sábado, 6 de julho de 2019

Momento com Deus - Lectio Divina - 06/07/2019


Lectio Divina
Sábado, 6 de julho de 2019
Tempo Comum



1) Oração inicial
Pai de bondade, que pela graça da adoção nos fizeste filhos da luz; concede-nos a graça de viver longe das trevas do erro e permanecer sempre no esplendor da Verdade. Por nosso Senhor.

2) Leitura do evangelho
Do Evangelho de acordo com Mateus 9,14-17

14Então os discípulos de João, dirigindo-se a ele, perguntaram: "Por que jejuamos nós e os fariseus, e os teus discípulos não?"15Jesus respondeu: Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão.16Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior.17Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam.

3) Reflexão
Mateus 9,14: a pergunta dos discípulos de João sobre à prática do jejum. O jejum é um costume muito antigo, praticado por quase todas as religiões. Jesus mesmo o praticou por quase 40 dias (MT 4,2). Mas não insiste com os discípulos para que façam o mesmo. Ele lhes dá liberdade. Por isto, os discípulos de João Batista e dos fariseus, que se viam obrigados a jejuar, querem saber porque Jesus não insiste no jejum. " por que nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não?"

• Mateus 9,15: a resposta de Jesus. Jesus responde com uma comparação em forma de pergunta: "
Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles?". Jesus associa o jejum com o aflição e luto, e ele é considerado o esposo. Quando o esposo está com os amigos do esposo, isto é, durante a festa do casamento, os amigos não precisam jejuar. Durante o tempo em que Jesus está com os discípulos, é a festa do casamento. Eles não precisam nem podem jejuar. Talvez um dia o esposo se vá, então será um dia de luto. Nesse dia, se quiserem, podem jejuar. Jesus alude a sua morte. Sabe e sente que, se continuar por este caminho de liberdade, as autoridades vão querer matá-lo.

Mateus 9,16-17: vinho novo em odres novos! Nestes dois versículos, o evangelho de Mateus apresenta duas frases de Jesus sobre o remendo de vestido novo e sobre o vinho novo em odre novo. Estas palavras lançam luz sobre as discussões e os conflitos de Jesus com as autoridades da época. Não se coloca remendo de vestido novo em roupa velha. Porque ao lavá-la, o remendo puxa do vestido e se produz um pichando pior. Ninguém coloca vinho novo em odre velho. Porque o vinho novo pela fermentação faz estourar o odre velho. Vinho novo em odre novo! A religião defendida pelas autoridades religiosas era como roupa velha, como pele velha. Tanto os discípulos de João como os fariseus, tentavam renovar a religião. Na verdade, o que eles faziam era colocar remendos e por isso corriam o perigo de comprometer e perder a novidade e os costumes antigos. Não é possível combinar o novo que Jesus nos traz com os costumes antigos. Ou o um ou o outro! O vinho novo faz explodir a pele velha. É preciso saber separar as coisas. Muito provavelmente, Mateus repete estas palavras de Jesus para poder orientar as comunidades dos anos 80. Havia um grupo de judeus cristãos que queriam reduzir a novidade de Jesus ao judaísmo de antes da chegada de Jesus. Jesus não é contra o que é "velho". O que ele não quer é que o velho se imponha ao novo, e assim começa a manifestar-se. Não é possível reler o Concílio Vaticano II com mentalidade pré-Conciliar, como alguns tentam fazer hoje.

4) Para a reflexão pessoal
• Quais são os conflitos referentes às práticas religiosas que hoje trazem sofrimento para as pessoas e são causa de muita discussão e polêmica? Qual é a imagem de Deus que está por trás de todos esses preconceitos, regras e proibições?
• Como entender a frase de Jesus: " não colocar um remendo novo em um vestido velho?". Que mensagem tudo isso para trás para a minha comunidade, hoje?

5) Oração final

9Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque ele diz palavras de paz ao seu povo, para seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para ele. (Sal. 85,9)





Fonte: Carmelitas Bolívia





Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário