quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Momento com Deus - Lectio Divina - 08/08/19

QUINTA-FEIRA DA SEMANA XVIII DO TEMPO COMUM

Ago 8, 2019

NÚMEROS 20, 1-13

 

Naqueles dias, toda a comunidade dos filhos de Israel chegou ao deserto de Cin, no primeiro mês, e o povo instalou-se em Cadés. Ali morreu Maria e ali foi sepultada. Como a comunidade não tinha água, amotinaram-se contra Moisés e Aarão. O povo começou a discutir com Moisés, dizendo: «Oxalá tivéssemos perecido com os nossos irmãos diante do Senhor! Porque conduzistes a comunidade do Senhor a este deserto? Foi para morrermos aqui com os nossos rebanhos? E porque nos tirastes do Egito? Foi para nos fazer vir para este lugar mau, que não é lugar de sementeiras, nem de figueiras, nem de vinhas, nem de romãs, nem de água para beber? » Moisés e Aarão afastaram-se da comunidade, dirigiram-se à porta da tenda da reunião e inclinaram-se de rosto por terra. Apareceu-lhes então a glória do Senhor. E o Senhor disse a Moisés: «Toma a tua vara e convoca a assembleia. Tu e Aarão, teu irmão, falareis ao rochedo diante de todos, e ele dará as suas águas; farás jorrar para eles água do rochedo e darás de beber à assembleia e seus rebanhos. » Moisés tomou a vara que estava diante do Senhor, como Ele lhe tinha ordenado. Moisés e Aarão convocaram a comunidade para diante do rochedo, e ele falou-lhes: «Ouvi, rebeldes! Porventura, deste rochedo poderemos fazer jorrar água para vós? » Moisés levantou a mão e bateu com a sua vara duas vezes no rochedo. Jorrou, então, tanta água que a assembleia e seus rebanhos puderam beber. O Senhor disse a Moisés e a Aarão: «Porque vós não acreditastes em mim, para provardes a minha santidade diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta comunidade na terra que lhes vou dar. » Estas são as águas de Meribá, onde os filhos de Israel discutiram com o Senhor e Ele lhes mostrou a sua santidade.

Compreender a Palavra
Meribá é o lugar da provocação. Dominados pela fome não têm espaço para a confiança e revoltam-se contra Moisés e Aarão. Foi para isto que nos torastes do Egito? Que terra é esta onde não há nada nem sequer água para beber? Moisés e Aarão estão metidos num grande problema. O povo está revoltado e eles entendem e não sabem o que fazer. Vão prostrar-se diante da tendo da reunião e o Senhor falou. Porém, Moisés e Aarão não acreditam que seja possível sair água do rochedo que Deus indicará para nele bater com a vara. O impossível acontece mas a falta de confiança em Deus e na sua palavra não permite que Moisés e Aarão entrem na terra prometida juntamente com o povo.

Meditar a Palavra
A sede tornou-se para os filhos de Israel um impedimento para acreditar no projeto de Deus que salva o seu povo, de tal modo que nem Moisés e Aarão acreditaram. No entanto, a sede serve para procurar a fonte e não para afastar dela. O povo provocou a Deus e Moisés e Aarão sucumbiram diante da prova. Deus, porém, é a fonte da qual jorra a água viva que sacia a verdadeira sede do homem, a sede de Deus. Desistir de procurar a fonte, cansar-se ou desanimar torna mais difícil o caminho e mais distante a fonte da água viva. Aquele que confia vê a glória de Deus.

Rezar a Palavra
Manifesta a tua glória, Senhor, porque prostrado diante de ti suplico água para a minha sede. Sei que o caminho é longo e longe fica a fonte da água viva que o meu coração deseja, mas pousa sobre mim a tua vara e não terei medo, toca-me com a tua mão e reencontrarei as forças.

Compromisso
Caminho sem desânimo porque sei que o Senhor caminho a meu lado e não deixa que me faltem as forças.

EVANGELHO: MT 16, 13-23

Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem? ». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou? ». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus». Então, Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Messias. E começou a explicar aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; que tinha de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Pedro, tomando-O à parte, começou a contestá-lo, dizendo: «Deus Te livre de tal, Senhor! Isso não há de acontecer! » Jesus voltou-Se para Pedro e disse-lhe: «Vai-te daqui, Satanás. Tu és para mim uma ocasião de escândalo, pois não tens em vista as coisas de Deus, mas dos homens».

Compreender a Palavra
Jesus interroga os discípulos acerca do que se diz dele entre a multidão e interroga-os sobre o que eles próprios pensam dele. A resposta assertiva de Pedro valeu-lhe um voto de felicidade e as chaves do reino, juntamente com o poder de ligar e desligar. Apesar disso, Pedro tem ainda dificuldade em aceitar todo o projeto de salvação que se realiza em Jesus. Perante a notícia da morte de Jesus, Pedro manifesta-se totalmente contrário. Esta reação fê-lo experimentar o que significa opor-se ao projeto de Deus. Pertencer a Satanás e querer o projeto dos homens e não o de Deus é abandonar Jesus.

Meditar a Palavra
O meu desejo de felicidade não pode levar-me a conquistá-la a qualquer preço. Não vale tudo para ser feliz. O meu projeto de felicidade há de passar por Jesus se quero que seja um projeto com futuro. Jesus pergunta-me também que penso eu acerca dele. Como me insiro no seu projeto de felicidade. Até onde sou capaz de ir para alcançar a verdadeira felicidade. Quais são as características da felicidade que busco? Os discípulos de Jesus sabem que o caminho para o reino, a chave para entrar no reino está na cruz. Abraçar a cruz é dar início ao caminho que conduz à felicidade oferecida por Jesus. Esta não é a perspectiva dos homens.

Rezar a Palavra
Explica, Senhor, ao meu coração o teu projeto de felicidade. Ajuda-me a compreender o sentido da tua e da minha cruz e o seu papel numa vida feliz. Mostra-me que o caminho dos homens, aparentemente sem cruz, conduz à perdição e ensina-me a discernir da tua vontade para poder seguir contigo como verdadeiro discípulo.

Compromisso
Vou acolher e amar a cruz como caminho para a minha felicidade.



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
Blogspot: Comunidade Santa Teresa de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário