sexta-feira, 26 de julho de 2019

Homilia Diária: Dia dos avós Joaquim e Ana

A SABEDORIA DOS AVÓS JOAQUIM E ANA

Por Frei Patricio Sciadini, OCD.
             (Abuna Batrik, OCD)


Não sei porque a liturgia da festa dos avós da Virgem Maria não é celebrada com mais solenidade, com leituras apropriadas que coloquem luz na missão educativa das pessoas mais velhas. Hoje os mais idosos, os mais velhos  são descartados. São vistos como um peso inútil, mas, nem sempre foi assim e não deve ser assim. As gerações não devem caminhar sozinhas mas juntas, dando-se as mãos, escutando-se, dialogando, comunicando a experiência e o entusiasmo da Vida. Joaquim e Ana educaram com o seu exemplo, as suas palavras a Virgem Maria e talvez o neto JESUS. A história não se escreve sem a memória de ontem que se faz hoje e se torna amanhã. Os avós não servem para ser guardiões de casas, para levar as crianças para a escola mas para educar, ensinar, formar a família... para ser parte viva na diversidade. Uma casa onde há só crianças é jardim da infância. Somente jovens é escola. Somente velhos é casa de repouso.  

Todos juntos é família, comunidade, Igreja.
Que os velhos deem bom exemplo
Os jovens entusiasmo
E juntos vivam a verdadeira vida. 

Oração: MARIA de todas as idades, deixe-nos escutar Joaquim e Ana, que sejam para nós avós bons que educam não com palavras mas com o silêncio e com a vida. Amém.

_____________________________

Frei Patricio Sciadini é "sacerdote Carmelita Descalço, italiano, feliz e apaixonado pelo Brasil. A simplicidade de um dos maiores especialistas em espiritualidade dos santos Carmelitas é apenas um meio de ele desaparecer para que o Céu apareça" (Shalom).




Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário