sábado, 27 de julho de 2019

Momento com Deus - Lectio Divina - 27/07/19


LECTIO DIVINA 
2019-07-27 T C - 16ª SEMANA 4ª DO SALTÉRIO
Sábado - Ano C
Liturgia Diária

ORAÇÃO DO DIA                                                                                                            Pai, enche de misericórdia o meu coração para que, como Jesus, eu me solidarize com os pecadores, e procure atraí-los para ti.
                                                                                                                 
TEXTO DO EVANGELHO: Mt 13,24-30 

Naquele tempo, 24 Jesus propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo. 25 Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu. 26 O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio. 27 Os servidores do pai de família vieram e disseram-lhe: – Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o joio? 28 Disse-lhes ele: – Foi um inimigo que fez isto! Replicaram-lhe: – Queres que vamos e o arranquemos? 29– Não, disse ele; arrancando o joio, arriscais a tirar também o trigo.30 Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro.
                                                                                       
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
O joio é muito parecido com o trigo. Sua farinha, misturada com a boa farinha de trigo, causa mal-estar estomacal e provoca enjoo. A parábola fala de uma terra boa, de boa semente, tudo bom para uma boa colheita, mas com um resultado surpreendente. Ao se formarem as espigas, o joio apareceu com o trigo. O que aconteceu? De onde vem o joio? Foi um inimigo, responde o proprietário. E o que fazer? Primeiro, rever o que fizemos e o que não fizemos. Peca-se por ação e por omissão. O inimigo semeou o joio enquanto todos dormiam. Dormimos e as coisas acontecem. Dormimos e o mal se espalha. Empenho e vigilância se fazem necessários, sobretudo quando a sementeira é recente. E agora, já que está, deixa ficar. Que cresçam juntos e na colheita se separem. Enquanto não chega a colheita, que é o fim dos tempos, temos que aprender a viver com o diferente, no amor, mas também na atenção redobrada. Alguém pode semear joio em nosso trigal (Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas).                                                                         
LEITURA ORANTE: Oração Inicial
No Evangelho de hoje, Jesus fala sobre o Reino dos Céus. Joio e trigo crescem juntos até a colheita, momento em que então serão identificados pelos frutos. Mantenhamo-nos vigilantes para que, no terreno de nossa vida, o inimigo nunca plante o joio, e o trigo possa crescer e produzir bons frutos.
“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
                                                                                                                                          1 – LEITURA (Verdade)
  • O que diz o texto?
  • Qual é o contexto da narrativa?
  • De que modo Jesus se comunica com o povo e com seus discípulos?
  • Quais são as imagens presentes no texto?
  • Qual é o ensinamento da parábola?
  • Quais palavras mais chamaram a sua atenção?                                                                                                                                             

“A parábola do joio e do trigo se presta a uma releitura de Gênesis 1–3. A pergunta à qual a parábola responde é pela origem do mal: ‘Donde veio então o joio?’. O campo é onde Deus semeia a ‘boa semente’. Podemos considerar que a ‘boa semente’ que cresce e dá frutos designa a existência humana, que é dom de Deus. O trigo que germina e cresce no meio do joio perece vulnerável como a nossa existência, mas, aos olhos de Deus, nossa existência, no campo contaminado pela erva má, é portadora do projeto de Deus; por isso, é necessário esperar o tempo oportuno para identificar e arrancar o joio. A parábola previne os servidores do Mestre contra uma atitude intempestiva que poderia arruinar toda a iniciativa de Deus. Na linguagem bíblica, o mal é inimigo, adversário. Este inimigo não é alguém que se pudesse nomear. Esse anonimato do inimigo é muito importante: nós não podemos, simplesmente, atribuir a outros, ou identificar, personalizar esse poder, isto é, imaginá-lo fora de nós. Mas o dono do campo não renuncia à colheita, ele espera. O que na parábola se chama joio nos remete, em nossos dias, a outras manifestações de uma hostilidade sem causa e sem medida contra a ação de Deus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
                                                                                                               
2MEDITAÇÃO (Caminho)

Retome a parábola do joio e do trigo e os comentários do texto bíblico.                          
  • Qual reflexão o texto o(a) leva a fazer?
  • Você cultiva boas sementes no terreno de sua vida?
  • Quais são os "inimigos" que semeiam o joio no coração e na vida das pessoas hoje?

“Na parábola de hoje, Jesus fala do trigo e do joio, que são tão parecidos quando estão pequenos e vão se diferenciando aos poucos, lentamente. Por isso, cortar o joio é correr o risco de arrancar o trigo. Então, deve-se deixar que eles cresçam e, na colheita, faz-se a separação. No Reino, há gente falsa e gente verdadeira. Mas será que conseguimos distingui-las com facilidade? Quem não vigia sua vida, abre espaço para o diabo se servir de sua fraqueza e espalhar o joio nos ambientes, na sociedade, na igreja, na família. O joio é coisa do diabo. O trigo é de Deus. Existem muitos falsos cristãos neste mundo, imitações baratas do verdadeiro discípulo missionário de Jesus” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

3 – ORAÇÃO (Vida)
Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde as luzes e os apelos que o Evangelho de hoje despertou em seu coração. Peça a graça de cultivar em sua vida a Palavra do Senhor e seus ensinamentos.                                                                               

4 – CONTEMPLAÇÃO (Vida e Missão)
  • Qual é a aplicação da palavra de Deus em sua vida?
  • O que você se propõe a viver hoje?
  • Como pretende atingir esse propósito?                                                                                                        
BÊNÇÃO       
Que Deus nos abençoe e nos guarde. 
- Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. 
Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. 
- Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo.                                - Amém.

Fonte: Paulinas



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário