domingo, 26 de janeiro de 2020

27/01/20 - LECTIO DIVINA - SEGUNDA-FEIRA DA SEMANA III DO TEMPO COMUM

Jan 27, 2020 | Anos Pares

LEITURA I 2 SAM 5, 1-7.10 

Naqueles dias, todas as tribos de Israel foram ter com David a Hebron e disseram-lhe: «Nós somos dos teus ossos e da tua carne. Já antes, quando Saul era o nosso rei, eras tu quem dirigia as entradas e saídas de Israel. E o Senhor disse-te: ‘Tu apascentarás o meu povo de Israel, tu serás o rei de Israel’». Todos os anciãos de Israel foram à presença do rei, em Hebron. O rei David concluiu uma aliança com eles, em Hebron, diante do Senhor, e eles ungiram David como rei de Israel. David tinha trinta anos quando começou a reinar e reinou durante quarenta anos. Em Hebron foi rei de Judá sete anos e seis meses e em Jerusalém foi rei de Israel e de Judá trinta e três anos. David marchou com os seus homens sobre Jerusalém, contra os jebuseus, que habitavam na região, e estes disseram-lhe: «Não entrarás aqui! Os coxos e os cegos te hão de repelir». Queriam dizer: «David não entrará aqui». Mas ele apoderou-se da fortaleza de Sião, que é a «Cidade de David». David tornava-se cada vez mais poderoso e o Senhor, Deus do Universo, estava com ele. 

Compreender a palavra
David sucede a Saul como rei de Judá e conquista Jerusalém passando a reinar sobre todas as tribos de Israel. Todos reconhecem que ele é o ungido, o pastor escolhido por Deus para apascentar o seu povo de Israel. Por isso as vitórias somam-se e o reino torna-se cada vez mais poderoso. De fato, nenhuma porta lhe estava fechada porque o Deus do Universo estava com ele.

Meditar a palavra
David desperta nas tribos de Israel a esperança de uma paz duradoira e de uma prosperidade que não tinha ainda experimentado após o cativeiro do Egito, apesar da promessa feita a Abraão. David torna-se no sinal de Deus reconhecido por todos, para a esperança do seu povo. No entanto, em David, surge uma nova promessa, que contém uma nova esperança. Da sua descendência virá o Messias, o Salvador. Hoje, quando olhamos para David, reconhecemos nele a promessa daquele que nos foi dado, Jesus, o verdadeiro ungido do Senhor, o Emanuel Salvador.

Rezar a palavra
Senhor, vieste ao nosso encontro como pastor que apascenta o seu rebanho. Como David derrubas as muralhas da nossa indiferença para chegarmos ao conhecimento da esperança que se manifesta no mistério da tua Páscoa. O nosso coração prostra-se diante de ti para te reconhecer como Senhor e Deus. 

Compromisso
Hoje entrego a minha vida nas mãos de Jesus meu redentor.

___________________________________

EVANGELHO MC 3, 22-30

Naquele tempo, os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: «Está possesso de Belzebu», e ainda: «É pelo chefe dos demônios que Ele expulsa os demônios». Mas Jesus chamou-os e começou a falar-lhes em parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode aguentar-se. E se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa não pode aguentar-se. Portanto, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não pode subsistir: está perdido. Ninguém pode entrar em casa de um homem forte e roubar-lhe os bens, sem primeiro o amarrar: só então poderá saquear a casa. Em verdade vos digo: Tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e blasfêmias que tiverem proferido; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: será réu de pecado eterno». Referia-Se aos que diziam: «Está possesso dum espírito impuro».

Compreender a palavra
Neste episódio enfrentam-se duas forças, Jesus e os seus adversários, a fé e a incredulidade, a verdade e a mentira, a humildade e o orgulho. A luz e as trevas. Jesus vê-se confrontado com o mundo das trevas, com a noite dos corações, com o orgulho do homem que se opõe a Deus, com a mentira que avança contra a verdade querendo ganhar-lhe terreno. O pecado do mundo da mentira é tão grande que atinge o Espírito Santo e não tem perdão.

Meditar a palavra
É neste mundo que nós vivemos e é neste mundo que nos confrontamos com os mesmos desafios de Jesus. Se é verdade que algumas vezes nos damos conta das forças que se opõem a nós, muitas outras, essas forças estão tão bem camufladas que nos atraem e seduzem fazendo-nos crer que não tem mal, que está bem, que temos que viver neste mundo e não podemos fugir do mundo, etc. etc. Muitas palavras bonitas que simplesmente significam que já vendemos a alma. Quer dizer, já nos deixamos enganar. A verdade é que, muitas vezes, até cheios de boas intenções acabamos do lado do inimigo por não vigiarmos o suficiente.

Rezar a palavra
Senhor, é difícil ver e distinguir o bem do mal, a verdade da mentira, o caminho da felicidade do caminho da desgraça. É por isso que caio tantas vezes em desgraça. Tantas vezes me desgraço e perco a tua graça. Queria viver sempre em ti, fazer sempre a tua vontade, escutar sempre a tua voz, seguir sempre pelo teu caminho, mas engano-me na voz. Nem sempre a voz que fala mais alto em mim é a tua voz. Cala, Senhor, as vozes que me seduzem, para que escute primeiro a tua voz. 

Compromisso
É urgente meditar para saber, em que aspetos da minha vida já me passei para o campo do inimigo sem dar conta. Vai doer.

PASTORAL LITÚRGICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário