quinta-feira, 8 de agosto de 2019

OITAVO DIA DA NOVENA A SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ (EDITH STEIN)


“O nosso amor pelo próximo é a medida do nosso amor a Deus. Para os cristãos, ninguém é ‘estrangeiro’. O amor de Cristo não conhece fronteiras”.


Reflexão
Porque era judia, Santa Teresa Benedita da Cruz foi deportada juntamente com a irmã Rosa e muitos outros judeus dos Países Baixos para o campo de concentração de Auschwitz, onde com eles encontrou a morte nas câmaras de gás. Hoje recordamo-nos de todos com profundo respeito. Poucos dias antes da sua deportação, a quem lhe oferecia uma possibilidade de salvar a vida, a religiosa respondera: ‘Não o façais! Por que deveria eu ser excluída? A justiça não consiste acaso no fato de eu não obter vantagem do meu batismo?’

Doravante, ao celebrarmos a memória da nova Santa, não poderemos deixar de recordar todos os anos... aquele atroz plano de eliminação de um povo, que custou a vida a milhões de irmãos e irmãs judeus. O Senhor faça brilhar o seu rosto sobre eles, concedendo-lhes a paz (cf. Nm 6, 25s.).

Por amor de Deus e do homem, lanço de novo um premente brado: nunca mais se repita uma semelhante iniciativa criminosa para nenhum grupo étnico, povo e raça, em qualquer recanto da terra! É um brado que dirijo a todos os homens e mulheres de boa vontade; a todos aqueles que creem no Deus eterno e justo; a todos aqueles que se sentem unidos em Cristo, Verbo de Deus encarnado. Aqui, todos nós devemos ser solidários: é a dignidade humana que está em jogo. Só existe uma única família humana. É isto que essa Santa afirmou com grande insistência” (São João Paulo II).

Oração:
Senhor, Deus dos nossos pais, que conduzistes Santa Teresa Benedita à plenitude da ciência da Cruz no martírio, concedei, por sua intercessão, as graças que confiantemente vos suplicamos nesta Novena.
Pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Santa Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós.





Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares

Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo


Nenhum comentário:

Postar um comentário