quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

FREI RAFAEL DE SANTA MARIA: SER PROTAGONISTA DA PRÓPRIA VIDA



Na homilia da Celebração Eucarística deste final de ano, Frei Rafael nos convida a sermos protagonistas da nossa própria vida, por meio do caminho da consciência de si. Sob esta perspectiva, elencou dois elementos essenciais que auxiliam neste caminho:









Primeiro é a construção da própria identidade que possibilita, não somente o reconhecimento sincero das próprias fraquezas, mas também dos dons e das graças que recebemos. Implica em ser e agir de maneira responsável, no mundo e na igreja, e não como juízes ou fiscais de si e dos outros. Nesse contexto, destacou o papel das instituições sociais que, além de determinar condutas, podem influenciar na maneira como a pessoa enfrenta a vida. A reconhecer nas experiências de tristezas e sofrimentos um caminho para amadurecimento, aprendizado, abertura para novas realidades, novos panoramas e crescimento pessoal e espiritual. 


No segundo elemento, destacou a importância da gratidão. Reconhecer que não vivemos sozinhos no mundo e que o evangelho nos ensina o amor por meio da abertura, da solidariedade, da convivência fraterna, do reconhecimento do que recebemos, da gratidão e da retribuição na mesma medida. O exercício da gratidão multiplica o bem entre as pessoas, na sociedade, e no mundo. Nesse sentido, direcionar a vida para o bem é também uma das principais formas de vivenciar o evangelho. Tudo de bom e ruim que nos acontece é nossa responsabilidade, e não dos outros. Por fim, nos convida a gratidão pelas experiências, mesmo as causaram dor, tristeza e sofrimento, porque “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”, ensinou São Paulo. 



Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Comunidade Santa Teresa de Jesus (Curitiba-PR)
Província Nossa Senhora do Carmo























































Nenhum comentário:

Postar um comentário