondeu-lhes: «Onde estiver o corpo, aí se juntarão os abutres».

Compreender a Palavra
Jesus fala ainda no contexto da pergunta feita pelos judeus sobre o tempo em que virá o Reino de Deus. Nesta resposta Jesus apresenta os exemplos de Noé e de Ló, como aqueles, os únicos, que entenderam os sinais reveladores da manifestação de Deus. Todos os outros gastaram a vida toda comendo e bebendo, comprando e vendendo. Quando vier o Filho do Homem, que é como quem diz, quando se manifestar o Reino de Deus com toda a sua força, também haverá aflição para quantos, entretidos com as coisas do mundo, sem prestarem atenção aos sinais de Deus, não tiverem sabido escolher a verdadeira vida. O exemplo da mulher de Ló é importante porque ele, ao contrario dos outros, não seguiu as indicações dos mensageiros de Deus. A pergunta dos discípulos mostra que também eles ainda não tinham entendido que o lugar destes acontecimentos não é o mais importante para quem lê os sinais de Deus.

Meditar a Palavra
O tempo é breve e a responsabilidade diante de Deus é grande. Gastar a vida sem atender ao mais importante é insensatez que leva a desgraça e os abutres gostam da desgraça. Ali, onde está um homem distraído do essencial, espreita o perigo que conduz à morte mesmo para quem procura ganhar a vida. A chamada de atenção de Jesus é preocupante. Também eu posso distrair-me com a comida e a bebida e encontrar nas relações humanas o mais importante da minha vida. Se me perder dos sinais posso não saber o caminho para onde seguir. As distrações pagam-se caro como aconteceu com a mulher de Ló. Lançar-se nas coisas do Reino e olhar para traz é sinal de incompetência, como diz Jesus em outra parte. Por outro lado os sinais do Reino manifestam-se dentro de nós e exigem uma resposta interior. Estarão duas mulheres a fazer a mesma coisa, mas o destino delas não é igual, porque os sinais das suas vidas não são os mesmos. Por fora, tudo parece igual, mas por dentro é grande a diferença.

Rezar a Palavra
Senhor, não permitas que me deixe confundir a ponto de me tornar repasto dos abutres vigilantes e sempre prontos a devorar os restos mortais do que podia ser uma vida feliz. Dá-me a sabedoria para discernir e reconhecer os sinais que me envias para seguir pelo caminho do Reino.

Compromisso
Vou verificar as atitudes interiores com que decido e faço escolhas para a minha vida.

Fonte: ALiturgia



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
Blogspot: Comunidade Santa Teresa de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário