segunda-feira, 5 de agosto de 2019

QUINTO DIA DA NOVENA A SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ (EDITH STEIN)


Debaixo da cruz, compreendi a sorte do povo de Deus... Efetivamente, hoje conheço muito melhor o que significa ser a esposa do Senhor no sinal da Cruz. Mas dado que se trata de um mistério, isto jamais poderá ser compreendido somente com a razão».

Reflexão
“Santa Teresa Benedita da Cruz ensina-nos que o amor a Cristo passa através da dor. Quem ama verdadeiramente não se detém diante da perspectiva do sofrimento: aceita a comunhão na dor com a pessoa amada... Pouco a pouco, o mistério da Cruz impregnou toda a sua vida, até a impelir rumo à oferta suprema. Como esposa na Cruz, a Irmã Teresa Benedita não escreveu apenas páginas profundas sobre a ‘ciência da cruz’, mas percorreu até ao fim o caminho da escola da Cruz. Muitos dos nossos contemporâneos quereriam fazer com que a Cruz se calasse. Mas nada é mais eloquente que a Cruz que se quer silenciar! A verdadeira mensagem da dor é uma lição de amor. O amor torna o sofrimento fecundo e este aprofunda aquele. Através da experiência da Cruz, Edith Stein pôde abrir um caminho rumo a um novo encontro com o Deus de Abraão, Isaac e Jacob, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. A fé e a cruz se revelaram inseparáveis. Amadurecida na escola da Cruz, ela descobriu as raízes às quais estava ligada a árvore da própria vida” (São João Paulo II).

Oração:
Senhor, Deus dos nossos pais, que conduzistes Santa Teresa Benedita à plenitude da ciência da Cruz no martírio, concedei, por sua intercessão, as graças que confiantemente vos suplicamos nesta novena.
Pedimos por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Santa Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós.



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares

Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário