quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Momento com Deus - Lectio Divina - 01/08/19


QUINTA-FEIRA DA SEMANA XVII DO TEMPO COMUM



ÊXODO 40, 16-21.34-38
Naqueles dias, Moisés fez tudo como o Senhor lhe tinha ordenado. No primeiro dia do primeiro mês do ano segundo, foi erguido o Tabernáculo. Moisés construiu assim o Tabernáculo: assentou as bases, colocou as pranchas, aplicou as travessas e levantou as colunas. Depois estendeu a Tenda sobre o Tabernáculo e pôs sobre ele a cobertura da Tenda, conforme o Senhor lhe tinha ordenado. Colocou as tábuas da Lei dentro da Arca; pôs os varais na Arca e, sobre esta, o propiciatório. Levou a Arca para dentro do Tabernáculo e colocou o véu de proteção para encobrir a Arca da Lei, conforme o Senhor lhe tinha ordenado. Então a nuvem cobriu a Tenda da Reunião e a glória do Senhor encheu o Tabernáculo. Moisés não podia entrar na Tenda da Reunião, porque a nuvem estava poisada sobre ela e a glória do Senhor enchia o Tabernáculo. Sempre que a nuvem se elevava acima do Tabernáculo, os filhos de Israel levantavam o acampamento para nova jornada. Mas se a nuvem não se elevava, eles não se moviam enquanto ela não se elevasse de novo. De dia repousava a nuvem do Senhor sobre o Tabernáculo e de noite aparecia fogo sobre ele, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

Compreender a Palavra
Por ordem divina Moisés construiu um tabernáculo e colocou nele a Arca da aliança com as tábuas da Lei. Este era o lugar da presença de Deus. O Senhor está perto, está no meio do seu povo, mas o povo não pode ver a Deus. O Senhor que sempre se quis mostrar ao seu povo e se manifestou a ele de muitas maneiras, está, agora, presente no lugar onde se guardam as tábuas da Lei. De dia uma nuvem desce sobre a tenda da reunião e de noite um fogo ali permanece indicando a presença de Deus. É o Senhor quem comanda o destino deste povo. Quando a nuvem se levanta o povo segue viagem, quando a nuvem permanece sobre a tenda o povo permanece acampado nesse lugar. Esperar a decisão de Deus é tudo quanto Israel tem que fazer para chegar salvo à terra da promessa.

Meditar a Palavra
Deus é uma presença permanente na vida de cada homem. Conhecer o Senhor e saber ler os sinais da sua presença é tudo quanto basta para seguir o caminho da amizade com ele. Ele é como uma nuvem que protege do calor do dia e como um fogo que ilumina a noite da existência. Quando ele se levanta todo o mundo grita de alegria, quando ele está presente todo o mundo descansa tranquilamente. Em cada homem há uma tenda, um lugar de encontro com Deus. Cada homem é um lugar sagrada onde se guardam as Tábuas da Lei. Cada homem é devorado pelo fogo do amor de Deus que salva. Jesus Cristo é o homem por excelência, o lugar onde Deus habita no meio do seu povo. Já não é o tabernáculo, mas Jesus cujo corpo é a Igreja, o lugar sagrado da presença de Deus. Ser corpo de Cristo é ser lugar privilegiado onde resplandece e amor de Deus e o fogo do Espírito. 

Rezar a Palavra
A tua glória, Senhor, manifesta-se na sombra que abriga e no fogo que devora. Refugiado à sombra das tuas asas, purificado no teu fogo libertador também eu me sinto lugar onde resplandece a tua glória, templo do teu Espírito purificador e dador de vida. Orientado pela tua vontade sigo na busca da terra da promessa onde a fé se tornará visão completa do teu rosto que meus olhos ainda não podem contemplar. 

Compromisso
Quero contemplar a glória do Senhor nas luzes e sombras da minha vida.

EVANGELHO: MT 13, 47-53

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino dos Céus é semelhante a uma rede que, lançada ao mar, apanha toda a espécie de peixes. Logo que se enche, puxam-na para a praia e, sentando-se, escolhem os bons para os cestos e o que não presta deitam-no fora. Assim será no fim do mundo: os Anjos sairão a separar os maus do meio dos justos e a lançá-los na fornalha ardente. Aí haverá choro e ranger de dentes. Entendestes tudo isto? ». Eles responderam-Lhe: «Entendemos». Disse-lhes então Jesus: «Por isso, todo o escriba instruído sobre o reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e coisas velhas». Quando acabou de proferir estas parábolas, Jesus continuou o seu caminho.

Compreender a Palavra
Jesus dá-se conta de que muitas pessoas ouvem o que ele diz, mas não penetram no sentido das suas palavras. O texto que escutamos, constituído por parábolas, está centrado na pergunta de Jesus dirigida aos discípulos “entendestes tudo isto?” e na resposta “entendemos”. As coisas do reino precisam ser entendidas. Não se trata apenas de uma ou outra atitude, um ou outro sentimento, esta ou aquela emoção. Não é apenas gostar do que Jesus diz e dar-lhe razão. O reino requer ser entendido. A chegada de Jesus ao meio dos homens é a chegada do reino. Entender quem é Jesus e o que quer de nós é o segredo para uma vida diferente. Não entender é correr o risco de ficar apenas na superfície, na periferia, no exterior e este é o primeiro passo para ser lançado fora. O verdadeiro discípulo é o que entende, porque sabe tirar do seu interior coisas importantes, novas ou velhas.

Meditar a Palavra
“Entendeste?” Abro o meu coração à palavra de Jesus para poder entender quem ele é e o projeto de salvação que tem para a minha vida. Abro o meu coração para entender que a minha vida pode correr o risco de cair na fornalha, quer dizer, não servir para nada ou apenas servir para produzir o mal. Quero entender porque só assim terei a sabedoria necessária para discernir do valor que trago dentro de mim.

Rezar a Palavra
Dá-me, Senhor, o dom do entendimento. Que o teu Espírito me ilumine com o seu dom a fim de poder discernir em profundidade do que há em mim. Quero arrancar a raiz do mal que seca a vida e apaga o amor e fazer crescer o bem para ser fonte de vida e de esperança.

Compromisso
Procuro, na escuta da palavra e na oração, o tesouro que Deus escondeu em mim.





Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário