sábado, 19 de outubro de 2019

20/10/19 - LECTIO DIVINA - MOMENTO DE ORAÇÃO

DOMINGO XXIX DO TEMPO COMUM

Out 19, 2019 | Ano C



MISTAGOGIA DA PALAVRA
O tema da liturgia deste domingo é a oração, a oração litúrgica e o seu prolongamento que é a nossa vida, que deve ser oração e diálogo de fé com Deus. A oração, quando é autêntica como a que Jesus ensinou e praticou, brota de uma fé viva, expressa-a e alimenta-a. O problema da oração é sempre questão de fé, quer se trate da prática ou da eficácia da oração. Precisamos da oração, como a terra árida ressequida clama desesperadamente pela água que a vivifique, porque a oração faz germinar a fé adormecida. Não esqueçamos que a oração não é somente para pedir coisas; também há a oração de louvor e a de ação de graças a Deus.

A 1ª leitura é do Livro do Êxodo. O episódio narrado tem uma mensagem teológica: ensina-nos que quem quiser alcançar objetivos superiores às suas forças deve rezar, sem se cansar. Confrontamo-nos com inimigos que nos impedem de viver, que nos cortam a respiração: a ambição, o ódio, as paixões desregradas. Se só por momentos deixamos cair os braços, se interrompemos a oração, logo estes inimigos levam a melhor. Os braços devem ficar levantados até ao fim da tarde, da vida, sem nos cansarmos.

A 2ª leitura é da Segunda Epístola de S. Paulo a Timóteo. É um convite a todas as comunidades para que não reduzam a vida cristã a devoções, à repetição de ritos e cerimônias religiosas, que se podem tornar apenas cerimônias externas, mas que sejam fundadas na fé, que tem por fonte a palavra de Deus na Sagrada Escritura.

A 3ª leitura, do Evangelho de S. Lucas, com a parábola da viúva, diz-nos com Jesus que é preciso rezar sempre. A oração é o grande meio para não perder a cabeça, até mesmo nos momentos mais difíceis e dramáticos, quando tudo parece conjurar contra nós e contra o Reino de Deus. A oração verdadeira, aquela que nunca deve ser interrompida, consiste em manter-nos num contínuo diálogo com o Senhor. Significa não tomar alguma decisão sem anotes O ter consultado.

_____________________________

A PALAVRA DO EVANGELHO
Diante da Palavra

Espírito Santo vem, e ajuda-me a adorar o Pai em espírito e verdade (cf João 4, 23).

Evangelho Lc 18, 1-8
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: «Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário’. Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo: ‘É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’». E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo!… E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?».

Irmãs e irmãos em Cristo, a parábola do juiz e da viúva tem relação com a parábola do amigo importuno (Lucas 11, 5-8) e está centrada na oração sobre a vinda de Jesus no fim dos tempos.

Interpelações da Palavra

“Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar” (v. 1).
Para Santa Teresa de Ávila, a oração é «uma relação íntima de amizade, permanecendo muitas vezes a sós com Quem sabemos que nos ama». “A amizade com Jesus é inquebrantável. Ele nunca se afasta, embora por vezes pareça que faz silêncio. Quando precisamos dele, deixa-se encontrar por nós (cf. Jr 29, 14) e está ao nosso lado para onde quer que formos (cf. Js 1, 9). Porque ele nunca quebra a sua aliança (…) A oração é um desafio e uma aventura. E que aventura! Permite que conheçamos [Jesus], que entremos na sua densidade e que cresçamos numa união cada vez mais forte” (Exortação Apostólica Christus vivit, 154-155).

“E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite …”
(v. 7)

O juiz fez justiça à viúva para que ela não o incomodasse mais. Mas essa não é a lógica de Deus. Jesus esclarece: «se pedirdes alguma coisa ao Pai em meu nome, Ele vo-la dará. Até agora não pedistes nada em meu nome; pedi e recebereis. Assim, a vossa alegria será completa» (João 16, 23-24). «Pedi, e ser-vos-á dado; procurai, e encontrareis; batei, e hão-de abrir-vos» (Mateus 7, 7).

“Quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre esta terra?” (v. 8).
Numa passagem do Evangelho de Marcos Jesus diz aos discípulos: «Tende fé em Deus. Em verdade vos digo, se alguém disser a este monte: ‘Tira-te daí e lança-te ao mar’, e não vacilar em seu coração, mas acreditar que o que diz se vai realizar, assim acontecerá. Por isso, vos digo: tudo quanto pedirdes na oração crede que já o recebestes e haveis de obtê-lo» (Marcos 11, 22-24).

Jose Gregório Angel Luque, pároco numa localidade venezuelana situada junto à cordilheira dos Andes, numa entrevista à Renascença disse o seguinte, a propósito do impacto que tem tido o contexto de crise e de carência, na sua fé e na fé dos seus paroquianos: “A história da Igreja venezuelana é muito viva (…) Se não alimentasse todos os dias esta relação forte com o Senhor, não sei onde estaria. Sem Deus seria impossível. Vejo isto também em muitas pessoas que vão à Igreja, que vão aos círculos de oração, que buscam esta força que os ajude a continuar. A situação é má, mas sabemos que, um dia, o Senhor nos vai escutar, como escutou o povo de Israel. É a única esperança que temos. Assentamos este desespero na fé em Deus e na Virgem”.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

“Justos, aclamai o Senhor, *
os corações rectos devem louvá-l’O.
Ele ama a justiça e a retidão: *
a terra está cheia da bondade do Senhor.
A nossa alma espera o Senhor: *
Ele é o nosso amparo e protetor.
N’Ele se alegra o nosso coração: *
em seu nome santo pomos a nossa confiança.
Venha sobre nós a vossa bondade, *
porque em Vós esperamos, Senhor.”

Salmo 32 (33), 1.4.20-22)
Hino à providência de Deus

Viver a Palavra
Ao longo desta semana pedirei ao Espírito que me faça ver o mundo com os olhos e o coração de Deus.

Fonte: ALiturgia



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
Blogspot: Comunidade Santa Teresa de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário