terça-feira, 30 de julho de 2019

Momento com Deus - Lectio Divina - 30/07/19

2019-07-30 T C 17ª SEMANA 1ª DO SALTÉRIO -3ª feira – Ano C – A Liturgia


1ª LEITURA : EX (ÊXODO)  33, 7-11; 34, 5B-9.28
Naqueles dias, Moisés pegou na tenda e armou-a fora do acampamento, a certa distância. Chamava-lhe a ‘Tenda da Reunião’. Quem desejasse consultar o Senhor devia ir à Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento. Sempre que Moisés se dirigia para a Tenda, todo o povo se levantava; cada um ficava à entrada da sua própria tenda e seguia Moisés com o olhar até ele entrar na Tenda da Reunião. Quando Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada e o Senhor falava com Moisés. E quando o povo via a coluna de nuvem deter-se à entrada da Tenda, toda a gente se levantava e se prostrava à porta da sua tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo. Por fim, Moisés regressava ao acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, filho de Nun, não deixava o interior da Tenda. Moisés invocou o nome do Senhor. O Senhor passou diante dele e exclamou: «O Senhor, o Senhor é um Deus clemente e compassivo, lento para a ira e rico de misericórdia e fidelidade. Mantém a sua misericórdia até à milésima geração, perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, mas não deixa nada impune e castiga a iniquidade dos pais nos filhos e nos netos, até à terceira e quarta geração». Moisés caiu de joelhos e prostrou-se em adoração. Depois disse: «Se encontrei, Senhor, aceitação a vossos olhos, digne-Se o Senhor caminhar no meio de nós. É um povo de cerviz dura, mas Vós perdoareis os nossos pecados e iniquidades e fareis de nós a vossa herança». Moisés ficou ali com o Senhor durante quarenta dias e quarenta noites, sem comer nem beber. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os dez mandamentos.
                                                                                                
COMPREENDER A PALAVRA
Temos diante de nós um texto fortíssimo em expressões e mensagem. Moisés prepara uma tenda fora do acampamento conhecida por todos como “tenda da reunião”. Trata-se do lugar da presença de Deus. Todos podem dirigir-se àquele lugar para consultar o Senhor, um lugar onde Moisés fala com Deus faca a face como se fala com um amigo e um lugar de onde não sai o jovem Josué, Filho de Nun. O povo seguia Moisés com os olhos sempre que ele se dirigia àquele lugar e aguardava prostrado à porta da sua tenda. Numa dos encontros, Deus revela-se a Moisés como um Deus misericordioso e Moisés pede a Deus que caminhe no meio do seu povo.
                                                                                                   
MEDITAR A PALAVRA
São muito fortes as palavras deste texto. São um convite a perceber a presença de Deus no meio de nós e a ir ao seu encontro para pedir conselho, para falar face a face como se fala com um amigo. Deus continua hoje entre nós nas casas que construímos para as nossas celebrações, a que chamamos igrejas, mas sobretudo em Jesus. Ele acampou entre nós, ele é a tenda do encontro, o lugar da reunião dos homens com Deus. Em muitos lugares as pessoas ao passarem junto de uma igreja, mesmo que esteja fechada, param e rezam porque ali está o Senhor. Reconhecer a presença de Deus no meio do seu povo, ir ao seu encontro, estar na sua presença ouvindo a sua revelação, prostrar-se a seus pés em atitude de adoração, permanecer diante do Senhor, são atitudes interiores e exteriores que enriquecem o nosso coração. Moisés era o amigo de Deus, Josué permanecia na sua presença, o povo, mesmo de cabeça dura, prostrava-se diante de Deus. Eu posso ser como Moisés, como Josué e como o povo apesar da minha pobreza.                                       

REZAR A PALAVRA
Entro na tua tenda, Senhor, no santuário da tua presença, no lugar onde habitas no meio do teu povo. Entro e prostro-me a teus pés, inclino diante de ti a minha cabeça e, de coração humilhado e contrito, peço-te que caminhes comigo, no meio deste povo tantas vezes incapaz de te reconhecer como Deus e Senhor.
                                                                                                                     
COMPROMISSO
Hoje, mais uma vez, vou entrar na igreja e falar face a face com Deus.
_________________                                                                     

TEXTO DO EVANGELHO: MT (MATEUS) 13, 36-43
Naquele tempo, Jesus deixou a multidão e foi para casa. Os discípulos aproximaram-se d’Ele e disseram-Lhe: «Explica-nos a parábola do joio no campo». Jesus respondeu: «Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem e o campo é o mundo. A boa semente são os filhos do reino, o joio são os filhos do Maligno e o inimigo que o semeou é o Diabo. A ceifa é o fim do mundo e os ceifeiros são os Anjos. Como o joio é apanhado e queimado no fogo, assim será no fim do mundo: o Filho do homem enviará os seus Anjos, que tirarão do seu reino todos os escandalosos e todos os que praticam a iniquidade, e hão de lançá-los na fornalha ardente; aí haverá choro e ranger de dentes. Então, os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça».

COMPREENDER A PALAVRA
Jesus explica a parábola do trigo e do joio a pedido dos discípulos. É num contexto reservado que aparece a explicação. Por detrás está a parábola que fala de um senhor que semeou boa semente e um inimigo que semeou o joio. Uma mistura que deve ficar até ao fim e uma verdade que se revela definitiva no tempo da colheita. Jesus é o que semeia no campo imenso do mundo, os filhos do reino convivem com os filhos do maligno que semeia o joio. Por detrás está a exigência de dar fruto que é responsabilidade de cada um. Há trigo e há joio e o fruto é da responsabilidade individual. Ouvir ou não ouvir é o segredo para ser trigo ou ser joio. A sorte não pode ser igual para todos, uma vez que o Filho do homem semeou em todos a mesma semente. A iniquidade não é semente de Deus e por isso aqueles que a praticam não pertencem ao reino. Há um juízo e há um fim onde se revela a qualidade dos frutos.                                                                                                                   

MEDITAR A PALAVRA
A parábola dirige-se a cada um de nós e às nossas comunidades. Somos os filhos do reino e em nós foi semeada a boa semente. Chamados a crescer e a dar fruto, sentimos que em nós e à nossa volta alguém semeia o joio. Esta semente do mal, da inveja, da discórdia, da desunião… é obra do maligno. Os filhos do reino não estão isentos deste perigo. Chamados a ser trigo, podemos permitir, num momento de fragilidade que o joio cresça mais e tenha mais força que o trigo. Compete-nos lutar, mas não nos pertence a última decisão. O dono do campo, aquele que semeou a boa semente, Ele é o juiz.                                                                                                                                        
REZAR A PALAVRA
“Os que praticam a iniquidade”. Senhor, a decisão é desfavorável a estes que praticam a iniquidade. A semente do maligno está bem definida, é a iniquidade. Com esta palavra me alertas, porque sendo filho do reino pelo batismo, posso tornar-me filho do maligno pela iniquidade. Faz-me ouvir a tua voz, senhor, para que brilhe como o sol no reino de teu Pai.                                              

COMPROMISSO
Quero estar atento aos sinais do maligno na minha vida.

Fonte: Paulinas



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
Blogspot: Comunidade Santa Teresa de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário