sábado, 3 de agosto de 2019

Momento com Deus - Lectio Divina - 03/08/19

2019-08-03 T C 17ª SEMANA 1ª DO SALTÉRIO 
Sábado – Ano C – Liturgia Diária

ORAÇÃO DO DIA
Pai, na qualidade de discípulo de teu Filho Jesus, quero inspirar-me na coragem inabalável de João Batista, denunciando profeticamente a prepotência dos grandes.
                                                              
TEXTO DO EVANGELHO: Mt 14,1-12
1 Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2 Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3 De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4 Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5 Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6 Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Hero¬díades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7 que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8 Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9 O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10 E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11 Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12 Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.  
                                                                                     
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
João Batista foi decapitado. Os discípulos de João sepultaram o corpo e relataram a Jesus o acontecido. O fato é histórico, os pormenores não. Os relacionamentos familiares dos descendentes de Herodes Magno são bastante complicados. O local da morte do Batista não está bem definido e a razão de sua morte não está necessariamente ligada ao mal – estar de Herodíades. A verdade é que João aparece como um homem sério, que procura devolver a seu povo a retidão dos caminhos do Senhor. Não receia censurar quem o procura para o batismo e critica o comportamento do rei Herodes. O dia do Senhor, anunciado pelos profetas, estava próximo. João queria o povo preparado para esse dia (Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas).
                                                                                                                                         
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que nos fala ao coração. No testemunho de João Batista, encontraremos a prefiguração da paixão e morte de Jesus.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Por que Herodes identifica Jesus com João Batista? Qual é a relação entre eles? Quem é João Batista? Qual é o motivo da morte de João Batista?

“Ao longo de toda a vida terrestre de Jesus, as pessoas se perguntam sobre sua identidade e origem. De certo modo, a pergunta ‘quem é Jesus?’ perpassa todo o evangelho e deve acompanhar o leitor. As tentativas de resposta, à exceção de uns poucos personagens do evangelho, não alcançam a verdadeira identidade de Jesus. A incompreensão e a incredulidade impedem de penetrar profundamente no seu mistério. João Batista, precursor do Messias, é o mártir da moral. Foi preso e decapitado por denunciar uma união ilegal entre Herodes e Herodíades. Herodes, Lucas se encarregou de caracterizá-lo como ‘malfeitor’ (Lc 3,19-20); Herodíades parece ser uma mulher dominada por paixões e com forte espírito de vingança. É ela quem exige a morte de João no vácuo de uma atitude primária, motivada pelo encanto e desvario de Herodes com relação à filha de Herodíades. A amante de Herodes quer eliminar a voz que denuncia o seu mal. O poder de Herodes contrasta com o poder de Jesus: o poder que Herodes exerce exclui e mata; o poder de Jesus faz viver e suscita o gosto pela vida, pois é o poder do amor. Parece que o sofrimento, a prisão injusta e a morte de João prefiguram a paixão e morte de Jesus Cristo. João e Jesus, tidos como profetas, tiveram a sorte dos profetas” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Qual palavra do Evangelho encontrou sintonia com a sua vida? Quais sentimentos o texto desperta em você? Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração.

“Herodes está atormentado com a possibilidade de João Batista ter ressuscitado e vindo para se vingar. De fato, Herodes mandou decapitar João Batista por causa de uma menina mimada que pedira a cabeça dele numa bandeja. Essa crise de Herodes deve-se à fama de Jesus que chegara ao seu ouvido. Herodes está sofrendo com sua consciência por ter matado um profeta, um homem de bem, um consagrado do Senhor. Seu castigo foi o remorso. Geralmente, o remorso leva a um arrependimento, mas, no caso de Herodes, era apenas pavor, medo de ser castigado ainda em vida. Os discípulos de João, muito tristes, foram contar tudo para Jesus, o que o impulsiona à missão. É como se ele dissesse: ‘Agora é hora de agir!’” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender do mistério de Cristo e apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, buscando, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança e ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Fonte: Paulinas




Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário