terça-feira, 13 de agosto de 2019

Momento com Deus - Lectio Divina - 13/08/19


TERÇA-FEIRA DA SEMANA XIX DO TEMPO COMUM

Ago 13, 2019 

LEITURA I DEUT 31, 1-8

Naqueles dias, Moisés dirigiu estas palavras aos filhos de Israel: «Tenho hoje cento e vinte anos; já não posso ir e vir. Além disso, o Senhor disse-me: ‘Não passarás o Jordão’. É o Senhor, vosso Deus, que há-de passá-lo à vossa frente, Ele é que destruirá as nações que tendes diante de vós e as conquistará. Josué irá à vossa frente, como disse o Senhor. O Senhor tratará essas nações como tratou os reis amorreus Sicon e Og e as suas terras que arrasou. O Senhor vo-las entregará nas vossas mãos e vós as tratareis em tudo segundo as ordens que vos dei. Sede fortes, sede valorosos, não receeis nem tremais diante deles. O Senhor, vosso Deus, irá convosco e não vos desamparará nem abandonará». Depois Moisés chamou Josué e disse-lhe na presença de todo o Israel: «Sê forte e valoroso, porque hás-de entrar com este povo na terra que o Senhor jurou dar a seus pais; és tu que o introduzirás nessa herança. O Senhor avançará à tua frente e estará contigo; não te desamparará nem te abandonará. Não temas nem te assustes».

Compreender a Palavra
Moisés passa o testemunho a Josué. Estando no fim da vida, Moisés, reúne o povo e informa-o sobre a decisão do Senhor de não o deixar entrar na terra prometida e de colocar à frente do povo como chefe, Josué que tem acompanhado Moisés nesta missão. Moisés dirige palavras de conforto e confiança ao povo para não se deixar amedrontar diante das dificuldades pois será o Senhor que irá à frente a derrotar os inimigos e a abrir caminho para o povo passar. Também a Josué conforta e anima com palavras semelhantes. «Sê forte e valoroso, porque hás de entrar com este povo na terra que o Senhor jurou dar a seus pais; és tu que o introduzirás nessa herança. O Senhor avançará à tua frente e estará contigo; não te desamparará nem te abandonará. Não temas nem te assustes».

Meditar a Palavra
A nossa vida enfrenta muitas batalhas, muitos desafios como o povo que vem do Egito à procura de uma terra onde habitar e que Deus lhe prometeu. Deus prometeu mas os outros povos não sabem nem deixam. Também nós temos uma promessa mas até alcançarmos a terra que o Senhor nos oferece temos que travar grandes batalhas, umas conhecidas e outras que nos apanham desprevenidos. Diante de todas as batalhas somos chamados à confiança que encontramos nas palavras de Moisés: «Sê forte e valoroso, … o Senhor avançará à tua frente e estará contigo; não te desamparará nem te abandonará. Não temas nem te assustes».

Rezar a Palavra
Nada temo, Senhor, porque vós estais comigo. Que a certeza da tua presença seja a força que me mantém firme diante dos inimigos com quem tenho que me debater no caminho da vida. Eles nada podem contra ti e eu confio que sairei vitorioso de todas as batalhas.
Compromisso
Ponho a minha confiança no Senhor que me faz forte.

________________________

EVANGELHO: MT 18, 1-5.10.12-14

Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe: «Quem é o maior no reino dos Céus? ». Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus. Quem for humilde como esta criança, esse será o maior no reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim. Vede bem. Não desprezeis um só destes pequeninos. Eu vos digo que os seus Anjos vêem constantemente o rosto de meu Pai que está nos Céus. Jesus disse ainda: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada? E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos».

Compreender a Palavra
O texto circula à volta da pergunta dos discípulos que se interrogam sobre quem é o maior no reino dos Céus. Na resposta de Jesus podemos definir três tempos. Primeiro, coloca uma criança no meio deles e com esse gesto faz dela o centro das atenções. Os que pretendem ser grandes no reino dos céus hão-de converter-se e ser humildes como as crianças. Em segundo não basta ser como criança mas é necessário acolher os pequeninos e não os desprezar. E, finalmente, conta uma parábola para mostrar que o Pai quer que todos se salvem e que ninguém, nem os mais pequenos, se percam.

Meditar a Palavra
A resposta de Jesus aos apóstolos coloca em evidência a preocupação comunitária para com os pequenos. Muitas vezes os simples, os pequenos, os pobres e os pecadores são desprezados pela comunidade em geral. A atitude do cristão não pode ser a de se julgar mais que os outros nem a de querer ocupar o primeiro lugar julgando-se mais do que todos. Entrar no reino exige a conversão do coração até ao ponto de aceitar e acolher os mais pequenos, os desprezados pelo mundo. O reino é lugar de salvação e Deus quer que todos se salvem. As atitudes da comunidade não podem excluir os mais pequenos mas acolher e procurar para salvar, como o Pai.

Rezar a Palavra
Senhor, acolher uma criança é, em geral, fácil porque a sua beleza cativa. Difícil é acolher os outros, os pequenos, os pobres e os pecadores. Tu foste acusado de comer com os pecadores e nós temos medo de ser identificados com eles. Fugimos o mais que podemos do convívio daqueles que andam nas bocas do mundo. Ainda não convertemos o coração para desejarmos acolher estes, os últimos dos reinos da terra, mas que são os maiores no reino dos Céus. Ensina-me, Senhor, este amor que leva o Pai a procurar a ovelha que se perdeu.

Compromisso
Vou amar o irmão rejeitado pelo mundo.





Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares

Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo




Nenhum comentário:

Postar um comentário