segunda-feira, 15 de julho de 2019

CATEQUESE SOBRE O ESCAPULÁRIO

   1) ORIGEM:

No ano de 1251, a Ordem Carmelita, passava por um momento de dificuldades internas. Um piedoso frade de nome SIMÃO STOCK, era Prior Geral. Estando ele em oração pediu um sinal do céu, de que a Ordem não viria a perecer. E do céu, veio um sinal, a própria Virgem Maria vem ao seu encontro,  revestida com o hábito Carmelita, e lhe entrega o escapulário dizendo: " Recebe este escapulário, todo aquele que dele revestir-se, não perecerá nas chamas eternas".


2) SIGNIFICADO DO ESCAPULÁRIO:

  SACRAMENTAL, objeto, símbolo, Sagrado que me remete a uma realidade espiritual. O escapulário foi dado como sinal de salvação. Portanto, ele nos remete e aponta para Jesus Cristo, SACRAMENTO DO PAI, SACRAMENTO DE NOSSA SALVAÇÃO.

Um AVENTAL, símbolo de quem está a serviço. Receber o escapulário é sinal de estar a SERVIÇO DO REINO DE DEUS, a exemplo e sob a proteção de Nossa Senhora do Carmo.

O escapulário é um SELO, de pertença a Deus e a Santíssima Virgem Maria. Quem recebe o escapulário sinaliza externamente a quem pertence.

  O escapulário é uma CONSAGRAÇÃO a Deus e a Nossa Senhora do Carmo. O seu significado não é apenas do objeto religioso externo, e sim, UMA CONSAGRAÇÃO DA ALMA QUE O RECEBE.

3) O QUE NÃO SIGNIFICA O ESCAPULÁRIO:

Ornamento decorativo para o corpo       
Objeto de simpatia, amuleto, figa, etc.
Licença para viver em pecado e achar que por fim será salvo pelo escapulário. O escapulário não me outorga o direito de abusar da misericórdia de Deus.

4) CONDIÇÕES PARA  RECEBE O ESCAPULÁRIO:

Ser CRISTÃO CATÓLICO.

Desejar com retidão de coração, CONSAGRAR-SE a Deus e Santíssima Maria do Monte Carmelo.

Desejar com retidão VIVER UMA VIDA SANTA, de ACORDO com a FÉ CRISTÃ e com a FÉ DA IGREJA.

PREPARAR-SE para RECEBER de MODO CONSCIENTE, através de BUSCAR CONHECER O QUE É O ESCAPULÁRIO.

PREPARAR-SE ESPIRITUALMENTE por meio da CONFISSÃO, e se possível no dia que receber participar da Santa Missa.

ATENÇÃO: O ESCAPULÁRIO é RECEBIDO PESSOALMENTE PELA PESSOA QUE QUE DESEJA RECEBER. NÃO É UM PRESENTE RELIGIOSO QUE SE DÁ A ALGUÉM, como um TERÇO etc. O ESCAPULÁRIO É IMPOSTO DIRETAMENTE NA PESSOA.

Após se preparar para receber o escapulário, PROCURAR UMA IGREJA, e o SACERDOTE. Se próximo a você houver algum CONVENTO CARMELITA, PROCURE-O para receber diretamente com algum frade Carmelita. NÃO HAVENDO, procure qualquer Sacerdote, para receber a imposição.

LEMBRE-SE: A imposição do Santo Escapulário é realizada apenas UMA VEZ, a PRIMEIRA VEZ. Uma vez quando trocar o escapulário, não precisa receber imposição novamente, basta adquirir um outro e começar a usar.

 5) COMPROMISSO DE QUEM USA O ESCAPULÁRIO:

VIVER o EVANGELHO e a FÉ CATÓLICA COM  RADICALIDADE. Um devoto do Escapulário de modo algum vive indiferente aos valores e a missão do Reino de Deus. É ALGUÉM CONSCIENTE DO BATISMO  que RECEBEU e DOS COMPROMISSOS BATISMAIS.

Participar com assiduidade da Santa Missa.

AMAR E PROPAGAR a devoção a Nossa Senhora do Carmo.

REZAR DIARIAMENTE a Oração a Nossa Senhora do Carmo, e três Ave Marias em sua honra. 

REZAR o Terço e outras práticas da Piedade Mariana.

TODOS OS DIAS 16 de cada mês, rezar a Nossa Senhora do Carmo, lembrando, agradecendo e suplicando os seus favores.

DIVULGAR COM A VIDA e com as PALAVRAS o ESCAPULÁRIO PARA AS PESSOAS.




Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário