quarta-feira, 17 de julho de 2019

Memória das monjas executadas durante a revolução francesa


Hoje, 17/07, a Santa Igreja, e em especial o Carmelo, faz memória ao grupo dos mártires de Compiègne, na França. A comunidade composta por dezesseis irmãs do Mosteiro Carmelita de Compiègne, se recusaram obedecer à Constituição Civil do Clero do governo revolucionário, que ordenara a supressão do mosteiro. As freiras foram guilhotinadas em 17 de julho de 1794. Por essa razão, nessa data a festa é celebrada. Teresa de Santo Agostinho foi a priora da comunidade.


Conforme relatos de uma testemunha, ter-se-ia também acusado nesse momento de não haver terminado o ofício do dia. Com um sorriso, a Madre diz-lhe: “Vai, minha filha, confiança! Acabarás de rezá-Io no Céu", e dá-lhe a beijar a imagem. Constança sobe rapidamente os degraus, entoando o salmo Laudate Dominum Omnes Gentes, “Louvai o Senhor, todos os povos”. Ia alegre, como se se dirigisse para uma festa” (Gertrud Van Le Fort).

                                      Diálogo das Carmelitas: filme completo em espanhol
"Que nossa busca pela verdade jamais seja ofuscada! Viva as mártires carmelitas que deixaram este exemplo lindo de seu amor por Jesus Cristo e pela Igreja". 



Carlos Eduardo Vargas

Presidente Provincial OCDS - Brasil Sul
Província Nossa Senhora do Carmo



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares


Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário