quarta-feira, 30 de outubro de 2019

30/10/19 - LECTIO DIVINA - MOMENTO ORANTE

QUARTA-FEIRA DA SEMANA XXX DO TEMPO COMUM
Out 30, 2019 | Anos Ímpares

LEITURA I ROM 8, 26-30
Irmãos: O Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos o que pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que vê no íntimo dos corações conhece as aspirações do Espírito, pois é em conformidade com Deus que o Espírito intercede pelos cristãos. Além disso, nós sabemos que Deus concorre em tudo para o bem daqueles que O amam, dos que são chamados, segundo o seu desígnio. Porque os que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o Primogênito de muitos irmãos. E àqueles que predestinou, também os chamou; àqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou.

Compreender a Palavra
Levados pelo Espírito até a glorificação final. É assim que Paulo nos apresenta o dinamismo do Espírito. Sem ele não fazemos nada nem sequer sabemos o que pedir nas nossas orações. Ele vem em nosso auxílio e intercede por nós. Porque Deus quer o nosso bem. Porque nos conhece não nos abandona, predestinou-nos para que, pela justificação cheguemos à glorificação que é dom de Deus no Espírito e não fruto do nosso merecimento.

Meditar a Palavra
Recebemos o dom do Espírito no Batismo e somos por ele conduzidos e animados no caminho da fé. Sem ele não conseguimos fazer o caminho que nos leva até a glória prometida. Os dons prometidos são garantia dos Espírito que intercede por nós e em nós reza. Somos conhecidos de Deus, amados e chamados para recebermos o prémio da glória, mas tudo isto é dom de Deus e não nosso. Acolhamos o Espírito, façamos com ele o discernimento e deixemo-lo agir em nós.

Rezar a Palavra
Vem Espírito de Deus e reza em mim, intercede por mim junto do Pai para discernir do caminho que faço em cada dia, nos gestos e ações, no pensamentos e nos desejos, nos sentimento e nos afetos para acolher o dom da vida que me é prometido. 

Compromisso
Escuto o Espírito a rezar em mim e deixo-me conduzir por ele.

_____________________________________

EVANGELHO: LC 13, 22-30
Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos».

Compreender a Palavra
A palavra mostra-nos Jesus a caminho de Jerusalém, ensinando por todas as cidades onde entrava. A sua mensagem interroga as pessoas que chegam a fazer-lhe perguntas, como acontece na referência de hoje: “Senhor, são poucos os que se salvam?” Na resposta Jesus serve-se do símbolo da porta para indicar que não é fácil e por isso nem todos entrarão. O Reino aparece como um lugar onde se realiza um banquete e corre-se o risco de não poder entrar nele e participar na festa. Ficar de fora será uma desgraça, mas entrar implica uma mudança de papéis. Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros. 

Meditar a Palavra
A resposta de Jesus aquele homem põe a minha vida de sobreaviso. A preocupação pela salvação há-de corresponder, na minha vida, à decisão de empregar todos os meios e fazer todos os esforço por entrar no Reino. Não é fácil, diz Jesus, muitos ficarão fora por não terem adquirido os créditos necessários para entrar. Não adianta ter comido e bebido com o Mestre, porque o Reino de Deus não é uma questão de comida e bebida, mas de fazer a vontade do Pai, ou seja, é uma questão de adaptar a minha vida às dimensões da porta pela qual devo entrar no Reino da graça e não no reino da perdição. Parece-me que percebi. Devo ser o último e não o primeiro.

Rezar a Palavra
Jesus, estou à tua porta, e quero entrar. Sei que não adquiri ainda a dimensão necessária para entrar. Sei que preciso diminuir e deixar os outros crescerem. Ensina-me esse caminho da humildade, da pequenez. Ensina a ser servo e escravo. Ensina-me o serviço e a dádiva para poder entrar no teu Reino e experimentar a alegria da tua salvação.

Compromisso
Quero exercitar-me na humildade do servo que dispõe ao serviço.

Fonte: ALiturgia



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
Blogspot: Comunidade Santa Teresa de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário