segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

21/01/20 - LECTIO DIVINA TERÇA-FEIRA DA SEMANA II DO TEMPO COMUM

Jan 21, 2020 | Anos Pares

LEITURA I 
1 SAM 16, 1-13 

Naqueles dias, O Senhor disse a Samuel: «Até quando chorarás por Saul, tendo-o Eu rejeitado, para que não reine mais sobre Israel? Enche a âmbula de óleo e parte. Vou enviar-te a Jessé de Belém, porque escolhi um rei entre os seus filhos». Samuel respondeu: «Como poderei ir? Se Saul o souber, mandará matar-me». O Senhor disse-lhe: «Levarás contigo uma novilha e dirás: ‘Vim oferecer um sacrifício ao Senhor’. Convidarás Jessé para o sacrifício e Eu te mostrarei o que hás de fazer: ungir-Me-ás aquele que Eu te indicar». Samuel fez o que o Senhor lhe tinha dito e tomou o caminho de Belém. Os anciãos da cidade saíram alvoroçados ao seu encontro e perguntaram-lhe: «Vidente, é por bem a tua vinda?». Ele respondeu: «Sim, é por bem. Vim oferecer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo ao sacrifício». Samuel purificou Jessé e os seus filhos e convidou-os para o sacrifício. Quando eles chegaram, Samuel viu Eliab e pensou consigo: «Certamente é este o ungido do Senhor». Mas o Senhor disse a Samuel: «Não te impressiones com o seu belo aspeto, nem com a sua elevada estatura, porque não foi esse que Eu escolhi. Deus não vê como o homem: o homem olha às aparências, o Senhor vê o coração». Jessé chamou Aminabad e conduziu-o à presença de Samuel. Mas Samuel disse: «Também não foi este que o Senhor escolheu». Jessé trouxe Samá; e Samuel disse: «Ainda não foi este que o Senhor escolheu». Jessé fez assim passar os sete filhos diante de Samuel, mas Samuel declarou-lhe: «O Senhor não escolheu nenhum destes». E perguntou a Jessé: «Estão aqui todos os teus filhos?». Jessé respondeu-lhe: «Falta ainda o mais novo, que anda a guardar o rebanho». Samuel ordenou: «Manda-o chamar, porque não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar». Então Jessé mandou-o chamar: era ruivo, de belos olhos e agradável presença. O Senhor disse a Samuel: «Levanta-te e unge-o, porque é ele mesmo». Samuel pegou na âmbula do óleo e ungiu-o na presença dos irmãos. Daquele dia em diante, o Espírito do Senhor apoderou-Se de David. Então Samuel pôs-se a caminho e regressou a Ramá. 

Compreender a palavra
Rejeitado Saul aos olhos do Senhor por não ter obedecido, Samuel é enviado a casa de Jessé para escolher um de entre os seus filhos. Samuel encheu a âmbula de óleo e partiu. Ao chegar convidou Jessé para o acompanhar no sacrifício e depois mandou vir à sua presença os seus filhos, mas, embora fossem de belo aspeto e de elevada estatura, o Senhor não escolhera nenhum dos sete que Jessé lhe apresentou, porque Deus não olha às aparências, Deus vê o coração. Jessé mandou, então chamar o mais novo, David, que andava nos campos a guardar o rebanho. Samuel ungiu David como rei de Israel, de cuja descendência surgirá o Messias.

Meditar a palavra
Saul e David frente a frente diante de nós para refletirmos sobre a nossa atitude diante de Deus. O Senhor não olha às aparências, mas ao coração e eu preciso avaliar o meu coração para me compreender no mistério do amor de Deus. Há homens que, embora tendo pecado, continuam no seguimento obediente do Senhor e há homens cujo pecado é a desobediência obstinada em relação à vontade de Deus. A fraqueza é compensada pelo amor de Deus, a obstinação não tem em conta o amor. Saúl desobedeceu obstinadamente a Deus e nem mesmo quando Samuel o chamou à razão quis reconhecer. David é escolhido por causa do seu coração e vai experimentar o pecado na sua vida, mas sempre de coração arrependido diante de Deus. Olhar para nós e para os outros com o coração de Deus exige o reconhecimento desta diferença. Muitos homens considerados por nós pecadores são obedientes a Deus no seu coração e muitos considerados justos são obstinados nos seus corações.

Rezar a palavra
Libertai, Senhor, o meu olhar da malícia para que veja com o teu coração os homens, meus irmãos, na verdade que experimentam dentro de si mesmos, na obediência à tua vontade. Ensina-me a olhar com misericórdia para comigo a fim de reconhecer que só tu me podes salvar da obstinação que impede a obediência. 

Compromisso
Vou olhar os corações com o coração de Deus que não faz distinção de pessoas. 

____________________________________

EVANGELHO 
MC 2, 23-28

Passava Jesus através das searas num dia de Sábado e os discípulos, enquanto caminhavam, começaram a apanhar espigas. Disseram-Lhe então os fariseus: «Vê como eles fazem ao Sábado o que não é permitido». Respondeu-lhes Jesus: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os seus companheiros? Entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu dos pães da proposição, que só os sacerdotes podiam comer, e também os deu aos companheiros». E acrescentou: «O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado. Por isso, o Filho do homem é também Senhor do Sábado».

Compreender a palavra
Os discípulos de Jesus são criticados pelos fariseus porque apanhava espigas em dia de Sábado. O Sábado é um tempo sagrado, consagrado ao Senhor, o que exigia abstenção de qualquer trabalho. Jesus com a sua resposta procura explicar que o Sábado não é apenas um dia de repouso, mas um dia de libertação. Aquele que instituiu o Sábado é o Deus que libertou Israel do Egito. É o mesmo que deu autoridade a David para comer dos pães que pertenciam aos sacerdotes. O mesmo Deus, revela-se, agora em Jesus que, por isso, é Senhor do Sábado e determina que o Sábado deve estar ao serviço do homem e da sua libertação. 

Meditar a palavra
Nesta resposta de Jesus aos fariseus posso entender que Jesus veio para me ensinar a ver mais claro o que se refere à relação do homem com Deus. Na minha perspetiva imagino que Deus pensa de um modo e interpreto assim a sua lei, a sua vontade. Muitas vezes esta minha maneira de pensar impede-me de viver e impede-me de estar com os outros. Tudo parece uma lei, uma obrigação, um impedimento, uma proibição. Jesus mostra-me que Deus, na sua palavra, não me quer oprimir nem limitar a minha relação com os outros. Deus quer a minha libertação e a sua lei, os seus mandamentos, são para me indicar o caminho da minha libertação.

Rezar a palavra
Sou mesquinho, Senhor, na minha maneira de pensar e de perceber o que tu esperas de mim. Liberta, Senhor, o meu coração desta mesquinha forma de pensar e mostra-me a tua verdadeira vontade. Mostra-me, Senhor, que tu queres a minha salvação e a salvação de todos os homens. Que eu não me sinta oprimido pela tua lei nem pela tua vontade, mas encontre na tua palavra a luz para os meus passos.

Compromisso
Hoje quero analisar a minha vida para perceber quantas vezes oprimo os outros em vez de os libertar.

PASTORAL LITÚRGICA




Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo
FaceBook: OCDS CURITIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário