terça-feira, 10 de março de 2020

São José fundador e pai do Carmelo Descalço (Parte I)


O título desta lição é: “São José Fundador e Pai do Carmelo Teresiano”. Nela, depois de uma breve introdução, uma ficha teológica, e a reflexão feita pelos teólogos ao longo da história da Igreja, refiro-me particularmente às relações de São José com Santa Teresa e desta com São José; à experiência mística tida com o Santo Patriarca; exponho brevemente as ideias fundamentais do cap. VI de sua Autobiografia; as expressões de sua devoção e amor a São José, como são a titulação de seus conventos, as imagens ou esculturas que levava para eles, a celebração da festa da Solenidade de São José, etc.; para concluir com a projeção desta devoção de Santa Teresa no Carmelo Teresiano, que floresceu de maneira singularíssima e realmente admirável em tantos santos e santas, como em vários carmelitas e devotos que se consagraram a São José com filial amor.

I. INTRODUÇÃO

A presença, tão fortemente destacada por São Mateus e canonizada pelo Espírito Santo, de São José na Igreja de Deus como homem justo, verdadeiro esposo de Maria e pai singular e virginal de Jesus, pelo qual de algum modo passam os desígnios de Deus sobre a humanidade salva, esteve silenciada nos primeiros séculos de sua existência, como silencioso foi sempre o santo do silêncio, de quem não se conserva nem uma só palavra. É sua própria pessoa a palavra eloquente e potentíssima. Com o transcorrer dos séculos essa presença foi despertando e abrindo caminho, como ele merece. Não é possível sequer apontar as datas precisas do aparecimento desta presença, que também se fez silenciosa mas irresistível. Basta recordar que um desses momentos culminantes, em que aparece pujante e arrebatadora a presença de São José na Igreja, foi com Santa Teresa de Jesus.

Para destacar a força da presença de São José na Igreja, podemos revisar as muitas famílias religiosas a ele consagradas; os sermões e livros que lhe foram dedicados; as centenas de igrejas erigidas em sua honra, sendo raras aquelas onde não está presente em alguma escultura ou quadro; as milhares de pessoas que levam ou levaram seu nome neste mundo; as muitíssimas confrarias, fundadas sob seu nome e animadas por seu patrocínio; a numerosa série de textos papais exaltando a sua figura; as milhares de páginas sobre São José escritas por diversos santos e autores espirituais, que formariam um magnífico compêndio josefino. Basta recordar, como último elo de uma longa história Josefina na Igreja, sua presença e atuação no Concílio Vaticano II, que tanta repercussão teve e continua tendo na vida eclesial. João XXIII na Constituição apostólica “Humanae Salutis” com a qual convoca o concílio, confia-o a São José. E no discurso conclusivo da última sessão expressa essa mesma confiança: “Esteja sempre conosco a Virgem Maria; e do mesmo modo São José, seu castíssimo esposo, patrono do Concílio ecumênico, cujo nome agora brilha no cânone da Missa; acompanhe-nos no caminho, ele que foi dado por Deus como companheiro e auxiliador da família nazaretana”. O ápice desta trajetória é a Exortação Apostólica de João Paulo II, “Redemptoris Custos”, sobre a figura e missão de São José na vida de Cristo e da Igreja, de 15 de agosto de 1989.


Nenhum comentário:

Postar um comentário