terça-feira, 20 de agosto de 2019

Momento com Deus - Lectio Divina - 20/08/19


TERÇA-FEIRA DA SEMANA XX DO TEMPO COMUM
Ago 20, 2019 | Anos Ímpares



LEITURA I JZ 6, 11-24A
​​​​​​Naqueles dias, o Anjo do Senhor veio sentar-se debaixo do carvalho de Ofra, que pertencia a Joás, da família de Abiezer. Seu filho Gedeão estava a malhar trigo no lagar, para o esconder dos madianitas. O Anjo do Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: «O Senhor está contigo, valente guerreiro». Gedeão respondeu-lhe: «Perdão, meu senhor. Se o Senhor está connosco, porque nos têm sucedido todas estas desgraças? Onde estão todos esses prodígios, que os nossos pais nos contaram, dizendo: ‘O Senhor libertou-nos da terra do Egito’? Mas agora o Senhor abandonou-nos e entregou-nos nas mãos de Madiã». Então o Senhor voltou-Se para ele e disse-lhe: «Vai com essa tua força salvar Israel das mãos de Madiã. Não sou Eu que te envio? ». Gedeão respondeu: «Perdão, meu Senhor. Como poderei salvar Israel? A minha família é a mais humilde de Manassés e eu sou o último da casa de meu pai». O Senhor disse-lhe: «Eu estarei contigo e tu vencerás Madiã como se ele fosse um só homem». Disse Gedeão: «Se encontrei graça a vossos olhos, dai-me um sinal de que sois Vós que me falais. Não Vos afasteis daqui, até que eu volte para junto de Vós, trazendo a minha oferta, para a colocar na vossa presença». O Senhor respondeu: «Ficarei até que voltes». Gedeão entrou em casa, preparou um cabrito e com uma medida de farinha fez pães ázimos. Colocou a carne num cesto, deitou o molho num tacho, levou tudo para debaixo do carvalho e ofereceu-lhe. Disse-lhe o Anjo do Senhor: «Toma a carne e os pães ázimos, coloca-os sobre essa pedra e derrama o molho sobre eles». Gedeão assim fez. O Anjo do Senhor estendeu a ponta da vara que tinha na mão e tocou na carne e nos pães ázimos. Saiu então fogo da rocha e consumiu a carne e os pães. E o Anjo do Senhor desapareceu da sua vista. Gedeão reconheceu que era o Anjo do Senhor e disse: «Ai de mim, Senhor Deus! Eu vi face a face o Anjo do Senhor». Mas o Senhor respondeu-lhe: «A paz esteja contigo. Não tenhas medo, porque não morrerás». Gedeão ergueu ali um altar ao Senhor e chamou-lhe «O Senhor é a paz».

Compreender a Palavra
O chamamento de Gedeão está repleto de elementos curiosos que mostram a delicadeza da relação de Deus com o homem, mesmo quando o homem se mostra duro de coração. O Anjo do Senhor veio sentar-se. Este detalhe revela a atitude serena com que Deus se coloca ao nosso lado na vida. Sentado ali onde estava Gedeão a malhar o trigo. “O Senhor está contigo” são palavras que se repetem na Sagrada Escritura para alguns personagens, de entre os quais, sobressai Maria. Não é fácil para Gedeão aceitar que o Senhor esteja com o seu povo dada a desgraça em que caiu. Ele recebeu dos seus pais, como herança, a fé num Deus que libertou o seu povo do Egito, mas agora esse Deus abandonou-os. Deus precisa daquela força de Gedeão. Força que ele usa para se revoltar, para se indignar com a situação em que se encontra. “Vai com essa tua força salvar Israel das mãos de Madiã”. Mas, como pode ele salvar este povo? “Não sou eu que te envio? … Eu estarei contigo e tu vencerás Madiã como se ele fosse um só homem. Gedeão reconheceu que era o Anjo do Senhor.

Meditar a Palavra
No meio das desgraças facilmente caímos no desânimo e esquecemos o que o Senhor fez por nós julgando que Ele nos abandonou. A verdade é que o Senhor, não só não se esquece como está atento para nos salvar das mãos dos nossos inimigos e de tudo o que nos impeça de caminhar na alegria. O Senhor senta-se a nosso lado, fala aos nossos corações, recorda a aliança que fez conosco e desperta em nós a força com que havemos de por em ação o que é necessário para fazer o que nos resta do caminho para ele.

Rezar a Palavra
Senta-te comigo, Senhor, neste lugar que sou eu onde os trabalhos da vida se tornam a única ocupação e consolo para o espírito. Senta-te comigo e fala ao meu coração. Anima o meu coração perdido, dá força aos meus pés e às minhas mãos para não me perder no desalento. Mostra que a vitória não depende das minhas forças mas da tua ação em meu favor.

Compromisso
Confiar na voz do Senhor que me alenta no meio dos desânimos da vida.

__________________________________

EVANGELHO: MT 19, 23-30
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade vos digo: Um rico dificilmente entrará no reino dos Céus. É mais fácil passar um camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos ficaram muito admirados e disseram: «Quem poderá então salvar-se? ». Jesus olhou para eles e respondeu: «Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível». Então Pedro tomou a palavra e disse-Lhe: «Nós deixamos tudo para Te seguir. Que recompensa teremos? ». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: No mundo renovado, quando o Filho do homem vier sentar-Se no seu trono de glória, também vós que Me seguistes vos sentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros».

Compreender a Palavra
Jesus ensina os seus discípulos a perceber que a riqueza pode ser um obstáculo para entrar no reino dos céus se lhe entregarmos o coração. Os bens deste mundo são bons e criados por Deus, mas não podem tomar o lugar de Deus nem podem impedir o discípulo de seguir o seu Senhor. A recompensa para quem deixa tudo e segue Jesus não se recebe aqui neste mundo.

Meditar a Palavra
Compreendo as palavras de Jesus mas sei que o meu coração ainda deseja a facilidade que se pode obter com o dinheiro. Preciso educar o coração com a palavra de Jesus para que ele deseje o amor a Deus e o seguimento de Jesus pobre e humilde acima dos interesses deste mundo.

Rezar a Palavra
Senhor, apetece-me fazer a oração do pobre que diz “não me dês riqueza para que julgue poder tudo sozinho no meu orgulho e não me deixes cair na miséria para que não me revolte contra ti. Mostra-me o justo valor das coisas e sobretudo, dá-me um coração capaz de procurar o reino.

Compromisso
Vou estar atento ao Senhor que fala ao meu coração.







Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
Blogspot: Comunidade Santa Teresa de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário