sábado, 20 de julho de 2019

Momento com Deus - Lectio Divina - 20/07/19


Sábado, 20 Julho, 2019
Tempo Comum
1) Oração inicial
Ó Deus, que mostrais a luz da tua verdade aos que andam desviados, para que possam voltar ao bom caminho, concede a todos os cristãos rejeitar o que é indigno deste nome e cumprir o quanto Nele se significa. Por nosso Senhor.


2) Leitura
Do Evangelho de acordo com Mateus 12,14-21
14Os fariseus saíram dali e deliberaram sobre os meios de o matar.15Jesus soube disso e afastou-se daquele lugar. Uma grande multidão o seguiu, e ele curou todos os seus doentes.16Proibia-lhes formalmente falar disso,17para que se cumprisse o anunciado pelo profeta Isaías:18Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos.19Ele não disputará, não elevará sua voz; ninguém ouvirá sua voz nas praças públicas.20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça.21Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança.

3) Reflexão
• O Evangelho de hoje consiste de duas partes entrelaçadas entre si: (1) descreve as diferentes reações dos fariseus diante da pregação de Jesus; (2) descreve como Mateus vê nesta reação diferente a realização da profecia do Servo de Javé, anunciado por Isaías.

Mateus 12,14: a reação dos fariseus: eles decidem matar Jesus. Este versículo é a conclusão do episódio anterior, em que Jesus desafia a malícia dos fariseus curando o homem que tinha a mão atrofiada (MT 12,9-14). A reação dos fariseus foi esta: " saíram  contra Jesus, para Matá-lo". Chegou assim a ruptura entre Jesus e as autoridades religiosas. Em Marcos, este episódio é muito mais explícito e provocador (Mc 3,1-6). Diz que a decisão de matar Jesus não era só dos fariseus, mas também dos herodianos (MC 3,6). Altar e trono se juntaram contra Jesus.

Mateus 12,15-16: a reação das pessoas: Seguem Jesus. Quando soube da decisão dos fariseus, Jesus foi-se embora desse lugar. As pessoas seguem-no. Ainda sabendo que as autoridades religiosas decidiram matar Jesus, as pessoas não se afastam dele, e ele segue-o. Seguiu-se muitos e curou a todos. E mandou-os fortemente para não o descobrissem. As pessoas sabem discernir. Jesus pede para que não divulguem demais o que está fazendo. Contraste grande. Por um lado, o conflito de vida e morte entre Jesus e as autoridades religiosas. Por outro lado, o movimento das pessoas ansiosa para encontrar-se com Jesus. Eram acima de tudo os excluídos e os marginalizados que vinham onde ele com seus males e suas doenças. Aqueles que não eram acolhidos no convívio social da sociedade e da religião, eram acolhidos por Jesus.

• Mateus 12,17: a preocupação de Mateus: Jesus é o nosso Messias. Esta reação diferente da parte dos fariseus e das pessoas leva o Mateus a ver nisto uma realização da profecia do servo. Por um lado, o servo era perseguido pelas autoridades até ao ponto de ser cuspido no rosto, mas não voltava o rosto para trás, sem vergonha, e colocou o seu rosto como um sílex (Is 50,5-7). Por outro lado, o servo Ele era procurado e esperado pelas pessoas. As multidões das ilhas distantes esperavam o seu ensino (Is 42,4). Era exatamente isto o que estava acontecendo com Jesus.

Mateus 12,18-21: Jesus realiza a profecia do servo. Mateus traz por inteiro o primeiro cântico do servo. Leia o texto bem devagar, pensando em Jesus e nos pobres excluídos hoje: 18Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos. 19Ele não disputará, não elevará sua voz; ninguém ouvirá sua voz nas praças públicas. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça. 21Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança.

4) Para a reflexão pessoal
• Você conhece um fato em que as autoridades religiosas, em nome da sua religião, decidiram perseguir e até matar pessoas que como Jesus faziam o bem às pessoas?

• Jesus é o servo de Deus. E hoje a nossa igreja, a nossa comunidade, eu, somos servos de Deus para as pessoas? O que nos falta?

5) Oração final
8Como é preciosa a vossa bondade, ó Deus! À sombra de vossas asas se refugiam os filhos dos homens. 9Eles se saciam da abundância de vossa casa, e lhes dais de beber das torrentes de vossas delícias,10porque em vós está a fonte da vida, e é na vossa luz que vemos a luz (Sal 36,8-9).


Fonte: Carmelitas Bolívia






Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário