quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

30/01/20 - LECTIO DIVINA - QUINTA-FEIRA DA SEMANA III DO TEMPO COMUM

Jan 30, 2020 | Anos Pares

LEITURA I 2SM 7, 18-19.24-29

Depois de o profeta Natã ter comunicado a David as palavras da revelação divina, o rei apresentou-se diante do Senhor e disse: «Quem sou eu, Senhor Deus, e quem é a minha casa, para me terdes feito chegar até aqui? E como se isso fosse ainda pouco a vossos olhos, Senhor Deus, estendestes as vossas promessas à casa do vosso servo para os tempos futuros. Estabelecestes solidamente Israel para ser o vosso povo para sempre e Vós, Senhor, Vos tornastes o seu Deus. Agora, Senhor Deus, confirmai para sempre a promessa que fizestes ao vosso servo e à sua casa e fazei segundo a vossa palavra. Seja sempre exaltado o vosso nome com estas palavras: ‘O Senhor do Universo é o Deus de Israel’; e a casa do vosso servo David permaneça firme diante de Vós. Fostes Vós, Senhor do Universo, Deus de Israel, que fizestes esta revelação ao vosso servo: ‘Eu te edificarei uma casa’. Por isso ousou o vosso servo dirigir-Vos esta oração. Senhor, Vós que sois Deus e dizeis palavras de verdade, fizestes esta admirável promessa ao vosso servo. Agora dignai-Vos abençoar a casa do vosso servo, para que ela permaneça sempre diante de Vós, porque Vós falastes, Senhor Deus, e é pela vossa bênção que a casa do vosso servo será abençoada para sempre». 

Compreender a palavra
A palavra de Deus dirigida a David pelo profeta Natã foi escutada por um coração agradecido. A prova é esta belíssima oração que o rei faz diante do Senhor, reconhecendo que não é digno de tanta atenção e agradecendo as mãos generosas do Senhor que o fez chegar até ali e o abençoa ainda mais, fazendo-lhe uma promessa para futuro. David pede ao Senhor que confirme a sua promessa para que o seu nome seja sempre exaltado e que Israel permaneça na presença do Senhor de modo a que a sua casa seja abençoada para sempre.

Meditar a palavra
Compreendemos a palavra de Deus dirigida a David na perspetiva de Jesus Cristo. Ele, o descendente de David pela paternidade de José, esposo de Maria a Mãe de Jesus, dará cumprimento às palavras da promessa. David não alcança tão longe como nós, mas, ainda assim, mostra-se agradecido pela bênção e condescendência do Senhor. A oração de David pode ser, hoje, a nossa oração. Também nós reconhecemos o bem que o Senhor nos fez até chegarmos aqui, a este momento da nossa vida. Também nós sentimos a sua bênção, mesmo no meio de grandes dificuldades, problemas e fracassos. Apesar de tudo, reconhecemos que fomos conduzidos pela mão do Senhor e o fracasso não impediu Deus de nos acompanhar, ele que é um Deus que peregrina connosco. Também a nós o Senhor oferece a oportunidade de permanecermos nele e de nele concretizarmos a sua promessa, sabendo ler nas entrelinhas da vida a sua permanente ação a nosso favor.

Rezar a palavra
Nas entrelinhas da minha vida perpassa uma vida que não é minha, que me é oferecida por ti, uma vida de bênçãos que confirmam a cada momento a tua promessa como uma realização do teu amor. A tua palavra de cada dia, que me ensina a reconhecer esta presença, me leve a permanecer sempre em ti e a agradecer todo o bem que me fazes.

Compromisso
Escutar a palavra de Deus é acolher a promessa e permanecer na presença do Senhor.

_________________________________________

EVANGELHO MC 4, 21-25

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Quem traz uma lâmpada para a pôr debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não se traz para ser posta no candelabro? Porque nada há escondido que não venha a descobrir-se, nem oculto que não apareça à luz do dia. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça». Disse-lhes também: «Prestai atenção ao que ouvis: Com a medida com que medirdes vos será medido e ainda vos será acrescentado. Pois àquele que tem dar-se-lhe-á, mas àquele que não tem até o que tem lhe será tirado».

Compreender a palavra
Jesus tece uma série de considerandos que têm a ver com a vida dos seus discípulos. Estes devem estar atentos para não incorrerem na sua própria desgraça. De facto, a Palavra de Deus é para ser proclamada e não escondida. O discípulo iluminado pela Palavra deve testemunhá-la na sua vida. Aquele que se esconde fica sempre mal porque a verdade será sempre descoberta. O discípulo de Jesus não usa outra medida que a do seu mestre. A medida do mestre é o amor. Quem usar outra medida sujeita-se a ser medido com essa mesma medida. 

Meditar a palavra
Vale a pena questionarmo-nos a nós mesmos sobre o que fazemos à Palavra de Deus que nos é dada em tanta abundância. Também podemos perguntar-nos se, em algumas circunstâncias, não preferimos ficar escondidos em vez de aparecer como discípulos de Jesus. Por outro lado, não estaremos a usar medidas demasiado pequenas para os outros e a querer que Jesus use a medida do amor sem restrições para connosco? Finalmente, não estaremos nós de mãos vazias (ou seja, sem obras a apresentar a Jesus como resposta à sua palavra) e convencidos que temos as mãos cheias?

Rezar a palavra 
Venho, Senhor, à tua presença de mãos vazias. Sei que por mim nada posso esperar, mas se a tua luz brilha em mim, então, todos serão iluminados. Ensina-me a medida do amor para que possa medir no mesmo amor os meus irmãos, sabendo que a mesma medida será usada para mim.

Compromisso
Questiono a minha maneira de medir os outros.

PASTORAL LITÚRGICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário