sábado, 24 de agosto de 2019

Momento com Deus - Lectio Divina - 24/08/19


Evangelho segundo S. Lucas, 13, 22-30
“Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam? ». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, Senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo, e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade. Aí haverá choro e ranger de dentes, quanto virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Hão-de vir do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos serão dos primeiros e primeiros serão dos últimos’”. 

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo Senhor, santa alegria! Hoje, Jesus exorta-nos a sermos coerentes: se queremos “entrar” na Sua amizade, procuremos conhecê-lo de verdade e esforcemo-nos por viver com Ele e como Ele!
Interpelações da Palavra

“Jesus dirigia-Se para Jerusalém…”: Eis Jesus, o Senhor dos Céus, caminhando sobre a terra! E, sempre com a aquela ‘determinada determinação’ de nos doar a Sua Vida, a Vida da Jerusalém celeste! … Por isso, caminha conosco na nossa Jerusalém, aqui na terra! Sim, Deus é um Deus escondido, mas quer dar-Se a conhecer em Jesus! E “ensinava nas cidades e aldeias por onde passava”: passando no mundo fazendo o bem e mostrando-Se como o Caminho, Jesus ensina-nos a Verdade e oferece-nos a Vida, a Salvação!

“São poucos os que se salvam?” Neste caminhar, surgem perguntas que andam à volta do essencial! Ou porque ainda desconhecemos, no concreto da vida, o que é o essencial ou porque não queremos esforçar-nos em nos comprometer com o essencial. Mas, naquele tempo, diante dos 613 preceitos em que tinham sido multiplicados os 10 Mandamentos da Lei, é compreensível a confusão! Isto é, era fácil entender a Salvação, como uma recompensa só para os poucos que conheciam tão grande enredo de detalhes normativos! Hoje, chegada a plenitude dos tempos com Jesus, Ele não veio abolir a Lei mas completá-la e resume-a num só mandamento: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!’ Mais simples, mas não mais fácil! Exige esforço! Exige viver, na carne, a fé no Filho de Deus!

‘Esforçai-vos por entrar pela porta estreita’. Que porta estreita é esta?  É aquele espaço profundo do nosso coração! Ali onde se faz a passagem dum coração tacanho, que cumpre com rigor todos os preceitos por temor, ou de um coração que ama por medida à espera de retribuição, para um coração que se abre ao Infinito Amor de Jesus, que se deixa amar por Jesus para amar tudo e todos com o Seu Amor! É ali, naquele ponto do Encontro, na oração, na sua Presença silenciosa, muitas vezes obscura e escondida, outras vezes radiosa, onde, na fé, Jesus transforma:
  – as nossas presunções e falsas garantias (‘Abre-nos Senhor’) e nos modela na feliz pobreza de espírito e na humildade;
  – as nossas superficialidades (‘Comemos e bebemos contigo, e tu ensinaste nas nossas praças’) e nos leva à profundidade de O conhecer e reconhecer como, onde e em quem Ele quiser!
  – as nossas incoerências (‘Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’) e nos reconduz à serena, justa e pacífica harmonia, entre o que somos e o que fazemos, com tudo e com todos os que nos rodeiam no quotidiano da vida.

Conhecer Jesus, não é fazer muitas coisas religiosas e piedosas, passar por todas as etapas da catequese, ir à missa aos domingos e dias santos de guarda! … Agrada a Jesus, rezar muitos Pai Nossos e não tratar os outros como irmãos? Ou comungar muitas vezes e não viver ao serviço dos irmãos? Ou ainda, vestir um Hábito e não transbordar a alegria dum apaixonado por Jesus? ‘Repito que não sei donde sois.’ Palavras duras de Jesus, porque nos ama! Precisamos de nos dispor a conhecê-LO. Conhecer Jesus é deixar-se amar por Ele, para depois amar com o seu Amor. ‘Amar é dar tudo e dar-se a si mesmo’, como Ele! Por isso, ‘há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos’!

Rezar a Palavra
Jesus, quero passar a minha vida a escutar-Te,
para Te conhecer, sempre um pouco mais e mais, tanto quanto é possível nesta vida!
Escutar-Te para Te conhecer e conhecer-Te para desejar o que Tu desejas,
para pensar como Tu pensas, para sentir como Tu sentes,
para, como Tu, cumprir a vontade do Pai, conduzida pelo Espírito Santo!
Para amar e permanecer no Teu Amor e viver coerente com o Teu Amor!

Viver a Palavra
Quero esforçar-me por agradar a Jesus: ser coerente na vida, com o que professam os meus lábios!








Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário