quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Momento com Deus - Lectio Divina - 15/08/19


ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA

Ago 15, 2019 

MISTAGOGIA DA PALAVRA

Ao terminar a sua missão na terra, Maria, a Imaculada Mãe de Deus, “foi elevada em corpo e alma à glória do Céu” (Pio XII), sendo assim a primeira criatura humana a alcançar a plenitude da salvação. Esta glorificação de Maria é consequência natural da sua Maternidade divina. É também fruto da íntima e profunda união existente entre Maria e a sua missão e Cristo e a sua obra salvadora. O triunfo de Maria, mãe e filha da Igreja, será o triunfo da Igreja, quando, juntamente com a humanidade, atingir a glória plena, de que Maria goza já. A Assunção de Maria ao Céu, em corpo e alma, é a garantia de que também o nosso corpo ressuscitará e assim triunfará da morte.

A 1ª leitura é do Livro do Apocalipse. A Mulher que, na glória e na dor, dá à luz um Filho, contra o qual se encarniça o Dragão, é a imagem de Maria, que, pela sua fé e pela sua fidelidade, deu ao mundo o Salvador. Mas o mistério de Maria é o mistério da Igreja, que, pela graça, gera Cristo nas almas. Por isso, a Mãe contemplada por João na sua visão é, ao mesmo tempo, Maria e a Igreja. E Maria enquanto modelo da Igreja. 

A 2ª leitura é da Primeira Epístola de S. Paulo aos Coríntios. Se às primícias se seguem os frutos da colheita, à Ressurreição de Cristo seguir-se-á a nossa. Ora Maria foi o primeiro membro do Povo de Deus a participar da vitória de Cristo. Pela sua Assunção, ela entrou na glória de Cristo ressuscitado e tornou-se assim as primícias de todos os ressuscitados. O Evangelho, segundo S. Lucas, narra-nos à visita de Maria à sua parenta Isabel. A vinda e a obra redentora do Messias só são possíveis graças à colaboração de Maria, “Mãe do Senhor”, isto é, de Deus. Por essa razão, Isabel chama-a bendita entre todas as mulheres. Maria sabe, porém, que a glória única de ser Mãe de Deus se deve apenas à eleição divina. Por isso, canta as misericórdias e o poder de Deus, que nela realizou grandes coisas.

A PALAVRA DO EVANGELHO

Diante da Palavra
Vinde, Espírito Santo, levar-nos a reconhecer as maravilhas do Salvador e a proclamá-las em alta voz!

Evangelho segundo S. Lucas 1, 39-56
Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». Maria disse então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou à sua casa. 
Caros amigos e amigas, celebramos, hoje, a Páscoa de Maria, criatura que primeiro e por inteiro aparece associada à vitória pascal do Senhor Jesus. Ela ressuscitou “como primeira entre os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda”.

Interpelações da Palavra
Uma vida marcada por uma “pressa sagrada”
Maria não só nos mostra a meta definitiva, a que estamos chamados, mas também a rota segura e a reta direção do nosso caminho. Isso mesmo nos era sugerido pelo evangelho: Maria “pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa, para a montanha”, para visitar Isabel. Maria, a partir da Anunciação, corre e percorre uma nova vereda, empreende, imediatamente, um caminho, fora de si e da própria casa, deixando-se conduzir, unicamente, por Deus. Ela corre a toda a pressa, uma vez que a graça do Espírito Santo não comporta lentidões. Toda a nossa vida, como a de Maria, há-de ser marcada por esta “pressa sagrada”, em que Deus é a prioridade e a meta, nada mais devendo causar pressa na nossa existência. Maria, da Anunciação à Assunção, mostra-nos que todo o nosso caminho de fé é uma escalada valente de superação e de saída de si mesmo, numa contínua ascensão ou elevação para Deus.
Tornar «Deus grande». “A minha alma glorifica o Senhor”, ou seja, a minha alma engrandece, proclama e reconhece como é grande o Senhor. Maria deseja que Deus seja grande no mundo, seja grande na sua vida, esteja presente entre todos nós. É importante que Deus esteja presente na nossa vida diária, porque, somente se Ele está presente, temos uma orientação, uma estrada comum. Como, pois, torná-lo «grande» na nossa vida? Tornar «Deus grande» começará por coisas muito simples: dêmos-lhe, por exemplo, mais espaço, todos os dias da nossa vida, acordando e começando o dia com uma oração de entrega e de confiança ao Senhor. Mantenhamos, ao longo do dia, um espírito de ação de graças e de louvor pelos dons imensos da vida, da criação e da salvação, que estão ao nosso dispor. No passeio, na praia, no campo e na montanha, não percamos de vista o Criador de todas as coisas, a quem é devido o nosso louvor.

 “Bem-aventurada aquela que acreditou”
É, exatamente, pela fé que Maria é feliz. Feliz por acreditar. Feliz, não pela sorte de um caminho fácil, nem pelo acaso de uma vida cheia de certezas e de sucesso. É feliz, porque «acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». Maria é feliz pela entrega obediente ao Pai e pela espera paciente da realização de tudo quanto o Senhor lhe prometera. Foi tudo isto que a preparou e encaminhou para vir a gozar plenamente da glória de Deus. Sigamos o seu exemplo.

Rezar a Palavra
Maria, Senhora da Assunção, faz-nos olhar para o alto, sem deixarmos de ter os pés assentes na terra! É que se temos o coração fixo nas alturas, se a flecha do nosso desejo aponta para aquele alvo que é Deus, a nossa vida ganhará em profundidade, grandeza, luz e beleza.

Viver a Palavra
Vou procurar olhar para o alto, para tudo o que de belo e grandioso Deus já realizou em mim.

Fonte: Pastoral Litúrgica



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário