terça-feira, 21 de janeiro de 2020

22/01/20 - LECTIO DIVINA QUARTA-FEIRA DA SEMANA II DO TEMPO COMUM


Jan 22, 2020 | Anos Pares



LEITURA I 1 SAM 17, 32-33.37.40-51


Naqueles dias, David foi levado à presença do rei Saul e disse- -lhe: «Ninguém desanime por causa de Golias. O teu servo irá lutar contra esse filisteu». Mas Saul respondeu-lhe: «Não podes avançar contra esse filisteu para o combateres, porque não passas dum rapazinho, ao passo que ele é homem de guerra desde a sua juventude». David respondeu a Saul: «O Senhor, que me livrou das garras do leão e do urso, me livrará das mãos desse filisteu». Então Saul disse a David: «Vai, e que o Senhor esteja contigo». David tomou o seu cajado nas mãos, escolheu na torrente cinco pedras bem lisas e meteu-as no seu surrão de pastor. Depois, com a funda na mão, avançou contra o filisteu. O filisteu foi-se aproximando pouco a pouco de David, levando à frente o seu escudeiro. Quando olhou e viu David, desprezou-o, porque era um rapaz novo; era loiro e de bela aparência. Disse então a David: «Sou porventura algum cão, para vires contra mim de pau na mão?». E amaldiçoou David em nome dos seus deuses. E acrescentou: «Vem ao meu encontro e eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais do campo». Mas David respondeu ao filisteu: «Tu vens contra mim armado de espada, lança e azagaia, e eu vou contra ti em nome do Senhor do Universo, o Deus dos exércitos de Israel, que tu desafiaste. O Senhor vai entregar-te hoje mesmo nas minhas mãos. Eu te matarei e te cortarei a cabeça e darei hoje o teu cadáver e os cadáveres dos filisteus às aves do céu e aos animais selvagens. Então saberá toda a terra que há um Deus em Israel e toda a gente há de ver que não é pela espada ou pela lança que o Senhor concede a salvação. Porque esta guerra é do Senhor e Ele vos entregará em nossas mãos». Quando o filisteu avançou e veio ao encontro de David, também este correu velozmente contra o filisteu. Meteu a mão no surrão, tirou uma pedra, arremessou-a com a funda e atingiu o filisteu na fronte. A pedra cravou-se-lhe na testa e ele caiu de bruços no chão. Foi assim, com uma funda e uma pedra, que David triunfou do filisteu e o feriu mortalmente, sem ter uma espada na mão. David correu para o filisteu e parou junto dele, tirou-lhe a espada da bainha e acabou de o matar, cortando-lhe a cabeça. Ao verem morto o seu herói, os filisteus puseram-se em fuga. 

Compreender a palavra 

“Não passas de um rapazinho” são as palavras de Saul perante o poder dos filisteus e a fragilidade de David que se decide a enfrentar o gigante e o seu exército. A resposta de David conta uma história de libertação realizada pelo Senhor na sua vida e a confiança no poder de Deus no presente: “O Senhor, que me livrou das garras do leão e do urso, me livrará das mãos desse filisteu”. Desprezado pelo gigante filisteu, David responde “vou contra ti em nome do Senhor do Universo” e acrescenta, toda a gente há de ver que não é pela espada ou pela lança que o Senhor concede a salvação”. O poder de Deus manifestou-se e David venceu o Golias. 

Meditar a palavra 

Israel vivia no medo por causa dos filisteus que tinham no seu exército um gigante imbatível. Saul, o rei, fechado no seu palácio sofria a angustiosa incapacidade perante o inimigo. O povo sentia na pele as investidas dos filisteus que lhes tiravam tudo, até a paz. Um rapazinho, David, cheio da força de Deus, impreparado para a guerra, mas conhecedor, por experiência de outras batalhas, do poder de Deus, não teme o inimigo. Avança e vence, porque o Senhor está com ele. Na nossa vida levantam-se gigantes como Golias, que vão aumentando de tamanho e de poder à medida que o tempo passa. Chegamos a pensar que nunca nos vamos libertar deles. Não são filisteus nem estão fora de nós, pelo menos a maioria destes gigantes. Como David não passamos de uma fragilidade diante da vida, mas ao contrário de David, nem sempre confiamos que o Senhor tem poder sobre os nossos gigantes. Não vivemos em nome do Senhor e não é ele quem nos liberta? Podemos cantar “os poderosos são derrubados dos seus tronos e despedidos de mãos vazias”. 

Rezar a palavra 
Ensina-me, Senhor, a confiar em ti e a não temer a força dos meus inimigos, porque é na minha fragilidade que manifestas o teu poder e me salvas. 

Compromisso 
A confiança exercita-se nos acontecimentos de cada dia. 

_______________________________ 

EVANGELHO MC 3, 1-6




Jesus entrou de novo na sinagoga, onde estava um homem com uma das mãos atrofiada. Os fariseus observavam Jesus para verem se Ele ia curá-lo ao Sábado e poderem assim acusá-l’O. Jesus disse ao homem que tinha a mão atrofiada: «Levanta-te e vem aqui para o meio». Depois perguntou-lhes: «Será permitido ao Sábado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tirá-la?». Mas eles ficaram calados. Então, olhando-os com indignação e entristecido com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão». Ele estendeu-a e a mão ficou curada. Os fariseus, porém, logo que saíram dali, reuniram-se com os herodianos para deliberarem como haviam de acabar com Ele. 

Compreender a palavra 

O cenário situa-nos na sinagoga, lugar de culto em dia de Sábado. Os presentes são as pessoas da localidade (podemos imaginar) e alguns fariseus. Está ali um homem diferente, que não pode fazer o mesmo que os outros pois tem uma mão atrofiada. Os olhares são de intriga e suspeita, os corações retorcidos e duros. Jesus percebe o ambiente difícil e a necessidade que o homem tem de se libertar daquela atrofia. Está entre a espada e a parede. Argumenta, cala os adversários, mas não vence a dureza dos corações que ficam ainda mais retorcidos ao ponto de quererem acabar com ele. 

Meditar a palavra 

O homem de mão atrofiada dá uma boa meditação para hoje. A atitude de Jesus também pode ser para nós ocasião de reflexão. Mas gostava de centrar a nossa atenção sobre o coração endurecido dos fariseus. Muitas vezes nem vejo o bem que muitas pessoas fazem junto a mim, simplesmente porque tenho o coração duro. Mais do que duro, retorcido. Só porque o bem não é praticado por mim ou por aqueles de quem eu gosto e que fazem parte do meu grupo, já me parece mal e não lhe atribuo qualquer valor. Às vezes até interpreto o bem como mal e quero marcá-lo com segundas intenções. Porque serei eu assim, um homem de coração retorcido e lento para aceitar e acolher o bem que os outros fazem? 

Rezar a palavra 

Ai, Senhor, este meu coração doente. Olha-me bem no fundo de mim mesmo e atinge-me na raiz da medula. Faz-me compreender a grandeza do amor e limpa o meu olhar para ver como tu vês e não me deixar levar pela maldade do meu coração. 

Compromisso 

Vou purificar o meu coração junto ao sacrário, na Eucaristia ou, se não for possível tanta proximidade, num momento de recolhimento e oração. 

PASTORAL LITÚRGICA




Nenhum comentário:

Postar um comentário